1 - Medicina CDB terá campo de prática em Bom Jardim de Minas

 
Na perspectiva de ampliar o campo de prática para estudantes do curso de Medicina do Campus Dom Bosco, a UFSJ está viabilizando convênio com a Secretaria Municipal de Bom Jardim de Minas, que possibilitará a realização de estágios na rede pública de saúde da cidade. A implementação do convênio, de acordo com o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFSJ, professor Renato Vieira, está na fase de credenciamento, quando as instituições de saúde locais se habilitam junto ao Ministério da Educação para realizar as ações previstas. Leia mais.
 

2 - PROPE e PROGP finalizam capacitação sobre a Plataforma Sucupira

 
A capacitação Plataforma Sucupira Capes: preenchimento e gestão das informações,  promovido pela PROPE com apoio da PROGP, ministrada pelo técnico-administrativo Marco Antônio Gomes dos Santos, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, trouxe aos coordenadores da pós uma visão geral sobre preenchimento das informações que a Coleta Capes solicita, de modo a contribuir para que os cursos de pós-graduação sejam bem-avaliados.
 
A PROPE ressalta que o prazo para a inserção das informações do ano base 2021 é até dia 20 de maio de 2022. A equipe do Setor de Pós-Graduação fará a análise dos dados inseridos à medida em que estiverem no sistema. O prazo para homologação pela Pró-Reitoria vai até o dia 3 de junho de 2022. A Capes disponibilizou um tutorial e um manual com orientações sobre a Coleta, disponível aqui.
 

3 - PPGCA convida para seminário

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) convida para seminário intitulado A importância da matéria orgânica na fertilidade do solo, com a palestrante Joelma de Souza Bicalho, do Departamento de Ciências Agrárias da UFSJ. O encontro ocorre nesta segunda-feira, 2 de maio, às 10h, no Pavilhão de Aulas do CSL (sala 2.16). 
 

4 - Segunda edição do Programa Centelha

 
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) convida a comunidade para o lançamento da segunda edição do Programa Centelha, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em Minas Gerais. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. O lançamento acontece em 18 de maio, a partir das 14h, no Auditório Carlos Ribeiro Diniz (Av. José Cândido da Silveira, 1.500, bairro Horto), em Belo Horizonte.
 

5 - Processo seletivo para composição do Departamento de Gestão da Procuradoria-Geral Federal

 
A Procuradoria-Geral Federal abre vaga para servidores lotados em faculdades públicas (autarquias e fundações) que estejam interessados em colaborar com a Procuradoria-Geral Federal, mediante demanda, ocupando cargo em comissão no Departamento de Gestão. As inscrições vão até 1º de maio.
 

6 - Capes oferece 60 mil bolsas para formação de professores

 
A Capes publicou nesta sexta-feira, 29 de abril, os editais (aqui e aqui) dos programas Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica, que irão oferecer 61.680 bolsas para formação de professores da educação básica. Nesta fase, serão selecionadas propostas de 250 instituições de ensino superior para cada um dos programas. O prazo para apresentação dos projetos vai até 10 de junho. Fique por dentro.
 

7 -  “A covid-19 realmente existiu?!”

 
Essa  manchete circulou nas redes sociais em 2019, indicando que a covid-19 foi uma invenção – e a falácia chegou a mais de 300 mil engajamentos.
 
Chama a atenção, segundo Gabielkov, que muitos dos compartilhamentos de fake news ocorrem apenas pela leitura da manchete, visto que 59% dos internautas compartilham informações sem ao menos ler o restante do conteúdo.
 
Mas o que faz com que as pessoas sigam esse comportamento, aparentemente irracional? Dentre as diversas teorias no campo da Psicologia comportamental, o pesquisador Jean-Bruno Renard  ressalta que a natureza humana tende ao impulso de acreditar na informação, principalmente quando compartilhada por um colega ou amigo. 
 
Trata-se de uma confiança social obrigatória, à qual os indivíduos estão inclinados a aderir para viver em sociedade, uma vez que o seu oposto mergulharia a sociedade em paranoia e suspeitas sistemáticas, já que é impossível, na vida cotidiana, checar todas as informações que recebemos.
 
É a partir dessa característica “inerente” que as fake news encontram terreno fértil para se propagar. Nesse sentido, buscaremos, nos próximos boletins, apresentar alguns traços do comportamento humano que são fundamentais para compreender a dinâmica das notícias falsas e as consequentes tentativas para diminuir a sua propagação. 
 
Nos encontramos na próxima fake!
 
Se você souber/ler alguma fake news que merece uma análise, manda pra gente: sextafake@ufsj.edu.br.
 
Referências bibliográficas
CAPUCHO, José Paiva. Fact Check. Covid não existe e a pandemia foi combinada em Outubro de 2019 no Evento “201”? 2020. Disponível  em:
https://observador.pt/factchecks/fact-check-covid-nao-existe-e-pandemia-foi-combinada-em-outubro-de-2019-no-evento-201/. Acesso em: 25 mar. 2022.
 
GABIELKOV, M. et al. Social clicks: what and who gente readon twitter? ACM SIGMETRICS Performance Evaluation Review, Vol 44 No. 1, pp. 179- 192, 2016
 
RENARD, Jean-Bruno. Um gênero comunicacional: os boatos e as lendas urbanas. In: Revista FAMECOS. n. 32, PUCRS: Porto Alegre, abril de 2007.( p. 97-104)
 

8 - [Oportunidade] Juventude.Br está com inscrições abertas para submissão de artigos

 
A Revista Científica Juventude.Br abre o período de submissão de artigos para as próximas três edições, que serão veiculadas em  julho, setembro e dezembro. O prazo de submissão é até 29 de maio, e serão recebidos textos relacionados à educação, desde direitos e acesso, análise sobre as desigualdades, até os desafios da Reforma do Ensino Médio. Saiba mais.
 

9 - [Oportunidade] EBSCO oferece diversos cursos de treinamento

 
A EBSCO Business Source Complete está oferecendo mais de 10 cursos de treinamento ao longo do mês de maio, em diversas áreas de conhecimento. Confira.

Última atualização: 29/04/2022