1 - EM DEFESA DA DEMOCRACIA

 
Uma universidade pública livre, plural, acessível à sociedade, competente e voltada para a resolução dos grandes e graves problemas nacionais só pode existir em um regime plenamente democrático. Do mesmo modo, um Brasil livre e independente, justo, dinâmico e solidário só pode se realizar na e pela democracia, pelo estado de direito e pelo respeito à Constituição. O destino do Brasil e de suas universidades públicas está entrelaçado pelo mesmo desafio: o de preservar e aprofundar a democracia como nossa forma de vida definitiva.
 
Esse compromisso radical das universidades públicas com a democracia e com o país impõe à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) o dever de condenar e repudiar toda e qualquer tentativa de destruir – por palavras e ações – o que a sociedade brasileira conquistou a duras penas: uma Constituição baseada nos direitos fundamentais e um regime político democrático. Também responsáveis pela compreensão do nosso passado e de nosso futuro como nação, as universidades públicas não podem se render à transformação da data da independência em cemitério das esperanças das gerações que nos precederam, das expectativas da geração presente e daquelas que estão por vir.
 
Todos sabemos que estamos vivendo uma crise política, econômica, social, sanitária, ambiental e cultural, o que não justifica, porém, a criação de fantasmas de golpes e retrocessos que só nos tornam impotentes e atordoados se os aceitarmos como fatalidades. O enorme conjunto de problemas que nos aflige como nação só pode ser enfrentado por uma reflexão realista e pela ação concertada, racional e generosa de todos os setores da sociedade e de suas lideranças. É desse esforço, comandado por um inarredável compromisso com a democracia, que as universidades federais querem participar, mobilizando toda a sua força reflexiva, para renovar as esperanças de um país em meio a um mundo cada vez mais complexo e exigente. Não temos um destino – o Brasil e suas universidades – fora da democracia.
 
 
Brasília, 9 de setembro de 2021
 

2 - Programa oferece cursos de inglês on-line para a UFSJ

 
A UFSJ é uma das 12 universidades brasileiras habilitadas a participar do Virtual English Language Fellow (VELF), programa do Escritório Regional de Língua Inglesa da Embaixada norte-americana, em parceria com os consulados dos Estados Unidos no Brasil. Serão oferecidos, pelo VELF, neste ano, quatro cursos em língua inglesa, gratuitos e on-line, via Google Meet, para diferentes públicos da comunidade da UFSJ. 
 
O objetivo do Programa é disponibilizar um especialista com formação em ensino-aprendizagem de idiomas para contribuir com ensino de língua inglesa nas universidades participantes e com os processos de internacionalização destas instituições.
 
O preenchimento das vagas se dará por ordem de inscrição. Os prazos estão abertos até dia 19 de setembro no site da Assessoria para Assuntos Internacionais.
 
Confira a matéria completa.
 

3 - Mestrado em História recebe inscrições até 27 de outubro

 
Professores atuantes na disciplina de História na educação básica têm até 27 de outubro para se inscrever no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHist). Aberta nesta sexta-feira, 10 de setembro, a oferta engloba 640 vagas em 39 instituições, distribuídas por 22 estados. Interessados devem acessar este link.
 
Até 30% dos participantes receberão bolsas da CAPES. O exame de acesso será em 7 de novembro de 2021 e as aulas, presenciais, começam em 2022. A rede de instituições onde o curso é ministrado é coordenada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O edital com todas as informações foi lançado em agosto.
 
O ProfHistória é um dos Programas de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB), da CAPES. A iniciativa oferece a oportunidade de uma formação continuada, contribuindo para a qualidade do ensino de História na educação básica.
 
O ProEB segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para a formação continuada stricto sensu de professores ativos, além de apoiar instituições de ensino superior e a rede de associadas. Atualmente são oferecidos 12 programas de pós-graduação de mestrado profissional com mais de 15 mil alunos matriculados em 317 unidades de ensino em todo o País.
 
*Com informações de Redação CCS/CAPES
 

4 - Participe do Prêmio Andifes de Jornalismo 2021

 
A Andifes anuncia a abertura das inscrições para a edição 2021 do tradicional Prêmio Andifes de Jornalismo. Podem ser inscritas matérias ou reportagens veiculadas por TVs e publicadas em jornais, revistas e sites jornalísticos de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020.
 
Novidades
 
Esse ano, as inscrições, que vão até o dia 15 de outubro, serão efetuadas exclusivamente por e-mail. Portanto, os concorrentes deverão enviar seus trabalhos, com suas respectivas fichas de inscrição, para o endereço eletrônico premioandifes@andifes.org.br.
 
Além disso, o prêmio para os vencedores em cada uma das categorias, Educação Básica e Ensino Superior, será em dinheiro, no valor de R$ 2 mil reais.
 
Sobre o Prêmio
 
Criado em 1999, o Prêmio Andifes de Jornalismo tem abrangência nacional e, em 20 anos de existência, já premiou diversos jornalistas, autores de matérias sobre as mais variadas pautas, regionalizadas ou de caráter universal, envolvendo a educação em vários níveis, apontando avanços e desafios.
 
Acesse o regulamento do Prêmio Andifes de Jornalismo 2021 e a ficha de inscrição.
 
*Com informações de Andifes

Última atualização: 10/09/2021