1 - Retorno às aulas presenciais: saiba quem pode pedir regime domiciliar

 
Com o retorno das aulas presenciais em março na UFSJ, seguindo o protocolo de conduta da instituição, uma dúvida que aflige parte dos estudantes e seus familiares é: como proteger aqueles mais vulneráveis aos riscos de complicações por covid-19? Fique por dentro.
 

2 - Si3 abre seleção de bolsistas

 
O grupo de pesquisa Sistemas de Informação Interativos, Inteligentes e Inovadores (Si3) divulga processo seletivo para bolsista em projetos de pesquisa, extensão e inovação. O edital é direcionado a alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e áreas afins. Os projetos tratam de questões relevantes e grande interesse da sociedade atualmente como: blockchain, criptomoedas, plataformas web, inteligência de negócios (business intelligence-BI), pensamento computacional, empreendedorismo e inovação tecnológica. Mais informações, bem como o edital e formulário para inscrições, estão disponíveis no site. As inscrições vão até 23 de março. 
 

3 - Profnit abre edital para disciplinas isoladas

 
O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) divulga edital para seleção em unidades curriculares isoladas. As inscrições, via formulário eletrônico, vão até esta sexta, 25.  
 

4 - Pesquisa sobre ansiedade e depressão em universitários: não deixe de responder

 
O PADu Federais, projeto que visa mapear a incidência de transtornos de ansiedade e depressão em jovens universitários, chega em sua etapa final e fica disponível até o fim deste mês. Você, aluno de graduação da UFSJ, responda ao questionário: além de contribuir com a produção científica brasileira, você nos ajuda a melhor compreender a saúde mental de nossos estudantes, auxiliando na construção de políticas públicas eficientes. A pesquisa é rápida e os dados coletados, totalmente confidenciais. Para responder, acesse este link
 

5 - Live Fapemig discute divulgação científica

 
Nesta quinta, 24, às 15h30, a Fapemig promove live, via Instagram, sobre a temática Divulgação Científica: por que e como começar?, com a participação da coordenadora da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), Bárbara Duque. A convidada trabalha no projeto de extensão A ciência que fazemos e, desde 2015, coordena o Setor de Divulgação Científica da Universidade Federal de Juiz de Fora.
 
A RMCC iniciou suas atividades em 2015, e reúne as estruturas, projetos e programas  de Comunicação Pública da Ciência e de Divulgação Científica das instituições públicas e privadas de Minas Gerais. Não perca a live de hoje!
 

6 - [Oportunidade] GPTAE: chamada para a seleção de pareceristas, revisores e designers

 
A Coletânea A gestão pública na visão dos técnicos administrativos em Educação das universidades públicas e institutos federais (GPTAE) está recebendo inscrições para a seleção de pareceristas, revisores e designers gráficos que atuarão no 9º volume da série. A iniciativa visa despertar o interesse em pesquisa acadêmica e científica realizada pelos Técnicos Administrativos em Educação (TAE) de instituições públicas de ensino básico, técnico, tecnológico e superior.
 
São 12 vagas para pareceristas avaliadores/revisores de conteúdo textual; 1 vaga para cadastro reserva para revisor de Língua Portuguesa; 1 para revisor de normas da ABNT; 1 revisor de Língua Inglesa; e 1 vaga para designer gráfico. Será disponibilizado o acesso gratuito aos e-books da Coletânea no blog da instituição. Dúvidas serão esclarecidas por e-mail: taepublicaartigoselivros@gmail.com.
 

7 - [Oportunidade] Engeform divulga estágio 

 
A Engeform está com uma vaga aberta para estagiários na área de Engenharia Elétrica em Uberlândia (MG). Podem se inscrever estudantes a partir do 2º ano do curso e é desejável ter conhecimento em Revit e Autocad. Bolsa auxílio, vale-refeição, vale-transporte e seguro de vida estão entre os benefícios oferecidos. Envie seu currículo para o e-mail ana.souza@engeform.com.br, com o assunto “Estágio em Engenharia Elétrica - Minas Gerais”, até o dia 1º de março. Para saber mais, acesse o site.
 

8 - [Oportunidade] Aeronáutica abre 159 vagas para nível superior

 
A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou seis editais, com 159 vagas ao todo, para os Exames de Admissão ao Curso de Médicos, de Dentistas e de Farmacêuticos, além dos Estágios de Adaptação de Engenheiros, de Capelães e do Quadro de Apoio. As inscrições estarão disponíveis no site do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, até às 10h (horário de Brasília) do dia 13 de março. A taxa de inscrição é de R$ 130,00. Para mais informações, consulte o edital nesta página

Última atualização: 24/02/2022