1 - UFSJ recebe atividade de divulgação do Centelha 2 nesta segunda, 20

 
Mais de uma dezena de entidades ligadas à pesquisa e à inovação estarão reunidas virtualmente nesta segunda, 20 de junho, a partir das 16h, para debaterem, com a analista de inovação da Fapemig, Célia Regina de Oliveira, o edital do Programa Centelha 2, que recebe inscrições de projetos até dia 27 de junho. Esse workshop será transmitido via Google Meet.
 
A iniciativa atende à estratégia de divulgação do Programa pela Fapemig, que vem realizando encontros com instituições de todo Estado, para esclarecer as dúvidas mais comuns em relação às modalidades de financiamento do Centelha. A UFSJ conseguiu reunir um número expressivo de participantes, de diversos setores do ecossistema de inovação da região, no qual a Universidade se encontra fortemente inserida. 
 

2 - Prope convida para apresentações sobre Bolsa de Produtividade do CNPq

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação convida os docentes da UFSJ para uma conversa sobre a oferta do CNPq para bolsas de produtividade. Atualmente, o Conselho mantém abertas três chamadas para esse fim (números 08, 09 e 10/2022), três excelentes oportunidades para investimento no apoio a essa formação de qualificação em pesquisa.
 
O primeiro encontro está agendado para esta terça, 21 de junho, às 10h, com o professor Lucindo José Quintans Júnior, da Federal de Sergipe, que vai informar o que precisa ser feito para um pesquisador se tornar bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Inscrições neste link.
 
O segundo faz parte da programação do I Simpósio de Pós-Graduação da UFSJ, e vai tratar dos desafios e as estratégias relacionadas à Bolsa de Produtividade, no dia 12 de agosto, às 14h, com os professores Marina Donária Chaves Arantes, Marco Antônio Schiavon e Antônio Márcio Rodrigues. Garanta sua inscrição aqui.
 

3 - Manutenção no link de internet da UFSJ nesta sexta-feira

 
O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) comunica que será realizada nesta sexta-feira, 17 de junho, da meia-noite às 6h, manutenção programada no link de internet da UFSJ, em todos os campi de São João del-Rei. Durante esse período, pode haver indisponibilidade de acesso à internet.
 

4 - UFSJ alerta para importância da vacinação e uso de máscara

 
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e a Assessoria de Comunicação da UFSJ reforçam, diante do quadro atual da pandemia, a importância do reforço da vacinação contra covid-19 e o uso de máscaras, que é obrigatório nas dependências da UFSJ, tanto em áreas internas quanto externas. A exigência foi mantida na versão mais atualizada do Plano de Retorno Gradual às Atividades Presenciais. Leia a íntegra.
 

5 - PPGEL prorroga prazo de inscrições

 
O edital divulgado pelo PPGEL (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) prorroga os prazos de inscrição para alunos regulares, que agora vai até 21 de junho. Confira.
 

6 - Inscrições para curso de Libras encerram dia 19

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP) informa que as  inscrições para o curso de Libras Básico para Servidores, que acontece presencialmente entre  21 de junho a 9 de agosto, se encerram no próximo domingo, 19. Para se inscrever, basta seguir o passo a passo, disponível aqui.
 

7 - Seminário da série Projeto para um Brasil Novo debaterá cultura nesta quarta-feira 

 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta quarta-feira, 15 de junho, às 16h, a 11ª sessão dos seminários Projeto para um Brasil Novo. O tema do debate on-line é Cultura e será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube. 
 
A discussão será coordenada por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC. Como debatedores, Ana de Hollanda, cantora, compositora e ex-ministra da Cultura; Danilo Miranda, diretor regional do Sesc em São Paulo; Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura; e Paulo Linhares, criador do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e professor do Instituto de Cultura e Artes da Federal do Ceará.
 

8 - [Oportunidade] 3ª Semana DAAD Janelas Abertas

 
Nos dias 20, 22 e 23 de junho, 14 instituições alemãs participam do evento 3ª Semana DAAD de Janelas Abertas, sobre estudos e pesquisa na Alemanha. Serão dois dias de atividades virtuais, transmitidas pelo YouTube do DAAD Brasil e um dia presencial, na sede no Rio de Janeiro. Inscreva-se e confira a programação.

Última atualização: 15/06/2022