1 - PROGP e DEPEL abrem inscrições para palestra sobre metodologias ativas em Engenharia

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP) e o Departamento de Engenharia Elétrica(DEPEL) por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (SESED), abrem inscrições para a palestra Implementação de metodologias ativas em Engenharia, que acontece pelo Google Meet, dia 29 de julho, de 17h às 19h.
 
A palestra visa tratar de metodologias ativas de ensino no contexto de currículos por competência.
 
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH – na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível neste endereço.
 
*Com informações de Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas
 

2 - 32º Inverno Cultural UFSJ: Hotxuá, o riso, a sabedoria, a cura

 
Xamã do riso na tribo Krahô, ele semeia equilíbrio e leveza, a fim de colher força e disposição para o enfrentamento das adversidades. O povo se une ao seu redor, no ritual sagrado do brincar, em busca de harmonia, aquela mesma percebida na sacra convivência com a Natureza.
 
Confira a matéria completa.
 

3 - UFSJ abre 890 vagas para segunda entrada via SiSU

 
A Comissão Permanente do Vestibular da UFSJ (Copeve) informa que estão abertas as inscrições para a segunda entrada pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
 
Confira a matéria completa.
 

4 - Departamento de Saúde da Família divulga edital

 
A Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de Saúde da Família, torna público o Edital n. 1/2021, para seleção de estudos, pesquisa e capacitações sobre “Saúde de populações específicas e em situação de vulnerabilidade social nos territórios e cursos de capacitação e aperfeiçoamento voltados aos profissionais de saúde e gestores acerca dos serviços e atributos da Atenção Primária”.
 
Confira a matéria completa.
 

5 -  Chamada de Seleção para Exame Nacional de acesso PROFNIT 2022

 
Estão abertas, a partir do dia 25/08, as inscrições para os Exames Nacionais de Acesso do PROFNIT. Os candidatos interessados devem preencher o Formulário de Inscrição até às 18h (horário de Brasília) do dia 31 de agosto.
 
Para mais informações, acesse o site.
 

6 - [Oportunidade] Chamadas em aberto para pesquisadores

 
Estão abertas chamadas externas relacionadas à Pesquisa e organização de Eventos científicos, do CNPq e Fapemig, tais como:
 
1) Chamada CNPq/Decit/SCTIE/MS para estudos de Revisões Sistemáticas, Revisões de Escopo e Sínteses de evidências para políticas com foco nas áreas de atenção domiciliar, saúde do adolescente e inquéritos de saúde. Nº 16/2021;
 
2) Chamada CNPq/MCTI/SEMPI Nº 14/2021-  Oferecer bolsas de estudos para alunos que estejam cursando a graduação em Ciência da Computação ou áreas correlatas no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação (Matemática ou Engenharias), que estejam matriculados na turma do 7º, 8º ou 9º semestre, e cuja pesquisa tenha como foco o tema Inteligência artificial;
 
3) CHAMADA FAPEMIG N°04/2021 - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS - CHAMADA FAPEMIG N° 04/2021 - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS;
 
4) CNPq: Chamada CNPq/MCTIC Nº 12/2021 Auxílio à Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e/ou de Inovação – ARC.
 
Para visualizar informações detalhadas e as demais chamadas, acesse os sites do CNPq e da Fapemig.
 

7 - Acontece nesta quarta, 28, a live Ciência Cidadã na Escola

 
Nesta quarta, 28, às 16h, os pesquisadores Sarita Albagli, Luana Rocha, Rachel Trajber e Rodrigo Arantes Reis discutirão o tema “Ciência Cidadã na Escola”. Esta live é promovida semanalmente pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Será emitido certificado para aqueles que acompanharem a live ao vivo, às 16h.
 
A proposta da live é apresentar e debater experiências de Ciência Cidadã em instituições escolares, no Brasil e no exterior, destacando os diferentes objetivos, metodologias e tipos de usos dessa abordagem, seus requisitos, dificuldades e potencialidades. O movimento da Ciência Cidadã é pautado pelo acesso democratizado às produções científicas, bem como a participação dos cidadãos nos processos de pesquisa.
 
A mediação será realizada pela pesquisadora Sarita Albagli, do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ibict. Participarão da live Luana Rocha, assistente de pesquisa no Ibict; Rachel Trajber, coordenadora do programa Cemaden Educação: Rede de Escolas e Comunidades na Prevenção de Desastres, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais; e Rodrigo Arantes Reis, pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
 
A transmissão será no canal do Ibict no Youtube.
 
*Com informações de Ibict
 

8 - Inscrições abertas para ESUD e CIESUD 2021

 
Estão abertas as inscrições para o XVIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o VII Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), eventos promovidos pela Associação Universidade em Rede (UniRede) em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 
 
Os eventos simultâneos serão realizados no período de 19 a 22 de outubro de 2021 e sediados pela UFRN, por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), em Natal, capital do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do Brasil.
 
Considerando a pandemia da covid-19 e das incertezas quanto ao progresso da imunização em todo o país, até a data de início do ESUD 2021/CIESUD 2021, os eventos deverão ser realizados on-line, com a presença de um número restrito de convidados e adotando todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde nacionais e internacionais. Para o público de inscritos, a programação poderá ser acompanhada por transmissões pela internet. A propósito, o enfrentamento à pandemia nas áreas da Educação a Distância, do Ensino Remoto e da Aprendizagem em Saúde nortearam a escolha do tema do ESUD 2021. 
 
“Educação, Tecnologia e Resiliência Social: o que aprendemos com a pandemia” é uma temática que esteve presente nas rotinas da UFRN, do LAIS/UFRN e da SEDIS/UFRN desde a confirmação dos primeiros casos do novo coronavírus no estado do Rio Grande do Norte. Toda a equipe da SEDIS e os pesquisadores do LAIS não mediram esforços para apresentar à sociedade alternativas ao enfrentamento dessa grave doença, dentro de um contexto que exigiu rapidez na tomada de decisões e empenho de todos os envolvidos diante dos novos desafios.  
 
O LAIS/UFRN protagonizou várias parcerias com órgãos públicos do Rio Grande do Norte, como a Secretaria de Estado de Saúde Pública, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN, os Ministérios Públicos Estadual e Federal no desenvolvimento de um ecossistema tecnológico com soluções digitais para dar mais transparência ao registro de casos da doença, à regulação de leitos clínicos e de UTI, ao monitoramento da aplicação das vacinas e à fiscalização dos recursos públicos.
 
A SEDIS/UFRN colaborou com as universidades locais e de todo o Brasil com a elaboração de cadernos em formato digital que orientaram os educadores sobre a adoção de estratégias para o emprego do Ensino Remoto Emergencial nas rotinas acadêmicas. Juntos, LAIS e SEDIS atuaram, também, na produção de uma série de cursos on-line e gratuitos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) para a qualificação de profissionais de saúde e a orientação dos cidadãos quanto aos cuidados preventivos em relação à covid-19. 
 
E é com o espírito de compartilhar as boas práticas registradas em todo o Brasil e em outros países do mundo que o ESUD 2021 reunirá palestrantes nacionais e internacionais, pesquisadores, professores, alunos, coordenadores de polos de apoio presencial, tutores, profissionais da área da saúde e demais interessados no tema central, constituindo-se em um espaço privilegiado para as discussões, as reflexões, o compartilhamento de saberes, na busca de valorizar expertises adquiridas desde março de 2020 (quando a Organização Mundial de Saúde decretou a pandemia) até os dias atuais.
 
*Com informações de Assessoria de Comunicação - SEDIS/UFRN

Última atualização: 27/07/2021