1 - Procedimentos acadêmicos são alterados por nova resolução do Conep

 
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep) aprovou a revisão da Resolução número 012, de 4 de abril de 2018, que regulamentava os procedimentos relativos às turmas virtuais, índices de mensuração de rendimento acadêmico e documentos e registros oficiais no âmbito dos cursos de graduação da UFSJ. O debate sobre o documento foi finalizado em reunião no dia 6 de outubro, na qual os conselheiros sugeriram alterações. 
 
Confira a matéria completa.
 

2 - Agendamento de férias 2022: prazo se encerra no próximo domingo, 31

 
A Divisão de Administração de Pessoal reitera que o prazo de agendamento das férias do exercício 2022 será até 31/10/2021.
 
Com a Resolução/Consu nº 13/2021, que entrou em vigor no dia 02 de agosto de 2021, as férias de cada exercício passam a ter agendamento entre os meses de janeiro a outubro de cada ano, e continuam sendo processadas através do sistema interno SIGRH.
 
Os Manuais de Férias estão disponíveis neste endereço.  
 
Em caso de dúvidas, gentileza entrar em contato por e-mail: sereg@ufsj.edu.br e dipes@ufsj.edu.br.
 

3 - Declaração de acúmulo de cargos anual: preenchimento até o dia 31 de outubro

 
Informativo Dipes/Progp - nº 35/2021
Declaração de acúmulo de cargos anual - exercício 2021
 
Prezadas servidoras e prezados servidores,
 
Em atendimento à Resolução/UFSJ/CONSU/008/2021, que dispõe sobre os procedimentos para atualização contínua das informações de acumulação de cargos/participação de sócio-gerência dos servidores efetivos da UFSJ, todos nós, servidores ativos, devemos entregar a Declaração  de acúmulo de cargos, empregos, funções, proventos e outros vínculos no ato de admissão/início de exercício na UFSJ, quando houver alteração nas informações declaradas e anualmente.
 
Neste ano, no período de 01 a 31/10/2021, todos os servidores ativos deverão atualizar a declaração de acumulação de cargos, empregos, funções, proventos e outros vínculos, por meio do SIGRH, no caminho: SIGRH > Menu Servidor > Serviços > Declaração de Acúmulo de Cargos.
 
Ressaltamos que, caso o (a) servidor(a) informe algum tipo de acumulação de cargos, empregos, funções, proventos e outros vínculos, será necessário anexar os documentos comprobatórios referentes aos vínculos informados e, também, anexar o Quadro de Horário Semanal de Atividades que exerce na UFSJ e fora da UFSJ, conforme o modelo disponível na página da Comissão para Análise das Declarações de Acumulação de Cargos – CPAAC.
 
Em caso de manutenção da condição do ano anterior, a documentação deverá ser apresentada novamente e documentos como declarações e contracheques deverão ser atualizados.
 
Sendo assim, orientamos que acessem antecipadamente a página da CPAAC e verifiquem quais informações e/ou documentos serão necessários para realizar a atualização da declaração.
 
Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail: nopes@ufsj.edu.br
 
*Com informações de Nopes/Dipes/Progp
 

4 - Prévia do contracheque de outubro já está disponível

 
Informativo Dipes/Progp nº 40/2021
 
A Divisão de Administração de Pessoal informa que a prévia do contracheque do mês de OUTUBRO 2021 está disponível nesta segunda, 18.
 
Solicita-se a todos para que consultem suas prévias e, em caso de dúvidas ou identificação de divergências no pagamento, entrem em contato ainda nesta segunda com o Setor de Folha de Pagamento da Dipes, pelo email sepag@ufsj.edu.br.
 
Para acesso à prévia do seu contracheque clique neste endereço.
 

5 - DPLAG divulga Portaria que fixa as datas para encerramento do exercício

 
A Divisão de Planejamento e Gestão divulgou, no dia 13 de outubro, a Portaria nº 015, que fixa datas para encerramento da execução das despesas do exercício de 2021 da Universidade Federal de São João del-Rei.
 
O prazo para solicitação de remanejamento entre naturezas de despesas vai até o dia 29 de outubro. Já requisições de materiais no almoxarifado podem ser feitas até o dia 05 de novembro.
 
A Portaria n°15 pode ser conferida na íntegra.
 

6 - Campus Dona Lindu tem nova Diretoria

 
A Portaria nº 393, de 7 de outubro deste ano, emitida pela Reitoria da UFSJ, nomeia as professoras Hérica de Lima Santos e Cristina Sanches para os cargos respectivos de diretora e vice-diretora do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis (MG), onde são oferecidos cursos de graduação e pós na área da Saúde.
 
O mandato da nova Diretoria eleita é de quatro anos, contados a partir da última segunda, 11.
 

7 - Série discute pesquisas de técnicos da UFSJ

 
No último episódio da série Empreendedorismo e Inovação nas Fronteiras: Transformação Digital, três alunos do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Profnit), ponto focal da UFSJ, e que também são servidores da Universidade, são convidados a apresentar e discutir o impacto regional de suas pesquisas.
 
Confira a matéria completa.
 

8 - Inscrições abertas para equipe da UFSJ no Projeto Rondon

 
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) informa que as inscrições para participar da equipe da UFSJ na Operação Amapá mais Forte, do Projeto Rondon, ligado ao Ministério da Defesa, serão realizadas até as 23h59 do dia 19 de outubro.
 
Confira a matéria completa.
 

9 - IV Encontro com Paulo Freire: para se pensar a educação brasileira

 
A Cátedra da UFSJ vem, desde maio de 2021, promovendo debates virtuais que procuram discutir aspectos e impactos da teoria freireana. O quarto encontro está marcado para esta segunda, 18, às 17h, com o professor Orlando José de Almeida Filho, do Departamento de Ciências Sociais (Decis), que vai falar sobre a trajetória de Freire no século XX e sua contribuição para se pensar a Educação brasileira. Assim como nos encontros anteriores, o IV Encontro com Paulo Freire será transmitido pelo canal da TV UFSJ no YouTube. 
 
Confira a matéria completa.
 

10 - Divulgado edital de seleção para Mestrado em Ciências Agrárias

 
Está no ar o Edital para seleção de novos alunos do Mestrado em Ciências Agrárias. As inscrições estarão abertas até 20 de novembro, e os interessados podem escolher, dentro da área de concentração em Produção Vegetal, as linhas de pesquisa: Sistemas de Produção Agrícola e Sistema Solo-Planta-Ambiente.
 
Mais informações podem ser obtidas no site do Programa.
 

11 - PPMEC abre inscrições para processo seletivo

 
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica comunica a abertura de inscrições para a seleção de alunos para Mestrado, com o preenchimento de 16 vagas para ingresso no primeiro quadrimestre letivo de 2022.
 
O Edital e outras informações estão disponíveis na página do Programa.
 

12 - Novos horários de funcionamento dos Serviços de Protocolo dos Campi Sede

 
O Setor de Apoio Logístico informa que, a partir desta segunda, 18, o Serviço de Protocolo dos Campi Santo Antônio (CSA), Dom Bosco (CDB) e Tancredo de Almeida Neves (Ctan) funcionará:
 
- Às segundas, quartas e sextas-feiras, de 08:00 às 12:00, com saída do malote do CSA para o CDB e Ctan às 09:30;
 
- Às terças e quintas-feiras, de 13:00 às 17:00, com saída do malote do CSA para o CDB e Ctan às 14:30.
 
Os serviços serão prestados aos interessados apenas nestes dias e horários, estando os porteiros e vigilantes proibidos de receber ou retirar correspondências, bem como de permitir o acesso de terceiros para que eles mesmos os façam.
 
Na oportunidade, ratifica que: 
 
1. Todos os documentos entregues devem estar acompanhados do livro de protocolo da unidade remetente ou da guia de movimentação do Sipac impressa, inclusive quando enviados pelos Campi Centro-Oeste Dona LIndu (CCO), Sete Lagoas (CSL) e Alto Paraopeba (CAP). Assim, caso tal exigência não seja observada, a documentação não será recebida pelo Serviço de Protocolo;
 
2.  O Serviço de Protocolo tem permissão de receber somente correspondências institucionais. Neste sentido, correspondências particulares não devem ser encaminhadas à Universidade.
 
O Salog solicita a compreensão e colaboração da Comunidade Universitária, uma vez que tais medidas objetivam evitar o extravio de documentos e prejuízos subsequentes. Em caso de dúvidas, gentileza entrar em contato pelos e-mails protocolocsa@ufsj.edu.br, protcolocdb@ufsj.edu.br ou protocoloctan@ufsj.edu.br.
 
*Com informações de Setor de Apoio Logístico

Última atualização: 18/10/2021