1 - Termina neste sábado, 31, o prazo para prova de vida

 
Servidores aposentados da UFSJ têm até sábado, 31, para realizarem prova de vida anual, conforme informado pela Divisão de Administração de Pessoal.
 
A prova de vida é o recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis, de que trata a Portaria ME nº 244, de 15 de junho de 2020, e a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 45, de 15 de junho de 2020.
 
Confira o cronograma para a realização dos procedimentos:
 
1) Os aniversariantes de janeiro de 2020 a junho de 2021 que não realizaram a comprovação de vida durante o período de suspensão deverão realizá-la até o dia 31 de julho de 2021. Esta comprovação regularizará os anos de 2020 e 2021.
 
2) Os aniversariantes de agosto e setembro de 2021 que não realizaram a comprovação de vida durante o período de suspensão deverão realizá-la no mês de aniversário. Esta comprovação regularizará os anos de 2020 e 2021. Caso esses aniversariantes façam a prova de vida até 31/07/2021, este procedimento regularizará apenas a situação de 2020, devendo o aposentado/pensionista refazê-lo no mês de aniversário ainda em 2021.
 
3) Os aniversariantes de outubro a dezembro de 2021 que não realizaram a comprovação de vida durante o período de suspensão deverão realizá-la até 31/07/2021, para regularização do ano de 2020, e novamente a partir do primeiro dia do mês de aniversário para regularização do ano de 2021.
 
Além do habitual recadastramento nas agências bancárias, os aposentados e pensionistas poderão consultar no aplicativo SouGov.br a situação da comprovação de vida, o prazo para a sua realização e obter as orientações para realizá-la por meio de aplicativo móvel, caso tenha biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).
 
Mais informações sobre os procedimentos necessários poderão ser solicitadas no Setor de Aposentadorias e Pensões, pelo email seape@ufsj.edu.br.
 

2 - CONDI aprova Resoluções de conteúdo normativo relacionado à PROAD.

 
A Pró-Reitoria de Administração informa que, no dia 07 de julho de 2021, foram aprovadas pelo Conselho Diretor da UFSJ duas propostas de Resoluções cujo conteúdo normativo se relaciona com esta Pró-Reitoria:
 
⇒ RESOLUÇÃO Nº 015, de 05 de julho de 2021, CONDI:
 
→ Ementa: Disciplina os procedimentos de recebimento, registro, guarda, controle, devolução e desfazimento de objetos achados e perdidos nas dependências da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ.
 
→ Texto normativo elaborado pelo SALOG/DIPRE a partir da necessidade de estabelecimento dos prazos de guarda e de critérios para o desfazimento de objetos achados e perdidos.
 
→ Vigência a partir de 1º/08/2021.
 
→ Aplica-se aos usuários das dependências da UFSJ.
 
→ Esta Resolução foi divulgada pelo SALOG no Boletim Interno UFSJ nº 601, de 23 de julho de 2021. 
 
 
⇒ RESOLUÇÃO Nº 017, de 07 de julho de 2021, CONDI:
 
→ Ementa: Dispõe sobre as providências e os procedimentos administrativos necessários, bem como fixa normas para a manutenção de equipamento (exceto equipamento de informática), no âmbito da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ.
 
→ Texto normativo revisado e atualizado a partir da Ordem de Serviço nº 015/2010/Reitoria (revogada).
 
→ A abrangência é em relação aos equipamentos dentro do período de garantia ou com o prazo de garantia expirado, com a exceção dos equipamentos de informática que seguem procedimento específico.
 
→ Vigência imediata na data da publicação (em 09/05/2021).
 
→ A revisão deste texto normativo é fruto do trabalho em prol da atualização e da otimização das normas da UFSJ que está sendo desenvolvido conforme metodologia e diretrizes estabelecidas pela Portaria da Reitoria UFSJ nº 448, de 28 de setembro de 2020, para atendimento ao Decreto Presidencial nº 10.139, de 28 de novembro de 2019, que trata sobre a revisão e a consolidação dos atos normativos inferiores a decreto.
 
As Resoluções em referência podem ser consultadas na íntegra no site da UFSJ, página da PROAD, na aba NORMATIVOS.
 
*Com informações de Pró-Reitoria de Administração
 

3 - Filme de São João del-Rei será exibido em Portugal

 
O curta-metragem documental Voz dos Sinos, que retrata um pouco do cotidiano do ofício de sineiro e da linguagem dos sinos de São João del-Rei, será exibido em Portugal nesta quarta (28), durante o 7º Congresso Internacional de Antropologia da Asociación de Antropólogos Iberoamericanos en Red – AIBR, que acontece de forma híbrida (presencial e virtual) em Vila Real, Portugal.
 
Voz dos Sinos é dirigido por Thiago Morandi, jornalista, videomaker e pesquisador de São João del-Rei. O filme foi exibido pela primeira vez em 2018 durante uma bienal de arte em Havana (Cuba), em seguida foi exibido em São João del-Rei (2018 e 2019), em Manizales (Colômbia) durante o 18º Festival de la Imagen (2019), em Caxambu no 43º encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais- ANPOCS (2019) e outros diversos festivais de cinema e encontros acadêmicos.
 
O curta tem 9 min. e apresenta o ofício dos sineiros, a linguagem dos sinos, seu papel enquanto instrumento de comunicação, enquanto instrumento musical e sobretudo, sua função religiosa na história de São João del-Rei.  O filme fez parte de um dos processos de criação desenvolvidos durante o mestrado Interdisciplinar em Artes, Urbanidade e Sustentabilidade (PIPAUS) da UFSJ. Atualmente Thiago Morandi é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na PUC Minas, investigando o papel do registro imagético nos processos criativos de artes urbanas.
 
Além das exibições nos festivais e congressos, o filme pode ser visto no Youtube gratuitamente.
 
Para mais detalhes do evento, acesse o site.
 

4 - Seminários do FQMat debate materiais híbridos nesta sexta (30/7)

 
A disciplina Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) debate, nesta sexta-feira (30/7), a partir das 10h, Materiais híbridos baseados em nanoargilas e sílica como catalisadores verdes para reações de oxidação. A convidada é a professora Katia Jorge Ciuffi, da Universidade de Franca.
 
A transmissão será realizada no canal do FQMat no Youtube.
 
Resumo
 
Os recentes avanços tecnológicos e a necessidade de novas funções geraram uma grande demanda por novos materiais. A maioria dos novos produtos são projetados para terem múltiplas funções e atuar de forma inteligente. Nesse sentido, os materiais híbridos orgânico-inorgânicos têm se tornado uma das principais tendências da pesquisa científica em diversas áreas. Esses compostos representam uma abordagem criativa para a preparação de novos materiais para interesse acadêmico ou uso industrial. Além disso, eles exibem propriedades aprimoradas para aplicações que exigem materiais funcionais avançados. As propriedades físicas, mecânicas e químicas de um composto híbrido podem ser adaptadas alterando sua composição ou gerenciando a interface gerada. Isso leva a um controle tecnológico, atendendo aos requisitos de máxima usabilidade e compatibilidade ambiental. As aplicações versáteis de materiais híbridos orgânico-inorgânicos decorrem da combinação das características do componente orgânico (plasticidade, flexibilidade, condutividade, absortividade e reatividade) com a funcionalidade dos constituintes inorgânicos (inércia, resistência térmica, química e mecânica; e estrutura morfológica). Na verdade, a interface desenvolvida entre os componentes orgânicos e inorgânicos gera propriedades multifuncionais distintas. Os híbridos podem ser preparados por diferentes metodologias e podem ser aplicados em setores como catalisadores automotivos, cosméticos, tinturas, fibras, produtos anticorrosivos, materiais para imagens médicas e medicamentos anticâncer. Nesta apresentação será feita uma abordagem sobre os materiais híbridos orgânico-inorgânicos e seu uso pelo grupo de pesquisa Sol-gel da Universidade de Franca, especialmente frente ao seu emprego como catalisadores biomiméticos de enzimas como o Citocromo P450.
 
Lattes Pesquisador.
 
*Com informações do FQMat
 

5 - PPGBiotec  convida para defesa 

 
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia/CCO convida toda a comunidade acadêmica para a defesa de tese de doutorado, intitulada Avaliação dos níveis de toxicidade de moléculas de Chalcona Híbrida Sintética e Nitro-olefina para a melhoria do tratamento das Leishmanioses, do discente Gilberto de Souza.
 
Quando: 29 de julho, às 9h, pelo link
Banca examinadora: professores doutores Eduardo Sérgio da Silva - orientador - UFSJ (Presidente), Alexsandro Sobreira Galdino - UFSJ (Titular), José Augusto Ferreira Perez Villar - UFSJ (Titular), Miguel Ángel Chávez Fumagalli - UCSM-Peru (Titular), Patrícia Flávia Quaresma - UFSC (Titular).

Última atualização: 28/07/2021