1 - Atualização sobre situação vacinal

 
Considerando o Plano Nacional de Vacinação e a disponibilização de 1ª e 2ª doses da vacina contra a covid-19 para os trabalhadores da educação, a Progp solicita que os servidores e colaboradores informem a situação vacinal.
 
O formulário encontra-se disponível na página da Progp ou neste link
 
Aos que não se vacinaram ou tomaram apenas uma dose, a Pró-Reitoria solicita que, assim que alterada a situação, o formulário seja atualizado.
 

2 - UFSJ recebe mais R$ 6,6 milhões do governo de Minas

 
A Universidade Federal de São João del-Rei vai receber mais R$6,6 milhões em investimentos do governo estadual. O anúncio foi feito depois de uma visita do deputado estadual Douglas Melo (MDB) ao Campus Sete Lagoas da UFSJ, na cidade que fica na região metropolitana de Belo Horizonte. O deputado esteve no Campus juntamente com o reitor Marcelo Andrade, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Renato Vieira, a chefe de Gabinete, professora Cristiane Finzi, e a administradora do campus, Vanessa Fonseca.
 
Confira a matéria completa.
 

3 - Seminário de Jornalismo discute comunicação política na atualidade

 
O Centro Acadêmico do Curso de Comunicação Social (CaCoS) da UFSJ promove, entre os dias 13 e 15 de outubro, evento que irá debater assuntos relacionados à comunicação política na atualidade. O 2º Seminário Jornalismo, Comunicação e Cultura Contemporânea no tempo de múltiplas telas – Política em Foco será realizado inteiramente em formato virtual.
 
Confira a matéria completa.
 

4 - Ciência sem Censura promove live sobre nova fase da pandemia

 
O Ciência sem Censura promove nesta segunda, 11, uma mesa redonda com profissionais da saúde para conversar sobre a nova fase da pandemia e esclarecer dúvidas, visto que ainda acompanhamos a circulação de muitas informações falsas. O evento, que faz parte do projeto Meta Um Por Mês, será transmitido pelo canal da TV UFSJ no YouTube, às 19h30. 
 
Intitulada Covid-19: Novas Perspectivas, a conversa será ministrada por Letícia Sarturi, mestre em Imunologia pela USP; Frank Pereira de Andrade, membro da União Pró-Vacina; e Adriano Vendimiatti, do canal Dr. Derrame no YouTube.
 
O grupo de divulgação científica Ciência sem Censura é uma associação de alunos filiada ao Diretório Acadêmico do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, cujo objetivo é disseminar o conhecimento acadêmico-científico dentro e fora do ambiente universitário. O Meta Um Por Mês tem como objetivo trazer mensalmente um pesquisador que irá apresentar um trabalho de sua autoria para a comunidade acadêmica e a população geral.
 
As inscrições poderão ser feitas neste link. É válido lembrar que o evento contará com a emissão de certificados.
 

5 - Professor do CSL fala sobre cerveja para canal de inovação

 
O professor de Tecnologia de Bebidas do curso de Engenharia de Alimentos, Mateus Junqueira, foi o entrevistado do canal on-line Inovação em pauta, de Belo Horizonte (MG). Pesquisador apaixonado pela bebida preferida do povo brasileiro, ele falou da história do produto e das tendências do mercado cervejeiro.
 
A apresentação do docente da UFSJ faz parte da temporada Negócios do futuro: a partir de entrevistas com pesquisadores de diversas áreas, as pautas dessa série buscam desmistificar e difundir o conceito de inovação.
 
Confira a matéria completa.
 

6 - Nova indústria será instalada em área de abrangência do Campus Dona Lindu

 
Em reunião realizada no final de setembro, na Cidade Administrativa, sede do governo mineiro, foi celebrada a instalação de unidade biotecnológica da empresa MJR Farma em Carmo do Cajuru, um investimento da ordem de 70 milhões, e potencial geração de empregos diretos para até 90 colaboradores.
 
Confira a matéria completa.
 

7 - Docentes e técnicos: prazo para Criação e Circulação Artística termina hoje (08)

 
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ (Proex) e o Comitê de Criação e Circulação Artística (CCCA) comunicam que se encerra hoje, 8 de outubro, o prazo de inscrições ao processo seletivo de projetos de Criação e Circulação Artística, a serem desenvolvidos no ano de 2022.
 
Confira a matéria completa.
 

8 - Prazo para indicações de bolsistas de iniciação científica termina neste domingo, 10

 
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Prope) alerta que o prazo de indicação de bolsistas para projetos de iniciação científica contemplados nos Editais 006/2021/PROPE e 008/2021/PROPE vai até dia 10 de outubro. Solicita-se aos professores que ainda não fizeram a indicação que a realizem  o mais breve possível.
 
É de extrema importância o cumprimento do prazo para indicação, pois ainda será necessário implementar as bolsas no sistema da Fapemig. Outro lembrete é que professores e alunos deverão estar com o cadastro atualizado na plataforma EVEREST, da Fapemig. 
 
As instruções para indicação dos bolsistas do Edital 006/2021/PROPE estão disponíveis neste endereço. Já para o Edital 008/2021/PROPE, o endereço com as instruções encontra-se aqui.
 
*Com informações de Setor de Pesquisa
 

9 - Inscrições para o curso Prevenção de Incêndios se encerram nesta terça, 12

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (SESED), informa que as inscrições para o curso  Prevenção de Incêndios, que acontece entre 13 a 20 de outubro, de 14h às 16h, se encerram nesta terça, 12.
 
O curso visa capacitar servidores quanto às noções básicas sobre prevenção e extinção de princípio de incêndio, bem como sobre procedimentos adequados em situações de emergência.
 
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH – na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível neste endereço.
 
*Com informações de Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas
 

10 - PMBqBM divulga editais para processos seletivos

 
O Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular comunica a publicação dos Editais para seleção de candidatos com ingresso no ano de 2022, aos cursos de Mestrado e Doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu. 
 
Os Editais e outras informações estão disponíveis na página do Programa.
 

11 - PPMEC convida para defesa

 
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica convida para a defesa de dissertação de mestrado, intitulada Otimização da estampagem com lubrificação mista através do método de superfície de resposta, da discente Isabela Ferreira Neves.
 
Quando: 11 de outubro, às 10h, via Google Meet.
Banca: Frederico Ozanan Neves - UFSJ (presidente)
Cláudio Parreira Lopes – CEFET/MG - Divinópolis (membro externo)
Alex Sander Chaves da Silva - UFSJ (membro interno)
Eduardo Miguel da Silva - UFSJ (suplente)
 

12 - Para depois de setembro: "o suicídio é também uma questão ético-política"

 
Ao compreendermos o suicídio também como um fênomeno social, verificamos duas situações frequentes, que acontecem subsequentes ao fato: a curto prazo temos a imitação, a identificação; e, a médio prazo, o contágio. Por isso, precisamos cautela ao abordarmos esse tema.
 
Quem nos trouxe esse olhar cuidadoso sobre o assunto foi a professora do curso de Enfermagem da UFSJ e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Valorização da Vida, Nadja Botti, com quem conversamos longamente na busca de um entendimento mais amplo sobre algo tão delicado e ao mesmo tempo tão duro.
 
Confira a entrevista completa.

Última atualização: 08/10/2021