1 - Tratamento especial: conheça as novas regras

 
Reunido no último dia 16, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ (Conep) apoiou reivindicação de coletivo de mães universitárias, que pleiteava fosse ampliada a concessão do tratamento especial, que consiste no cumprimento de atividades acadêmicas efetivas em regime domiciliar como forma de compensação pela ausência às aulas, conforme legislação e normas vigentes, para casos não previstos na Resolução no. 022, decorrentes da retomada presencial do semestre letivo. Veja a íntegra.
 

2 - Implantação do SIGAA Módulo Graduação: saiba mais

 
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), juntamente com a Divisão de Controle Acadêmico (Dicon) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) realizou, na última semana, reuniões com os docentes da UFSJ, para apresentar a mudança do Sistema Acadêmico da UFSJ para os cursos de graduação, prevista para acontecer ainda no primeiro semestre de 2022. O Contac, atual sistema, juntamente com o Diário Eletrônico, sairão de operação e será implantado o Módulo Graduação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA. Fique por dentro.
 

3 - Doutorado-sanduíche no exterior: novo prazo de seleção

 
Encerra-se nesta quinta-feira, 31 de março, o prazo para as instituições de ensino brasileiras indicarem seus candidatos para participar do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). As bolsas serão financiadas pela Capes, num investimento de até R$ 81,8 milhões. Os selecionados pelas instituições devem se inscrever na página do Programa, de 4 a 25 de abril, até às 17h. Dúvidas em relação ao edital ou dificuldades técnicas deverão ser comunicadas pelo e-mail pdse@capes.gov.br até dois dias antes do final das inscrições. 
 
*Com informações de CCS/Capes
 

4 - UFSJ na VIII Seminário Íbero-Americano

 
A Universidade Cruzeiro do Sul, em parceria com a UFSJ e outras instituições, divulga o VIII Seminário Íbero-Americano CTS (VIII SIACTS), que ocorre entre os dias 22 a 24 de novembro, de forma virtual. Neste ano, a temática é Interações CTS: impactos sobre o ambiente, a saúde e a educação. Pesquisadores interessados podem submeter seus trabalhos até 30 de abril. O vice-coordenador do curso de Ciências Biológicas, Ricardo Pereira Sepini, é o representante da Universidade neste evento. Faça sua inscrição e acompanhe todos os detalhes aqui
 

5 - Residência em Enfermagem convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família (CCO) convida a comunidade acadêmica para defesa de trabalho de conclusão, intitulado Assistência de Enfermagem à mulher climatérica: uma revisão integrativa, da residente Camila de Oliveira Fagueiro, sob orientação da professora Vania Aparecida da Costa Oliveira. 
 
Quando: 30 de março, às 18h30, via Google Meet
Banca: Prof. Arlessandro Pinto de Souza Carvalho
Profª. Dra. Virginia Junqueira Oliveira
 

6 - Promel: defesa agendada

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação Shakespeare e Ovídio: Sonho de uma noite de verão e Metamorfoses, do mestrando Vítor Nogueira Alves.
 
Quando: 29 de março, às 10h, sala 1.49, Campus Dom Bosco
Banca: Profa. Miriam de Paiva Vieira (Orientadora)
Profa. Anna Stegh Camati (Titular externo)
Prof. Luiz Manoel da Silva Oliveira (Titular interno)
Profa. Melissa Gonçalves Boechat (Suplente)
 

7 - FQMAT divulga defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT) convida a comunidade acadêmica da UFSJ para defesa de dissertação, intitulada Síntese de nanopartículas PH responsivas de quitosana acoplada ao poli[metacrilato de 2-(diisopropilamino) etila] para encapsulação do álcool perílico, da mestranda Natália Aparecida de Rocha Pinto. 
 
Quando: 31 de março, às 9h, via Google Meet
Banca: Prof. Luiz Gustavo de Lima Guimarães (Presidente)
Prof. Lucas Franco Ferreira (UFVJM) 
Prof. Arnaldo César Pereira (DCNAT/UFSJ)
Prof. Juliano Elvis de Oliveira (UFLA - Suplente)
Prof. Marcelo Siqueira Valle (DCNAT/UFSJ - Suplente)  
 

8 - Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica

 
Estão abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, promovido pelo CNPq. Interessados têm até 6 de maio para se candidatarem,  com envio da documentação, portfólio e ficha de inscrição por correspondência, que se encontram disponíveis no site do Prêmio.
 
A categoria dessa edição é Pesquisador e Escritor. A premiação consiste em R$ 20 mil, diploma, passagem aérea e hospedagem para o agraciado participar da cerimônia de entrega do Prêmio na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em julho deste ano. Confira mais detalhes.
 

9 - [Oportunidade] “Projeto para um Brasil Novo” debate educação superior

 
Educação Superior é o tema do terceiro seminário da série Projeto para um Brasil Novo, nesta quarta-feira, 30 de março, às 16h, via YouTube. O evento faz parte dos 12 seminários temáticos que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vem promovendo. O primeiro seminário debateu Ciência, Tecnologia e Inovação e o segundo, Educação básica. Mais informações na página da instituição
 

10 - [Colaboração em pesquisa] Estudo sobre o consumo de azeite de dendê 

 
A graduanda em Nutrição Alana Moreira Bispo, sob orientação da professora Camila Duarte Ferreira Ribeiro e co-orientação da nutricionista Agnes Sophia Braga Alves, da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA), convida a comunidade a participar do questionário on-line Percepção, conhecimento e potencial de consumo do azeite de dendê, óleo de palma refinado e híbrido no Brasil. Esse estudo busca compreender o perfil de consumo e a percepção do consumidor a respeito do azeite de dendê, óleo de palma refinado e híbrido pela população brasileira. Clique aqui para participar.

Última atualização: 28/03/2022