1 - SESEG/DIPRE promove pesquisa e solicita colaboração 

 
O Setor de Serviços Gerais solicita a participação da comunidade acadêmica no planejamento da execução do serviço de limpeza e higienização, visando a volta das atividades presenciais. O objetivo é identificar previamente os ambientes que receberão maior fluxo de pessoas e, consequentemente, de maior demanda por higienização.
 
As informações solicitadas estão disponíveis neste formulário online.
 

2 - A luta das universidades públicas em 2021: Andifes faz balanço do ano

 
A Andifes, durante a CLXXXVI Reunião Ordinária do Conselho Pleno, realizada presencialmente semana passada, gravou vídeo em que trata dos desafios enfrentados pela Educação no Brasil, especialmente com os cortes orçamentários sofridos em 2021. A gravação está disponível no canal da Andifes no YouTube.
 
Leia o texto completo.
 

3 - Promel convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Letras (Promel) convida a comunidade acadêmica para defesa de dissertação de mestrado, intitulada A Reforma Agrária como arena política: o conflito de nomeações entre MST e Nova Direita na Nova República Brasileira (1985 - 2019), da discente Paloma Bianca Lopes de Assis. 
 
Quando: 17 de dezembro, às 14h, via Google Meet
Banca: Argus Romero Abreu de Morais (Orientador)
Luiz Paulo da Moita Lopes (Avaliador externo)
Cláudio Márcio do Carmo (Avaliador interno)
Edmundo Narracci Gasparini (Avaliador suplente)
 

4 - Fapemig divulga resultado final da chamada ERC/CONFAP/CNPQ 2020

 
A Fapemig divulgou ontem, 16 de dezembro, o resultado final da Diretrizes Fapemig 503/2020, em que foram apresentadas 4 propostas, incluindo da UFSJ. O objetivo da chamada é apoiar pesquisadores do Estado de Minas Gerais a buscarem colaboração de pesquisa com pesquisadores europeus. A relação das propostas aprovadas pode ser acessada por este link
 
Leia a matéria completa na página da Fapemig. 
 

5 - Entidades divulgam manifesto “Capes: um patrimônio da Educação Brasileira” 

 
A Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB), a Academia Nacional de Engenharia (ANE), a Academia Nacional de Medicina (ANM) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) manifestam-se sobre a determinação judicial referente à avaliação de programas de pós-graduação sob coordenação e responsabilidade da Capes. 
 
Leia a íntegra do manifesto.
 
*Com informações da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC). 

Última atualização: 17/12/2021