1 - Abertas as inscrições para propostas de Criação e Circulação Artística da UFSJ

 
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ (Proex) e o Comitê de Criação e Circulação Artística (CCCA) lançam, nesta segunda-feira, dia 13 de setembro, edital para os interessados em se inscrever no processo seletivo de projetos de Criação e Circulação Artística a serem desenvolvidos no ano de 2022.
 
Serão concedidos auxílio financeiro e bolsas de Artes a discentes de graduação e pós-graduação da UFSJ em projetos artísticos apresentados e desenvolvidos pela comunidade universitária. O edital prevê até R$ 15 mil para o desenvolvimento das ações artísticas, de acordo com a modalidade de inscrição.
 
As propostas devem ser enviadas para o e-mail: editalcriacaoecirculacaoartistica@ufsj.edu.br até o dia 8 de outubro. O resultado final está previsto para 26 de novembro.
 
O edital completo está no site da Proex.
 
Confira aqui a apresentação de algumas das ações de Criação e Circulação Artística aprovadas em editais anteriores na Semana de Produção Artística da UFSJ.
 

2 - Abertura do Exame Nacional de Acesso PROFMAT 2022

 
Estão abertas, até 25 de outubro, as inscrições para os Exames Nacionais de Acesso do PROFMAT. No ato do preenchimento do formulário eletrônico o candidato deverá: 
a) Informar os dados pessoais de identificação e de contato;
b) Informar os dados da sua formação acadêmica (graduação);
c) Informar os dados da sua atuação profissional;
d) Selecionar a Instituição Associada e o campus desta Instituição onde pretende realizar o Exame Nacional de Acesso.
 
Para mais informações, acesse o site.
 

3 - Café com Matemática discute Lacunas de Weierstrass

 
Acontece nesta quarta-feira, 15, a partir das 18h, a 6ª palestra dos Seminários Café com Matemática. Intitulada Lacunas de Weierstrass em Curvas Algébricas, a palestra será ministrada pelo professor Gregory Duran (IME/UFG).
 
Perfil: o professor Gregory possui graduação (2012) e mestrado (2014) em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia, e possui doutorado (2018) em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor na Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Álgebra, com ênfase em Curvas Algébricas sobre Corpos Finitos.
 
Não é necessário se inscrever. Basta acessar o link disponível no site do evento.
 
Os participantes deverão preencher o formulário, que vai ser disponibilizado durante a palestra, para emissão dos certificados.
 
Mais informações no Facebook e Instagram.
 

4 - PPGEQ convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSJ, Campus Alto Paraopeba, convida para a defesa de dissertação de mestrado, intitulada REMOÇÃO DE BIOFILMES BACTERIANOS ADERIDOS EM SUPERFÍCIES DE AÇO INOXIDÁVEL POR NOVOS PROCESSOS DE SANITIZAÇÃO, do aluno Saymon Menezes de Souza.
 
Quando: 14 de setembro, às 13h15, via Google Meet.
Banca: Ígor José Boggione Santos (UFSJ/DQBIO - PPGEQ)
Boutros Sarrouh (UFSJ/DQBIO - PPGEQ)
Hilário Cuquetto Mantovani (UFV/DMB - PPGMBA)
Dalila Moreira da Silveira - Suplente (UFSJ/DEQUI)
 

5 - PROFNIT convida para banca

 
O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) convida para a banca de qualificação de mestrado, intitulada MAPEAMENTO DA INOVAÇÃO DESENVOLVIDA NOS INSTITUTOS FEDERAIS, UNIVERSIDADES PÚBLICAS E UNIVERSIDADES PRIVADAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS, da discente Michelly Morato Damasceno Gonçalves.
 
Quando: 17 de setembro, às 9h. Os interessados devem enviar um e-mail (profnit@ufsj.edu.br) solicitando o link de acesso.
Banca: Paulo Afonso Granjeiro (Orientador - UFSJ)
João Inácio Soletti (membro externo - UFAL)
Edilson Hélio Santana (Membro externo – CEFET MG)
Adriano Guimarães Parreira (Membro interno – UFSJ)
 

6 - PMBqBM convida para defesa

 
O Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) convida para a defesa de tese de doutorado, intitulada Otimização da produção de biomassa por isolados de bactérias do ácido láctico em soro de leite e aplicação industrial, da discente Heloísa Carneiro Colares.
 
Quando: 17 de setembro, às 14h, via Google Meet.
Banca: Paulo Afonso Granjeiro  – Presidente (UFSJ/CCO)
Ana Paula do Carmo - Titular (IFES)
Uelinton Manoel Pinto - Titular (USP)
Telma Porcina Vilas Boas Dias - Titular (UFSJ/CCO)
Whocely Victor de Castro  - Titular (UFSJ/CCO)
Cláudia Souza Macêdo - Suplente (UFRN)
Marina Quádrio Raposo Branco Rodrigues - Suplente (UNIFAL)
Letícia Fernandes de Oliveira - Suplente (UFSJ/CCO)
 

7 - [Colaboração em pesquisa] Discente da UFSJ solicita colaboração em pesquisa

 
O discente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede (Profiap), Matheus Gomes de Almeida, solicita colaboração em sua pesquisa intitulada Lei de Acesso à Informação: uma análise a partir do cumprimento da transparência ativa e passiva e da percepção dos servidores da Universidade Federal de São João del-Rei/MG, que busca coletar informações sobre a percepção dos técnicos-administrativos, docentes e empregados terceirizados da UFSJ sobre esta lei.
 
O tempo médio de resposta do questionário é de 6 minutos e pode ser acessado aqui.
 

8 - UFSJ assume representação em entidade nacional da Zootecnia

 
Realizado nos dias 2 e 3 de setembro, em Brasília, o 54º Fórum de Entidades de Zootecnistas aprovou a nomeação da professora Janaina Azevedo Martuscello, coordenadora do curso de Zootecnia da UFSJ, e da estudante Isadora Meneses Taroco, para os cargos de diretora estadual da Associação Brasileira de Zootecnia em Minas Gerais e secretária de Marketing, respectivamente, para o período 2021-2025.
 
O evento ocorreu em formato híbrido e, além da posse da nova gestão da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), apresentou discussões de ações jurídicas em curso pela Zootecnia, estratégias de aproximação com agentes empregadores, entre outros.
 
A ABZ é a entidade nacional de maior representatividade na Zootecnia brasileira, e atua na defesa dos interesses do exercício profissional. Minas Gerais é, como informa o vice-coordenador do curso, professor Rafael Leite, o estado com maior número de escolas de Zootecnia e de zootecnistas formados e também em formação, o que evidencia a força do Estado para a profissão.

Última atualização: 13/09/2021