1 - APG convida para assembleia

 
Devido à pane das redes sociais no dia 04 de outubro, o quórum para a Assembleia Geral da Associação de Pós-graduandos da UFSJ não foi obtido, resultando em seu cancelamento. 
 
Assim, a reunião será realizada nesta segunda-feira, 25 de outubro, das 19h às 20h30. Com transmissão feita pela plataforma Google Meet, o encontro irá discutir:
 
  • Repasses e debates sobre as atuações da APG;
  • Mapeamento Pós-Graduação;
  • Palavra da ANPG - presença da Stella, vice-presidenta da ANPG;
  • Encaminhamentos - quem ocupará as vagas vazias?
 
A APG lembra aos pós-graduandos da Universidade que a gestão 2021 está chegando ao fim, tornando essencial o debate sobre as pautas apresentadas e, sobretudo, dialogar sobre as cadeiras vazias dos discentes em importantes Conselhos.
 
Para mais informações, acesse o site da Associação.
 
 

2 - Sedip informa: atenção aos prazos de solicitação de diárias e passagens

 
O Sedip informa que, após a publicação do Decreto nº 10.193/2019, todas as viagens solicitadas com prazo inferior a quinze dias da data da partida, deverão ser autorizadas pelo perfil Autoridade Superior, e expressamente justificadas, conforme campo 3 (Condições Extraordinárias) do formulário de requisição.
 
A Portaria/MEC nº 204/2020, em seu artigo 22, determina:
 
§2º A autorização para deslocamentos em caráter de urgência será discricionária e analisará a imprevisibilidade, a inviabilidade de agendamento posterior e o risco institucional do não afastamento bem como dependerá de justificativa expressamente apresentada pelo Proponente, contendo obrigatoriamente:
 
I - o motivo que impossibilitou a apresentação das informações dentro do prazo;
 
II - a imprescindibilidade para a ocorrência da atividade fora do prazo; e
 
III - a impossibilidade de remarcação.
 
§3º A recorrência dos encaminhamentos, em caráter de urgência, poderá gerar consideração de ato antieconômico e, por decorrência, a responsabilização do proponente.
 
Comunica-se também que, devido à capacitação e às licenças regulamentares, o setor está funcionando com o número mínimo de servidores (um). Dessa forma, o Sedip reforça a necessidade de antecipação e de planejamento dos deslocamentos a serviço, sob pena de não atendimento adequado das demandas.
 
O atendimento continua exclusivamente pelo e-mail: sedip@ufsj.edu.br.
 
*Com informações de Setor de Concessão de Diárias e Passagens
 

3 - Informações sobre os pedidos de desbloqueio do SIGAC/SIGEPE

 
A Divisão de Administração de Pessoal informa que os pedidos de desbloqueio do SIGAC/SIGEPE deverão ser solicitados exclusivamente  pelo SIGRH.
 
Os requerentes devem seguir as seguintes etapas descritas no manual: Módulos - Portal do servidor – Solicitações – Solicitações eletrônicas – Realizar Solicitação – Serviço – Desbloqueio SIGAC. 
 
É válido lembrar que o link enviado pelo sistema ao seu e-mail cadastrado no SIGAC expira, por isso, após a solicitação, fique atento ao seu e-mail.
 

4 - Promel promove Aula Magna

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras promove nesta quinta, 21, a Aula Magna do Promel. Com o tema Sobrevivências da Imagem na Escrita, o evento será ministrado pela professora Márcia Arbex-Enrico, da Universidade Federal de Minas Gerais.
 
Márcia é doutora em Literatura Francesa pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e pesquisadora pelo CNPq. Atualmente, exerce o cargo de professora titular da Faculdade de Letras da UFMG, desenvolvendo pesquisas na linha Literatura, Artes e Mídias pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. 
 
Publicou diversos artigos nessa linha e coorganizou coletâneas, dentre as quais Escrita, som, imagem: perspectivas contemporâneas (2019); Escrita, som, imagem: Leituras ampliadas (2020); Espaços de criação: do ateliê do pintor à mesa do escritor (2015); Interartes (2010); e Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem (2006).
 
Aos interessados em participar, basta acessar este link.
 
Os ouvintes receberão certificado de participação.
 

5 - Profnit convida para banca

 
O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação convida para a banca de qualificação, intitulada REFLEXOS DO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DE MINAS, TENDO COMO FOCO A ECONOMIA SOLIDÁRIA, da mestranda Tania Marilia Resende Meireles. 
 
Quando: 22 de outubro, às 10h. Os interessados em participar devem enviar e-mail (profnit@ufsj.edu.br) para o programa solicitando o link. 
Banca: Bezamat de Souza Neto - UFSJ (presidente/orientador)
Fabricio Molica de Mendonça - UFSJ (coorientador/examinador Interno)
Daniela Martins Diniz - UFSJ (examinadora Interna)
Jean Carlos Machado Alves (examinador externo à Instituição)  
 

6 - [Convite] UFC realiza Workshop de BIM

 
O Escritório de Projetos Integrados de Engenharia (EPE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), promove, entre os dias 15 a 20 de novembro, a 5° edição do Workshop de BIM (Building Information Modeling). Com o tema BIM & Sustentabilidade, a programação deste ano conta também com a realização do II Simpósio Nacional de BIM (SINABIM).
 
Informações completas sobre inscrições e instruções sobre como participar podem ser acessadas no site do EPE.

Última atualização: 19/10/2021