1 - Elza Deusa Soares: álbum da cantora inspira Inverno Cultural

 
O álbum Planeta Fome, lançado há três anos pela cantora Elza Soares, será o “pano de fundo” das discussões e atividades do 33º Inverno Cultural da UFSJ, que acontecerá entre os dias 23 e 31 de julho, nas cidades de SJDR, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas. Segundo o coordenador geral do evento e pró-reitor de Extensão da UFSJ, professor Francisco Brinati, o tema deste ano traz uma reverência à vida e à obra de Elza Soares, suscitando discussões interessantes no cenário da sociedade brasileira atual. Veja o texto completo.
 

2 - Finep divulga novas chamadas públicas com prazos em maio e setembro

 
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) torna pública a Chamada Ambientes Controlados e Salas Limpas. O edital, direcionado para entidades de pesquisa, tem como objetivo expandir a quantidade de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) nacionais com espaços controlados e salas limpas para o andamento de pesquisas, para além da infraestrutura instalada. Leia mais.
 

3 - Passos para o desenvolvimento da agropecuária: começa a 4ª SIT

 
A 14ª Semana de Integração Tecnológica (14ª SIT), evento que procura impulsionar o setor agropecuário por meio da troca de conhecimentos e tecnologias, começa na próxima segunda, 9, em Sete Lagoas (MG). A edição 2022 traz como tema Desenvolvimento regional, inclusão socioprodutiva e empreendedorismo, com atividades presenciais e virtuais, em uma programação diversificada, com seminários, dias de campo, cursos e palestras. As inscrições serão recebidas até o dia 8, neste site. Confira a íntegra.
 

4 - Cadastro de viagens dos servidores para participarem das reuniões dos Conselhos Superiores

 
Tendo em vista o encaminhamento às pró-reitorias do Memo/Gabin n° 50/2022, em 7 de abril de 2022, o Setor de Gestão e Controle de Diárias e Passagens (Sedip) ressalta a responsabilidade da unidade acadêmica ou administrativa de lotação do conselheiro em realizar o cadastro da viagem no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP). É também responsabilidade da unidade os trâmites necessários para viabilizar o trânsito do conselheiro, bem como a solicitação prévia dos recursos financeiros para execução de tais itens.
 
O Sedip se coloca à disposição para eventuais esclarecimentos, por meio do e-mail sedip@ufsj.edu.br
 

5 - Oficina de iluminação cênica: confira datas

 
O Núcleo de Estudos de Técnicas e Ofícios da Cena, do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena da UFSJ (GPHPC), iniciará, na próxima semana, de 9 a 13 de maio, a primeira ação de campo do projeto A documentação da iluminação cênica como modo de fazer, formação e transmissão de conhecimentos. Oficinas e palestras estão previstas na programação: confira a agenda completa do evento e visite o site do Grupo.
 

6 - “100% dos vacinados contra a covid morreram!!”

 
Caso você tenha se vacinado ou pretenda se vacinar para a covid-19, pode ter ficado  preocupado ao passar de relance por essa manchete, pois estaria rapidamente assumindo como verdade que os imunizantes seriam responsáveis por sua  morte, e não pela sua vida. Sendo claramente esta uma fake news, publicada no Twitter por um jornalista e advogado, que distorce os dados sobre óbitos do boletim epidemiológico do Distrito Federal do dia 15 de fevereiro deste ano, apresentando a informação como um dado geral, sem nem contar os detalhes da causa desses óbitos. Ademais, favorece o movimento antivacina, mas não cita as estatísticas de mortes sobre os que não se vacinaram, apesar de serem  maiores. Leia o texto original aqui:
https://noticias.uol.com.br/comprova/ultimas-noticias/2022/03/03/post-deturpa-dados-para-sugerir-que-vacinados-sao-mais-vulneraveis-a-covid.htm.
 
Por que caímos em fake news? Fique tranquilo, você não está concordando com ele, é apenas sua capacidade lógica enganando sua percepção, por se tratar da parte da mente que associa rapidamente informações, antes de analisá-las a fundo. 
 
Um exemplo desse fenômeno está no artigo Who falls for for fake news? The roles of bullshit receptivity,overclaiming, familiarity, and analytic thinking, com a seguinte charada:  um taco e uma bola custam $ 1,10 no total. O taco custa $ 1,00 a mais do que a bola. Quanto custa a bola? 
 
A resposta intuitiva seria dizer que custa $ 0,10. Porém se o taco custar $ 1,00 a mais que a bola de $ 0,10, o preço dele seria de $ 1,10; somados dariam $ 1,20. Essa foi mais uma pegadinha do nosso raciocínio lógico. Ou seja: as notícias novamente são compartilhadas somente pelas suas manchetes, por motivos diferentes, o que nos leva à conclusão de que pessoas com mais capacidade analítica de notícias caem menos em fake news do que as que se guiam somente pela lógica. 
 
Até a próxima fake!!
 
Se você souber/ler alguma fake news, manda pra gente: sextafake@ufsj.edu.br.
 
Referências bibliográficas
COMPROVA, Projeto. Post distorce dados para sugerir que vacinados são mais vulneráveis à covid…https://noticias.uol.com.br/comprova/ultimas-noticias/2022/03/03/post-deturpa-dados-para-sugerir-que-vacinados-sao-mais-vulneraveis-a-covid.htm?cmpid=copiaecola. 2022. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/comprova/ultimas-noticias/2022/03/03/post-deturpa-dados-para-sugerir-que-vacinados-sao-mais-vulneraveis-a-covid.htm. Acesso em: 08 abr. 2022.
PENNYCOOK, Gordon; RAND, David G.. Who falls for fake news? The roles of bullshit receptivity, overclaiming, familiarity, and analytic thinking. Journal Of Personality, Boston, v. 88, n. 2, p. 186-200, 31 mar. 2019. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jopy.12476. Acesso em: 08 abr. 2022.
 

7 - [Oportunidade] Edital da Revista Bahia Análise & Dados 

 
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia, informa que está com edital de chamada de artigos para o próximo número da revista Bahia Análise e Dados, periódico publicado semestralmente por essa instituição, cujo tema é Desigualdades: múltiplas evidências
 
A proposta é abordar a desigualdade e seus impactos de forma ampla e generalizada nos mais diversos segmentos e áreas, como no mercado de trabalho, na política, na ciência, nas empresas, na saúde (por causa da covid-19) e também explorar os desdobramentos que se manifestam em razão de cor/raça, renda, gênero e situação de deficiência. O edital traz mais detalhes sobre a publicação e regras para envio de artigos.

Última atualização: 06/05/2022