1 - CCO faz homenagem à memória do professor Stênio Alves

 
Quem não guarda com carinho diversas recordações da convivência com o professor e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ, Stênio Nunes Alves, que perdeu a vida para a covid-19 em novembro do ano passado?
 
Na sexta passada, 29 de outubro, Stênio recebeu uma das tantas homenagens que merece por seu trabalho na Universidade Federal de São João del-Rei. Naquele dia, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), o conjunto de salas nas quais o saudoso professor trabalhou foram nomeadas como Salas de Microscopia Prof. Dr. Stênio Nunes Alves.
 
Confira a matéria completa.
 

2 - Exposição desvela memórias da infância na zona rural de SJDR

 
''Era uma vez uma menina que tinha um avô muito bonzinho. Certa vez ele ganhou, num sorteio, uma máquina de fotografias. Então esse avô começou a fotografar tudo o que via de bom e bonito, principalmente as crianças do local onde morava, a Colônia José Teodoro, na periferia de São João del-Rei. As fotos ficaram guardadas por muitos anos numa caixa de papelão.''
 
Confira a matéria completa.
 

3 - Física aplicada ao tratamento de obstrução nasal nos Seminários Defim

 
Nesta segunda, 8, às 17h, com transmissão pela RNP, acontece mais uma palestra do Ciclo de Seminários do Departamento de Estatística, Física e Matemática (Defim), Campus Alto Paraopeba. Física aplicada ao diagnóstico e tratamento de obstrução nasal é o tema do pesquisador Guilherme Garcia, da Universidade Marquette e da Faculdade de Medicina de Wisconsin, ambas nos Estados Unidos.
 
Graduado, mestre e doutor em Física pela UFMG, Guilherme exerce o cargo de professor assistente no Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade de Wisconsin. Sua área de pesquisa inclui o desenvolvimento de melhores ferramentas para diagnosticar a obstrução nasal, usando simulações de dinâmica de fluidos computacionais do fluxo de ar nasal. Além disso, investiga como os epitélios respiratórios regulam a hidratação do muco, estudando a biofísica do transporte de íons em nível celular.
 
Neste webinário, o palestrante vai demonstrar como a física do fluxo de ar na cavidade nasal pode ser aplicada para melhorar o diagnóstico e o tratamento de obstrução nasal.
 

4 - PGDPLAT convida para banca

 
O Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território convida para a banca de defesa de dissertação, intitulada União Europeia: da Formação ao Brexit, do  discente Felipe José.
 
Quando: 09 de novembro, às 10h. Os interessados devem enviar um e-mail para o Programa (pgdplat@ufsj.edu.br) solicitando o link de acesso.
Banca: Cláudio Gontijo - UFSJ (orientador)
Renan Pereira Almeida (membro interno)
Bernardo Palhares Campolina Diniz - UFMG (membro externo)
 

5 - [Oportunidade] Localiza inscreve para trainee até 15 de novembro

 
A Localiza, rede brasileira de lojas especializadas em aluguel de carros, recebe inscrições para seu programa de trainee, com formação entre dezembro de 2019 e dezembro deste ano, até o dia 15 de novembro, neste link. O requisito complementar é a disponibilidade de residir em Belo Horizonte.

Última atualização: 05/11/2021