1 - Rede de internet em manutenção nos campi de SJDR

 
O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) comunica que, devido à intensa tempestade elétrica ocorrida na noite de ontem em São João del-Rei, diversos equipamentos de rede (switchs) se queimaram, sem condições de recuperação imediata. Em decorrência, diversos pontos de rede/internet estão desabilitados, sem conexão. O serviço de garantia foi imediatamente acionado, mas não há ainda previsão de normalização do serviço. 

2 - UFSJ lança edital do Inverno Cultural 2022

 
A UFSJ abre edital para seleção de propostas artístico-culturais para a programação do 33º Inverno Cultural. O festival de artes integradas vai ser realizado de 23 a 31 de julho de 2022, nas cidades mineiras de São João del-Rei, Divinópolis, Sete Lagoas e Ouro Branco, com a possibilidade de algumas atividades em modo remoto. Após a edição on-line em 2021, a tendência, neste ano, é que as atrações e oficinas sejam realizadas presencialmente, se, à época do festival, as condições de segurança sanitárias assim permitirem. 
 
Dessa forma, os proponentes devem prever a realização das atrações nos cenários de um evento presencial e on-line. Serão classificadas até 84 propostas, em 24 modalidades, divididas em cinco áreas temáticas: Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Literatura. As inscrições de grupos e artistas acontecem no período de 4 a 8 de abril, exclusivamente pelo sistema disponível no site do festival, no qual é necessário informar CNPJ, que esteja válido.
 
A edição 2022 terá como tema Planeta Fome, inspirado no álbum homônimo de Elza Soares, lançado em 2019, uma forma de reverenciar a artista e, ao mesmo tempo, promover a reflexão sobre temas sensíveis à sociedade brasileira, presentes nas letras de suas canções: o racismo, a homofobia, o negacionismo, a violência doméstica, o feminicídio e a fome.
 
O edital pode ser acessado neste link ou aqui. O resultado da seleção será divulgado no dia 23 de junho, nos mesmos endereços. Mais informações: invernocultural@ufsj.edu.br ou (32) 3379-2510. 
 

3 - Pesquisador, não perca o prazo das chamadas Fapemig

 
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou duas chamadas no último mês: a 02/2022, referente ao Programa de Apoio a Instalações Multiusuários, com prazo de submissão de propostas até 11 de abril; e a 03/2022, Projeto Aprimoramento da Gestão de Recursos Hídricos no Estado de Minas Gerais, divulgada na edição nº 733 deste Boletim, com prazo para submissão de propostas até 14 de março. Veja mais detalhes na página da instituição.
 

4 - Sisu: inscrições se encerram nesta sexta, 18

 
Atenção, alunos: o primeiro período de inscrição do Sisu 2022/1 termina amanhã, 18 de fevereiro. Divulguem essa informação entre seus contatos, destacando que a chamada regular (primeira chamada) será no dia 22, e o período de matrícula para os candidatos selecionados nessa etapa vai do dia 23 a 8 de março. Aqueles que queiram participar da lista de espera para as chamadas seguintes deverão manifestar interesse até 8 de março. Mais informações, acompanhe a página https://ufsj.edu.br/vestibular/sisu_20221.php
 

5 - PPGCA abre chamada para disciplinas isoladas

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias abre inscrições, de 21 e 22 de fevereiro, para disciplinas isoladas, a serem cursadas no primeiro semestre de 2022. Os interessados devem se inscrever via e-mail (ppgca@ufesj.edu.br), anexando à solicitação de inscrição os seguintes documentos: formulário disponível na página do Programa, devidamente preenchido e assinado, de forma legível; currículo Lattes e histórico escolar da graduação. São duas disciplinas em oferta: Grandes Culturas e Química e Fertilidade do Solo. 
 

6 - PPGMUSI convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Música da UFSJ convida a comunidade acadêmica para defesa de dissertação As técnicas de respiração na performance da flauta transversal na visão de professores de conservatórios e universidades de Minas Gerais, de autoria da mestranda Alessandra Arão Silva, orientanda do professor Marcelo Parizzi. A sessão ocorre em 21 de fevereiro, às 14h, com transmissão pública via Youtube.
 

7 - [Oportunidade] FURG divulga edital de seleção para mestrado e doutorado

 
O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC), da Universidade Federal do Rio Grande, torna público dois editais para seleção de mestrado e doutorado. O PPGMC é um programa interdisciplinar, que tem por linhas de pesquisa: Mecânica Computacional, Modelagem de Fluidos Geofísicos, Computação Científica e Modelagem Matemática, Estatística e Física. Ambos os editais inscrevem até 25 de março. Mais informações no site da instituição

Última atualização: 18/02/2022