1 - “Há uma batalha a se vencer e histórias a se mudar”

 
No Dia Internacional da Mulher, as homenagens são repletas de mensagens que citam a luta por direitos e por justiça social. Exaltam a força, a resistência e, às vezes, a eterna meiguice e delicadeza esperadas de uma mulher. Diante de tais e tais características, é possível questionar se seria a natureza da mulher que lhe confere tantos atributos ou se tantas aptidões são fruto da conveniência de uma cultura que pretende determinar como e onde as mulheres podem atuar. Uma cultura dentro da qual existem comportamentos “corretos” e “adequados” para cada ocasião. Leia a íntegra.
 

2 - Serviços de xerox nos campi de SJDR voltam a funcionar 

 
Com o retorno dos servidores às atividades presenciais, os postos de atendimento de serviços de cópias reprográficas, impressões e encadernações nos campi de SJDR voltam a funcionar no dia 21 de março, data de início das aulas, de 8h às 21h. Confira os locais de funcionamento:
 
CSA: Prédio do Complexo de Salas de Aulas – Sala 1.03 
CDB: Prédio Complexo de Salas de Aulas – Sala 1.05
CTAN: Prédio Principal – Sala 1.04 
 

3 - Progp lança edital do PQualis 2022

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas (Sesed), lançou  o edital do Programa de Qualificação e Educação Profissional dos Servidores da UFSJ (PQualis). As inscrições vão até 18 de março, e a lista dos contemplados será divulgada a partir do dia 24. O edital e o passo a passo para preenchimento dos formulários de inscrição no Sipac devem ser consultados na página da Progp.
 
Instituído pela Resolução nº 013/2017/Condi, o PQualis tem por objetivo promover sistematicamente a qualificação dos servidores docentes e técnico-administrativos da UFSJ, proporcionando a elevação da titulação no âmbito da instituição, bem como a formação continuada, com foco na excelência do ensino, pesquisa e extensão, melhorando as condições de trabalho e como elemento motivacional para a progressão na carreira.
 
*Com informações de Sesed/UFSJ
 

4 - CEPCO abre edital para seleção de integrantes

 
O Comitê em Ética de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEPCO), do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, torna público o Edital nº 01/2022, para seleção de dois novos participantes: docente do curso de Bioquímica e discente dos cursos de graduação do CCO. As inscrições vão até esta quarta, 9 de março, e a votação, na sexta, 11. 
 

5 - Capes aumenta número de bolsas

 
O número de bolsas concedidas pela Capes por meio de programas institucionais cresceu 5% nos últimos três anos. O quantitativo total de benefícios subiu de 80.272, em fevereiro de 2020, um mês antes da implantação do Modelo de Distribuição de Bolsas, para 84.336 em março de 2022. Leia o texto completo na página da instituição. 
 
*Com informações de CCS/Capes
 

6 - Programa de Apoio a Evento no país

 
Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) é um programa que visa conceder apoio financeiro à realização de eventos de caráter científico e tecnológico de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação. O PAEP apoia a divulgação da produção científica e tecnológica, incentivando a inovação e a geração de conhecimentos, com o objetivo de fortalecer a cooperação científico-acadêmica por meio de eventos destinados à pós-graduação e parceiros internacionais. O prazo para submissão de propostas vai até 23 de março. O edital completo pode ser conferido aqui. Mais informações sobre o programa, no e-mail paep@capes.gov.br
 

7 - SBPC realiza seminários para discutir projeto para um novo Brasil

 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza, a partir desta quarta, 9, seminários temáticos na série Projeto para um novo Brasil. Os eventos irão tratar de temas relevantes que contribuam para o desenvolvimento do país. Entre os assuntos a serem abordados estão Ciência, Tecnologia e Inovação; Educação básica; Educação superior; Pós-graduação; Saúde; Direitos humanos; Segurança pública; Mudanças climáticas; Meio ambiente; Questão indígena; Diversidade de gênero e raça, e Cultura. Os eventos on-line serão transmitidos pelo canal da SBPC no YouTube, às 16h. 
 

8 - Capes divulga inscrições para projetos Brasil-Alemanha

 
A Capes publicou, no último dia 3, a lista de inscrições recebidas para o Edital nº 15/2021 do Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC) – CAPES/DFG. São 12 propostas de projetos conjuntos entre pesquisadores de instituições brasileiras e alemãs na área de Engenharia, para os temas Digitalização Avançada e Indústria 4.0. Saiba mais
 
*Com informações de CCS/Capes

Última atualização: 08/03/2022