1 - E-book com pesquisa nacional coordenada pela UFSJ é lançado nesta quarta, 1º 

 
Retratos da alfabetização na pandemia da covid-19: resultados de uma pesquisa em rede, organizado pela professora do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo e editado pela Parábola, teve apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade, por meio do auxílio Proap/Capes. A obra procura entender a educação básica e o processo de alfabetização no período da pandemia de covid-19 e será lançada em formato de e-book nesta quarta, 1º de junho, pelo canal Alfabetização em Rede, neste link, onde poderá ser revista. Fique por dentro.
 

2 - Manutenção dos sistemas dos RUs do CDB e CTAN

 
O Setor de Moradia e Alimentação da UFSJ (Samor) informa que, nesta sexta, 3 de junho, a empresa Sisponto fará a migração do banco de dados utilizado para controle de acesso aos restaurantes da UFSJ. Essa migração visa instalar o banco de dados localmente de forma que interrupções na internet de cada campus não venham a impactar o funcionamento das catracas no momento de entrada nos refeitórios. 
 
Dessa forma, o sistema ficará em manutenção e o acesso aos restaurantes do CDB e CTAN será realizado por meio de listas de assinaturas. A implementação dessa medida tem por objetivo aprimorar os serviços prestados à comunidade acadêmica.
 

3 - Serviços de desinsetização, desratização, descupinização em SJDR

 
O Setor de Serviços Gerais da Divisão de Prefeitura de Campus (Sede/Dipre) comunica a realização dos serviços de desinsetização, desratização, descupinização nas instalações dos campi Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo e demais unidades vinculadas em São João del-Rei, pela empresa Biopragas Controle de Vetores e Pragas Urbanas, nos dias 16 e 17 de junho (recesso do feriado religioso de Corpus Christi).
                              
Solicitamos aos responsáveis pelas unidades, em especial, aquelas de acesso restrito, que informem, via e-mail (seseg@ufsj.edu.br), as peculiaridades e/ou objeções dos locais em que serão prestados os serviços, para a realização de acompanhamento específico.    
 

4 - Bolsas parciais em New York para alunos da UFSJ

 
O State University of New York at New Paltz/Albany oferece a alunos da UFSJ programa de bolsas de estudos parciais em New York, com o objetivo de aperfeiçoar conhecimentos em diversas áreas da Administração e desenvolver proficiência no idioma inglês. Os programas têm duração prevista de três semanas, em janeiro ou julho, com aulas e atividades em período integral. São elegíveis os alunos, ex-alunos, professores e colaboradores da Instituição.
 
O prazo de inscrição vai até 19 de junho. Interessados podem solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas pelo endereço prof.britto@usp.br ou preencher as informações via link.
 

5 - PPGCC abre edital de mestrado

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) divulga edital para seleção de novos alunos de mestrado, com prazo de inscrição até 30 de junho. São seis vagas, divididas nas seguintes linhas de pesquisa: Otimização e Inteligência Computacional; Sistemas de Informação e Sistemas Distribuídos; e Computação de Alto Desempenho. A seleção será realizada em etapa única, levando em conta currículo e  plano do curso. A documentação exigida deve ser encaminhada para o e-mail inscricoes.ppgcc@ufsj.edu.br. Mais detalhes neste link
 

6 - Seminários FQMAT continuam nesta sexta-feira, 3

 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT) convida para dois seminários nesta sexta-feira, 3 de junho. Confira:
 
*Propriedades Ópticas de heteroestruturas dos dicalcogenetos de metais de transição, com o doutorando do Programa Gabriel do Carmo Dantas, às 10h, via YouTube.
 
**Células solares de terceira geração: princípios e aplicações de células solares sensibilizadas por corantes, com a discente do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais, Alessandra Resende Gomes, às 11h, via YouTube
 

7 - PPGFIL convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) convida para a banca de defesa do mestrando Rogério Geraldo de Paiva, com dissertação intitulada Iluminismo em Portugal: a abordagem filosófica do índio em O Uruguay de Basílio da Gama
 
Quando: 2 de junho, às 14h, na sala 1.49 do CDB
Banca: Prof. Fábio de Barros Silva (Orientador)
Prof. Luiz Paulo Rouanet (UFSJ)
Prof. Marcos Roberto de Faria (Unifal)
 

8 - Fapemig apoia iniciativa que promete reduzir custos na construção civil 

 
A partir da criação do Tijolo Ondulado Modular Intertravado, patente concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em parceria com a Fapemig, o engenheiro mecânico Luciano Cardoso propõe aperfeiçoar a fabricação de tijolos, reduzindo o peso e aumentando a resistências dos mesmos. Essas características facilitam o transporte dos tijolos e sua montagem, além de garantir maior ventilação entre as estruturas erguidas e reduzir consideravelmente o peso da parede ou muro. Saiba mais sobre a iniciativa na Vitrine Tecnológica da Fapemig.
 

9 - [Oportunidade] Submissão de resumos para a conferência PCST

 
A rede mundial Public Communication of Science and Technology (PCST) abre submissão, até 7 de setembro, para propostas de trabalhos para apresentação no congresso bienal Creating Common Ground, marcado para abril de 2023, em Rotterdam. Confira todos os detalhes aqui.

Última atualização: 01/06/2022