1 - Nova pós em Engenharia de Processos abre inscrições

 
Até dia 1º de outubro estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da UFSJ. Destinada a profissionais de Engenharia Química, Ciências Exatas e áreas afins, a nova pós busca criar ações transformadoras e complementares para graduados em Engenharia, com cunho prático de projetos reais, alicerçados no conhecimento prévio obtido nos cursos de graduação.
 
Confira a matéria completa.
 

2 - Empresas juniores da UFSJ promovem curso de Libras

 
A Beta Tech Júnior junto a Singular, empresas juniores da UFSJ, estão promovendo o curso de Libras: Diversidade e Inclusão. Este projeto é uma iniciativa das EJs para incentivar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, possibilitando uma comunicação precisa entre ouvintes e surdos. Além disso, parte do dinheiro arrecadado com as inscrições será destinado à construção da sede da Associação de Surdos de Divinópolis.
 
As inscrições vão até dia 24 de setembro e serão disponibilizadas 50 vagas. Todo o curso será dado de forma remota, dividindo a carga horária de 45h entre aulas síncronas e assíncronas. As atividades serão ministradas pela professora Graciele Kerlen Pereira Maia, haverá a emissão de certificados e o investimento é de apenas R$50.
 
A data programada para a realização do curso é de 27 de setembro a 29 de novembro, todas as segundas e quartas, das 17h às 18h30.
 

3 - Última semana para se inscrever no X COEN

 
O Congresso de Engenharias da UFSJ começa nesta segunda, 20, e contará com mais de 30 eventos, entre palestras, minicursos e workshop. A programação já está confirmada e pode ser conferida no site.
 
As inscrições são gratuitas e vão até este domingo, 19 de setembro. Para se inscrever, clique aqui.
 

4 - [Oportunidade] MAPA convoca pesquisadores

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) comunica que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Secretaria de Política Agrícola, está buscando pesquisadores com potencial de atuação em projetos com as seguintes temáticas:
 
1. Cruzamento Socioambientais: que possui como objetivos fiscalizar e monitorar apólices contempladas pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, e garantir cumprimento das obrigações socioambientais por parte dos beneficiários do Programa.
 
2. Monitoramento de Áreas:  que possui como objetivos verificar aspecto dos contratos de PROAGRO e apólices do PSR, a fim de certificar as informações prestadas pelos beneficiários e pelos peritos/encarregados.
 
Aos que se interessarem em atuar ou já estiverem atuando em uma dessas áreas, o questionário encontra-se disponível aqui e pode ser acessado até esta quinta, 16. 
 

5 - Parceria para exame de proficiência em língua inglesa

 
Por meio de parceria entre a UFSJ e o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), a Assessoria para Assuntos Internacionais (Assin) informa a possibilidade de descontos para a realização de prova de proficiência de língua inglesa do TOEFL iBT. 
 
É necessário fazer um levantamento do número de estudantes, professores e técnicos das universidades associadas com o interesse em realizar o exame. Por essa razão, a Assin está disponibilizando formulário, que deve ser preenchido até as 17h do dia 17 de setembro, próxima quinta.
 
Mais informações na página da Assessoria Internacional.

Última atualização: 14/09/2021