1 - Outubro Rosa: diagnóstico precoce tem maior potencial curativo

 
Outubro Rosa é o movimento internacional de conscientização para a prevenção e o controle do câncer de mama. Criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, a data tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.
 
Confira a matéria completa.
 

2 - UFSJ lança chamada para desenvolvimento de ações de combate à covid-19 em 2022

 
Foi lançada, nesta sexta-feira, 29, a chamada do Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia covid-19, Seus Impactos e Efeitos (Pie-covid-19) – Etapa III. O projeto é realizado pela Reitoria da UFSJ, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope).
 
Desde o início da crise sanitária, o Pie covid-19 tem contribuído para o desenvolvimento de ações transversais e interdisciplinares no enfrentamento à pandemia da coronavírus, realizadas por servidores e discentes junto às comunidades em que a UFSJ está inserida.
 
Nesta nova chamada de demanda estimulada, são 18 frentes de ação: nove novas que se somam às outras nove de chamadas anteriores. Entre as inéditas, estão:
 
a) Ações de conscientização da importância da vacinação e das medidas de proteção no combate à doença covid-19;
 
b) Desenvolvimento de atividades/ações para  mitigar os impactos do isolamento social e  da ausência de aulas presenciais na aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos que não se adaptaram ao ensino remoto;
 
c) Formulação de estratégias e desenvolvimento de ações que contribuam para facilitar a formação de redes que atuem no combate à fome e à miséria;
 
d) Assessoramento a produtores(as) rurais na formação de coletivos de agricultura  familiar que contribuam na divulgação dos  produtos, realização de feiras orgânicas e na distribuição de alimentos;
 
e) Construção de ações que capacitem pessoas  em relação às orientações e técnicas básicas relativas ao processo de cuidado e assistência em Enfermagem, Fisioterapia,  Farmácia, Medicina, Educação Física entre  outras áreas de Saúde para cuidados com
pacientes debilitados por sequelas da chamada ''covid prolongada'';
 
f) Desenvolvimento de circuitos de  atividades e exercícios físicos para recuperação e reabilitação de pessoas que sofreram os impactos da doença e do isolamento social;
 
g) Ações de apoio psicológico e saúde mental às pessoas vítimas da covid-19 e dos efeitos do isolamento social, aos enlutados e recuperados da doença;
 
h) Formação de grupos de assessoramento a redes de apoio familiar e psicológico aos jovens, órfãos da covid-19;
 
i) Projetos de combate às falsas informações relacionadas aos tratamentos, terapias e medidas de enfrentamento à covid-19.
 
Podem participar os servidores do quadro permanente da UFSJ em efetivo serviço, que devem ficar atentos às regras da Chamada, pois houve mudanças com relação às anteriores e que implicam em desclassificação da proposta. O período de realização é de até seis meses, com início a partir de 03 de janeiro e término em 30 de junho de 2022.
 
As propostas devem ser submetidas em arquivo eletrônico, formato PDF, no sistema até o dia 22 de novembro, às 23h59. Para consultar a Chamada completa é só acessar este endereço.
 
Mais informações pelo e-mail setex@ufsj.edu.br.
 

3 - Inscrições para o curso sobre Lei de Acesso à Informação terminam nesta quarta, 03

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (SESED), informa que as inscrições para o curso Compreendendo a Lei de Acesso à Informação em Detalhes terminam nesta quarta, 03 de novembro.
 
O curso, que acontece nos dias 04 e 05 de novembro, das 13h30 às 17h30, visa compreender o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, apresentando uma visão geral sobre Lei de Acesso à Informação, bem como acerca dos prazos, deveres e responsabilidades estabelecidos pela LAI aos agentes públicos.
 
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH – na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível aqui.
 
*Com informações de Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas
 

4 - PGDPLAT convida para seminário

 
O Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território convida para o seminário de dissertação, intitulado Urbanização Regional no Alto Paraopeba, da discente Bathyelly Juncal Alves Batista.
 
Quando: 04 de novembro, às 13h. Os interessados em participar devem enviar um e-mail (pgdplat@ufsj.edu.br) solicitando o link de acesso.
Banca: Renan P. Almeida - PGDPLAT/DCECO/UFSJ (orientador)
João Tonucci - Cedeplar/FACE/UFMG (co-orientador)
Igor Tupy - DEE/UFV (debatedor)
 

5 - [Colaboração em pesquisa] Discente da Fumec solicita colaboração em pesquisa

 
A aluna do último período do curso de Administração da Fumec, Isabela Lovatto Serpa, está realizando uma pesquisa para seu trabalho de conclusão de curso. Com o tema Maternidade: os obstáculos enfrentados pelas mulheres nas organizações, o estudo tem como foco mulheres-mães no ambiente de trabalho.
 
O formulário está disponível aqui.
 

6 - Últimos dias para inscrições em 1.400 vagas em Matemática

 
O Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) encerrará na quarta-feira, 03 de novembro, o prazo para inscrições. Até lá estarão abertas 1.400 vagas para professores da educação básica, atuantes na disciplina em sala de aula. Receberão bolsa da Capes até 30% dos selecionados. Setenta e sete instituições, presentes nos 26 estados e no Distrito Federal, ofertam o curso.
 
A seleção ocorrerá ainda em 2021, com a realização do exame de acesso dia 4 de dezembro. O início das aulas, semipresenciais, está previsto para março de 2022.
 
Confira a matéria completa.
 
*Com informações de Redação CCS/Capes
 

7 - [Oportunidade] Abertas inscrições para o Programa de Inovação Aberta

 
A Deloitte e a CCR estão com o Programa de Inovação Aberta. Os interessados em participar devem enviar um e-mail para netec@ufsj.edu.br, impreterivelmente até o dia 04 de novembro, às 14 horas. Serão válidas as inscrições apenas para soluções em fase de desenvolvimento. 
 
Os desafios levantados foram os seguintes:
 
1. Monitoramento de ativos:
 
Descrição: soluções que otimizem e digitalizem o monitoramento e planejamento das manutenções em ativos como pontes, viadutos, passarelas, dispositivos de drenagem, terraplenos, contenções, sinalização vertical e horizontal, elementos de segurança viária, edificações, estações de trem e metrô (salas operacionais, plataformas, salas técnicas e acessos).
 
Objetivo e resultado esperado: garantir a qualidade dos ativos da CCR através da identificação dos pontos de  recuperação de forma eficiente e preditiva. Além de encontrar soluções que viabilizem uma coleta de dados automatizada e permita uma análise crítica dos dados.
 
2. Tecnologia de pavimento:
 
Descrição: soluções de pavimento que otimizem o projeto, novos insumos e misturas, processo executivo, controle de qualidade, espessura e quantidade das camadas e reutilização do material fresado.
 
Objetivo e resultado esperado: reduzir os custos relativos a recuperação do pavimento garantindo o atendimento às normas de qualidade, além de garantir uma maior vida útil à estas intervenções.
 
3. Gestão de fornecedores:
 
Descrição: Soluções que potencializem o monitoramento, administração e avaliação de fornecedores durante a vigência de contratos.
 
Objetivo e resultado esperado: fazer a gestão de fornecedores de forma eficiente para avaliação de performance e registro do histórico de prestação de serviço, através do entendimento da qualidade de entrega dos contratos durante o projeto. Além de encontrar soluções que viabilizem a comunicação e a coleta de dados de forma constante e acessível.
 
Para mais informações, entre em contato com o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica.

Última atualização: 29/10/2021