1 - Módulo Graduação do SIGAA está em fase final de implantação
A UFSJ prepara os últimos ajustes para a entrada no ar do Módulo Graduação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A migração dos dados para a nova plataforma será realizada ainda no mês de abril. O sistema promoverá a integração de todos os processos da vida acadêmica, agregando diversas ferramentas utilizadas por alunos, professores e técnicos administrativos.
A partir da implantação, todas as informações do Contac e do Diário Eletrônico poderão ser acessadas no SIGAA. A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proen), o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) e a Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (Dicon) são responsáveis por implementar o Módulo Graduação do sistema.
Confira.
2 - Ônibus para o CTAN: UFSJ se reúne com Viação Presidente
Nesta última sexta-feira, 8, representantes da UFSJ, da Diretoria de Trânsito de São João del-Rei e da Viação Presidente se reuniram para debater as reivindicações dos usuários de transporte coletivo do CTAN, referente aos horários oferecidos pela empresa. Acompanhe
aqui.
3 - Capes recebe projetos sobre emergência climática
Interessados no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (
PDPG) – Emergências Climáticas têm até 3 de maio para submeter os projetos pelo sistema de inscrições da Capes (
Sicapes). O
Edital nº 15/2022 visa apoiar projetos que ofereçam soluções para as regiões atingidas por enchentes e deslizamentos ocorridos no país desde o ano passado.
Veja mais.
4 - Agrobio com inscrições abertas
A Agrobio Consultoria & Soluções Zootécnicas Júnior abre processo para alunos de cursos de graduação. As inscrições vão até dia 23 deste mês. Confira o
edital completo e o
perfil no Instagram.
5 - “Criança toma vacina e passa a se comportar igual um boi”
A frase acima foi proferida em 1799, pelo médico Benjamin Moseley, contrário à vacina de varíola na Inglaterra. Na ocasião, muitos líderes religiosos diziam ser a doença uma punição divina que, portanto, não deveria ser tratada (apesar de ter dizimado 35% da população do Japão durante os anos de 735-747). Leia o texto original aqui:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-59867755
Porém, diferente dessa premissa, o médico Edward Jenner realizava o tratamento contra a doença a partir da inoculação, extraído do pus de pessoas infectadas, nos pacientes ricos e sem o vírus. Com o desenvolvimento da Vacina, Moseley viu-se diante de significativas perdas de receitas e assim lançou-se das estratégias de fake news, ao sugerir que as pessoas vacinadas contra a varíola poderiam ter enquanto efeitos colaterais os cabelos de vaca ou mesmo a cabeça na forma de um touro (ERMAN, 2022).
Quase dois séculos depois, os resultados da vacinação em massa deixaram o mundo livre da varíola, mas em 1995, o artigo publicado por Andrew Wakefield com dados falsificados e conflitos de interesses, associava falsamente a vacina tríplice viral aos casos de autismo.
Apesar de o artigo ter sido removido da Lancet, o médico perdido o registro médico e proibido de praticar a profissão no Reino Unido, o avanço das fake news tem alimentado os movimentos antivacina, e a consequente diminuição nas taxas de imunização da atual sociedade. No próximo boletim iremos discutir os métodos de propagação que as notícias falsas tiveram e ainda têm para alimentar movimentos como esse.
Se você quiser participar trazendo alguma fake news, manda pra gente!
Até a próxima fake!!
Referência bibliográfica:
6 - Projeto Yoga para todos convida para aula aberta
O projeto de extensão
Yoga para todos (CCO-UFSJ) promove na quarta-feira, 20 de abril, aula aberta sobre yoga e saúde com a médica e professora Kátia Maciel. O encontro será às 19h, com link a ser enviado para
os inscritos.
Última atualização: 11/04/2022