1 - Funcionamento do malote entre campi no período de 23 a 27 de maio

 
A Divisão de Prefeitura de Campus (Dipre) informa que, em virtude da rescisão do contrato com a empresa prestadora de serviços de motoristas para condução de veículos, no período de 23 a 27 de maio o malote entre os campi Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo de Almeida Neves será realizado somente no período da tarde, com saída do CSA às 14h30.
 

2 - Laboratório de Psicologia Experimental é destaque em revista internacional

 
O Laboratório de Psicologia Experimental da UFSJ (Lapex) foi destaque na revista americana Operants, editada pela Fundação B. F. Skinner, com sede nos Estados Unidos. A publicação aborda a temática Learning in the lab: Live animals vs. Computer simulation, debatendo sobre o uso de laboratórios com animais para o estudo de processos básicos de comportamento. O artigo está disponível para leitura e relata algumas experiências recentes de ensino e pesquisa em análise do comportamento em diferentes universidades e países. Leia a íntegra.
 

3 - 24ª Olimpíada Brasileira de Informática

 
O Cap Code, projeto de extensão da UFSJ, convida a todos os alunos do Campus Alto Paraopeba a se inscreverem para treinamentos voltados à participação na 24ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), programada para os dias 13, 14 e 15 de junho. A OBI é realizada pela Sociedade Brasileira de Computação, e tem como objetivo despertar o interesse dos alunos na Ciência da Computação e tecnologias em geral. 
 
A competição é dividida em duas modalidades: Iniciação e Programação. Na primeira, podem se inscrever alunos do 4º ao 9º anos do Ensino Fundamental, que deverão resolver problemas de lógica e raciocínio no papel, sem o uso do computador. Em Programação, serão abordadas questões de variados graus de complexidade, apresentadas a alunos do 9º ano ao 3º do Ensino Médio, e também que estejam cursando o primeiro ano da graduação.
 
Se você tem interesse em participar, basta preencher este formulário até o dia 1º de junho, mesmo se estiver até no segundo período de sua graduação. Para mais informações: capcode@ufsj.edu.br e @cap_code.
 

4 - E-book GPTAE: prazo prorrogado para submissão de artigos

 
A comissão organizadora do nono volume da coletânea Gestão pública: a visão dos técnicos administrativos em Educação das universidades públicas e institutos federais (GPTAE) informa que o período para submissão de artigos foi prorrogado para a próxima segunda, 30 de maio. Para conhecer GPTAE e ter acesso a mais informações sobre a chamada para o e-book, acesse o blog.
 

5 - PPGFIL convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) convida a comunidade para defesa da dissertação Estudos dos fundamentos, limites e alcance da liberdade, da lei natural e estado de natureza em Locke, do mestrando André Luiz Santos Diniz. 
 
Quando: 25 de maio, às 14h. Para participação como ouvinte, envie e-mail para luizpaulorouanet@gmail.com até às 12h do dia 25 de maio de 2022, informando nome completo e solicitando o endereço virtual da sala em que ocorrerá a defesa
Banca: Prof. Luiz Paulo Rouanet (Presidente)
Prof. Cássio Correa Benjamin (PPGFIL – UFSJ)
Prof. Ricardo Monteagudo (membro externo)
 

6 - PPGCC: exame de qualificação 

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação (PPGCC) faz convite à comunidade para exame de qualificação do trabalho Plataforma inteligente de análise de fundos de investimento imobiliário e suas relações, do mestrando Fernando Augusto de Oliveira Coelho.
 
Quando: 25 de maio, às 10h. Os interessados devem solicitar o link da apresentação pelo e-mail ppgcc@ufsj.edu.br.
Banca: Profa. Carolina Ribeiro Xavier (Orientadora)
Prof. Vinícius Fonseca Vieira (UFSJ)
Prof. Matheus Carvalho Viana (membro externo)
Prof. Renan Amabile Boscariol (IFB)
Prof. Everaldo Santos Melazzo (Unesp) 
 

7 - Gemini seleciona textos para publicação 

 
Está aberta, até 30 de junho, a submissão de artigos para a primeira edição com temática livre da Revista Brasileira Estudos da Mídia, editada pelo Grupo de Pesquisas Gemini – Grupo de Estudos de Mídias e Análises e Pesquisa em Cultura, Processos e Produtos Midiáticos, da Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A elaboração desse primeiro volume tem como foco as mais diversas formas de mídia no campo das práticas sociais comunicacionais.
 
O texto submetido deve ser enviado, em dois arquivos, sendo um com os autores e outro anônimo, exclusivamente para o e-mail revistadeestudosdamidia@gmail.com. Mais informações: @geminiufrn e facebook.com/geminiufrn.
 

8 - Sífilis é tema de competição entre alunos de Comunicação Social

 
O Projeto Sífilis Não, parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN, a Organização Pan-Americana da Saúde e o Ministério da Saúde, promove a iniciativa Hackathon Audiovisual – RECSífilis, destinado a estudantes de graduação em Comunicação Social de todo país.
 
Os participantes terão que produzir vídeo de até um minuto de duração, com mensagem de enfrentamento à sífilis em gestantes e à sífilis congênita. Os períodos de inscrição vão até 23 de junho, a etapa presencial ocorrendo no período de 16 a 18 de setembro, em Natal (RN). Mais informações aqui
 

9 - Ciclo debate Teatralidade e performance na política

 
O Ciclo de Debates: Teatralidade e performances na política, promovido pelo grupo de pesquisa CRIA – Artes e Transdisciplinaridade, com o apoio do Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (Nelap), ambos da UFMG, está marcado para esta terça, 24, às 19h. Com a temática Produção e recepção da performance da extrema-direita, será transmitido ao vivo pelo YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste formulário. Haverá emissão de certificado para os inscritos que assinarem a lista de presença.
 

10 - [Oportunidade] Processo seletivo da AIESEC

 
A AIESEC, organização não-governamental e parceira oficial da ONU, divulga processo seletivo para as áreas de vendas, marketing, experiência do consumidor, finanças e legalidades. O processo seletivo ocorrerá de forma virtual. O único pré-requisito é ter entre 18 e 30 anos. As inscrições são via formulário. Dúvidas devem ser encaminhadas pelos e-mails membresia.vicosa@aiesec.org.br ou julia.torrent@aiesec.org.br.

Última atualização: 23/05/2022