1 - Observatório Urbano de São João del-Rei lança livro sobre a problemáticas urbanas

 
O Observatório Urbano de São João del-Rei lança o livro Realidade Urbana Brasileira: problemas, desafios e possibilidades para a efetivação do Direito à Cidade, resultado das discussões realizadas durante o Curso de Realidade Urbana Brasileira e São Joanense (CRUBS).
 
Confira a matéria completa.
 

2 - Inscrições abertas para o 2º Congresso Crises da Democracia

 
O grupo de pesquisa em direito constitucional Politeia, em parceria com o PET-Direito da da UFSJ e da UFU, realiza o 2º Congresso Crises da Democracia: Autoritarismo e Liberdade, nos dias 7 a 9 de dezembro.
 
Confira a matéria completa.
 

3 - Graduação em Música abre processo seletivo

 
A Comissão Permanente de Vestibular da UFSJ (Copeve) informa que, de 13 a 21 de dezembro, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial 2022/1 do curso de Música. Serão oferecidas vagas para as seguintes ênfases: Canto Lírico, Canto Popular, Clarinete, Flauta Transversal, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompete, Violão, Violoncelo e Educação Musical.
 
Confira a matéria completa.
 

4 - Começa nesta quarta, 01, o VI WMMA

 
O Campus Alto Paraopeba da UFSJ, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), realiza, nos dias 01 a 03 de dezembro, o VI Workshop de Matemática e Matemática Aplicada (WMMA). 
 
O Workshop tem como público-alvo professores e alunos de matemática e áreas afins, tanto de graduação, quanto da pós-graduação. A programação completa pode ser acessada aqui.
 
Mais informações no site do evento.
 

5 - Café com Matemática discute classificação de equações

 
Acontece nesta quarta-feira, 01 de dezembro, a partir das 18h, a 9ª palestra dos Seminários Café com Matemática. Intitulada Classificação de equações diferenciais lineares no plano, a palestra será ministrada pela discente Vanessa Lopes Asevedo.
 
Vanessa é graduanda do curso de Matemática Licenciatura na UFSJ. Atualmente é bolsista do programa de extensão Universidade na Escola e Escola na Universidade, a Matemática em Foco. Participou do XXVII Seminário de Iniciação Científica da UFSJ e seu trabalho, intitulado Campos de Vetores e Equações Diferenciais Ordinária, recebeu Destaque do XXVII SIC.
 
Para participar, não é necessário se inscrever. Basta acessar o link disponível no site do evento. Os interessados deverão preencher o formulário, que vai ser disponibilizado durante a palestra, para emissão dos certificados.
 
Mais informações no Facebook e Instagram.
 

6 - Sedip informa atualização do SCDP referente ao fluxo de aprovações no sistema

 
O Setor de Gestão e Controle de Diárias e Passagens (Sedip) informa que o SCDP passou por atualizações, que entraram em vigor no dia 29/11/2021.
 
Conforme a Gestão Central do sistema, as atualizações tiveram como objetivo adequar o SCDP ao Decreto 10.193/2019, reduzindo o tempo com as aprovações:
 
"O artigo 7º do Decreto 10.193 de 27 de dezembro de 2019 apresenta as permissões de delegação de aprovação de concessões de diárias e passagens. Para adequar o SCDP a essa previsão legal e assim reduzir o tempo com as aprovações, as viagens passarão a exigir no máximo duas aprovações, observado o princípio da segregação de funções, sendo os seguintes perfis:
  • Nacional sem excepcionalidade e com despesa: Proponente + Ordenador de Despesas;
  • Nacional com excepcionalidade e com despesa: Autoridade Superior + Ordenador de Despesas; 
  • Nacional sem excepcionalidade e sem despesa: Proponente; 
  • Nacional com excepcionalidade e sem despesa: Autoridade Superior; 
  • Internacional sem ônus: Ministro/Dirigente; 
  • Internacional com ônus limitado: Ministro/Dirigente + Ordenador de Despesas (caso haja seguro viagem); 
  • Internacional com ônus: Ministro/Dirigente + Ordenador de Despesas.''
 
Ressaltamos, que não houveram alterações quanto a legislação pertinente à concessão de diárias e passagens, mas somente alterações no SCDP. Dessa forma, solicitamos a todos usuários, especialmente os perfis responsáveis pelas aprovações, a leitura do material "Orientações Simplificação Fluxo" disponibilizado na opção "Documentação de Apoio" na página inicial do SCPD.
 
O Sedip está analisando a necessidade de possíveis alterações na norma interna da UFSJ sobre concessões de diárias e passagens (Resolução/Condi nº 07/2020), para adequá-la às mudanças no sistema.
 
Quaisquer dúvidas que possam surgir, podem ser encaminhadas pelo e-mail: sedip@ufsj.edu.br.
 
*Com informações de Setor de Gestão e Controle de Diárias e Passagens

Última atualização: 30/11/2021