1 - Informativo Covid-19: boas notícias da semana

 
O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE/UFSJ) publicou o Informativo nº 85, referente ao monitoramento dos números de casos de covid-19 na região do Campo das Vertentes. São João del-Rei registrou a menor média móvel de casos confirmados desde junho/2020, e a tendência atual é de redução no ritmo de contágio. A média móvel atual de novos casos é de 1,9 casos/dia. Dos 43 municípios das Vertentes, 34 apresentam tendência de redução no ritmo contágio, enquanto em outros 3 municípios a tendência é de aceleração.
 
 Clique aqui para acessar o Informativo e verificar a situação de cada município da região, ou acesse o site do NEPE
 

2 - I Intercamp da UFSJ

 
De 4 a 7 de abril, sempre às 19h, tem início o I Intercamp da UFSJ, organizado pelas Ligas Acadêmicas dos cursos de Medicina, Psicologia, Bioquímica e Enfermagem. Trata-se de uma iniciativa que busca articular dois campi da Universidade em torno de uma programação voltada para estudantes e profissionais da saúde interessados em tópicos ligados à neurociência, neurologia, psiquiatria e saúde mental. Neste ano inaugural, o tema é Das bases à clínica neurológica e psiquiátrica. O evento será on-line, via YouTube, e os links de transmissão serão enviados para o e-mail cadastrado no ato de inscrição
 

3 - “Adolescente virgem de 14 anos relata ficar grávida após tomar vacina”

 
Se você clicou no título ou na foto, acabou de cair em um clickbait! O termo, traduzido por isca de cliques, se trata de uma estratégia usada nas redes sociais para aumentar o tráfego on-line com conteúdos sensacionalistas e/ou enganosos. No caso específico do título dessa matéria, o assunto circulou em junho de 2018 pelas redes sociais, associando falsamente a vacinação contra a febre amarela à gravidez de uma jovem virgem. Notícias falsas como essa têm se propagado substancialmente no período da pandemia de covid-19, comprometendo, inclusive, a adesão às medidas sanitárias.
 
Neste contexto, iniciamos o primeiro boletim do Projeto de Extensão O Pinóquio pegou covid? Desmistificando as notícias falsas em tempos de pandemia, coordenado pelo professor Daniel Calbino (Campus Sete Lagoas) e redigido por Gabriela Lima, estudante de Jornalismo na UFSJ. O projeto foi selecionado na segunda chamada do Edital do Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento a Covid-19, seus Impactos e Efeitos (Pie-Covid-19). A proposta, durante os próximos seis meses, é compartilhar, semanalmente, pesquisas científicas que contribuam para diminuir o impacto das fake news sobre a covid-19 no Brasil. 
 
Se você esbarrar por aí numa fake news, manda pra gente! Neste e-mail aqui:  sextafake@ufsj.edu.br. Até a próxima fake!!
 
Referências bibliográficas:
Roozenbeek J, Schneider CR, Dryhurst S, Kerr J, Freeman ALJ, Recchia G, van der Bles AM, van der Linden S. 2020. Susceptibility to misinformation about COVID-19 around the world. R. Soc. Open Sci. 7: 201199. http://dx.doi.org/10.1098/rsos.201199
 
FRUGOLI, Alice Gomes; PRADO, Raquel de Souza; SILVA, Tercia Moreira Ribeiro da; MATOZINHOS, Fernanda Penido; TRAPÉ, Carla Andrea; LACHTIM, Sheila Aparecida Ferreira. Fake news sobre vacinas: uma análise sob o modelo dos 3cs da organização mundial da saúde. Revista da Escola de Enfermagem da Usp, [S.L.], v. 55, n. 2021, p. 1-3, 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1980-220x202002830373 Disponível  em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/G6LTwYzSPqcGS6D7xw47bpL/?lang=pt#. Acesso em: 02 mar. 2021.
 

4 - Nova chamada para credenciamento de instituições no PCRH

 
A Fapemig acaba de abrir nova chamada para credenciamento de instituições no Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH), que tem como alvo servidores do Estado de Minas Gerais que realizam atividades de pesquisa. A Chamada 04/2022 traz informações sobre documentação necessária, além de detalhes sobre o julgamento e a seleção de propostas. Lembrando que a instituição que já é credenciada no PCRH não precisa renovar a sua adesão: a chamada tem como alvo as ICTs que ainda não participam do programa.
 
As instituições interessadas devem enviar proposta por meio do Sistema Everest, com plano de trabalho, quadro de pessoal detalhado por formação e vínculo institucional, declaração de que a proponente é uma ICT, planejamento estratégico institucional específico para o PCRH e estatuto institucional. O prazo para adesão das instituições vai até 18 de abril e a expectativa é que os resultados sejam divulgados no site da Fapemig em 20 de maio. O credenciamento é válido por quatro anos. Para outras informações, basta entrar em contato pelo Fale Conosco.
 

5 - Profiap: edital retificado

 
O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) retifica o Edital nº 01/2022, referente ao prazo de matrícula, que passa a ser de 1º a 7 de abril. Confira aqui
 

6 - Capes investe R$ 178 milhões em apoio à pós-graduação

 
A Capes inicia, a partir desta semana, o repasse dos recursos de duas iniciativas de fomento que contribuem para a formação nos cursos de mestrado e doutorado. Os programas de Apoio à Pós-Graduação (Proap) e de Excelência Acadêmica (Proex) investem R$178 milhões para manutenção de equipamentos, aquisição de materiais de laboratórios, participação em eventos e publicação de conteúdos científicos. Leia mais.
 
*Com informações de CCS/Capes
 

7 - FQMAT convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT) convida a comunidade acadêmica para a defesa da tese Avaliação experimental e computacional do sistema de gaiola rotatória empregado na corrosão do aço API X65 em meios contendo CO2 e H2S, do doutorando Rhuan Costa Souza.  
 
Quando: 29 de março, às 9h, via YouTube
Banca: Prof. Alysson Helton Santos Bueno (Orientador/Presidente)
Prof. Guillermo Vilalta-Alonso (UFSJ Coorientador)
Prof. José Antônio da Cunha Ponciano Gomes (UFRJ)
Prof. Lourival Jorge Mendes Neto (UNIFEI)
Profa. Andreia Malacarne (DEMAT/UFSJ)
Profa. Honória de Fátima Gorgulho (DCNAT/UFSJ)
 

8 - Exposição de fotografias em Tiradentes: visitação até 24 de abril

 
Quatro Cantos Espaço Cultural e o Museu Casa Padre Toledo mantêm as portas abertas até o dia 24 de abril, com as exposições apresentadas durante o festival de fotografia Tiradentes em Pauta. O público terá oportunidade de apreciar a produção de fotógrafos e pesquisadores da área e interagir com as obras expostas. Confira os horários de funcionamento: 
*Museu Casa Padre Toledo
Quarta-feira – 13h às 18h
Quinta-feira à Sábado- 10h às 18h
Domingo – 10h às 15h
**Quatro Cantos Espaço Cultural
Segunda-feira à Sexta-feira – 10h às 16h
 

9 - [Oportunidade] Processo seletivo Giant Steps 

 
A Giant Steps Capital abre inscrições para seu programa de estágio de férias, com atuação no mercado financeiro, sob a ótica de inovação e tecnologia. O time que for aprovado vai trabalhar diretamente com equipe de gestores para desenvolver projetos, da idealização à implementação, em estratégias de investimentos. O programa tem duração de três a seis meses. Mais detalhes aqui.

Última atualização: 25/03/2022