1 - Conep aprova políticas de incentivo aos cursos de pós-graduação na UFSJ

 
Frente ao crescimento experimentado pela pós-graduação na UFSJ nos últimos anos, tornou-se essencial um documento que institucionalizasse o planejamento e a otimização das atividades de cursos na área. Nessa perspectiva, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep) aprovou a Política de Pós-Graduação da UFSJ. Leia a íntegra
 

2 - Reparação no elevador do prédio principal do CSA

 
A Divisão de Prefeitura de Campus (Dipre) informa que o elevador instalado no prédio principal do Campus Santo Antônio, ala Progp/Proen/Demat, passará por período de reparos, necessários para a substituição de componentes desgastados pelo tempo de vida útil do equipamento. Segundo laudo da empresa Elevadores Diniz Ltda., os novos componentes a serem instalados são fabricados sob encomenda, demandando um prazo estimado de 50 dias para liberação do funcionamento do elevador.
 

3 - Jogos Universitários Mineiros recebem Inscrições para edição de esportes coletivos

 
Está aberto o período de inscrições para a edição 2022 dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) – Quadras. Equipes interessadas em participar da competição, que ocorre entre os dias 12 e 17 de julho, precisam entrar em contato com as respectivas atléticas ou os setores de esportes de suas instituições de ensino, responsáveis por inscrevê-las até o dia 4 de julho. Neste ano, a cidade escolhida para sediar a competição é Pará de Minas, localizada na região do colar metropolitano da capital mineira. A edição 2022 dos JUMs contará com quatro modalidades: basquete, vôlei, futsal e handebol (masculino e feminino).
 
Para participar, as equipes de estudantes-atletas precisam estar com matrícula ativa em instituições de ensino superior que sejam sediadas em Minas Gerais, com a filiação regular junto à Federação Mineira. Até 4 de julho, é preciso ainda pagar a taxa de inscrição por modalidade. A filiação à entidade, necessária para garantir a presença na competição mineira, precisa ser feita até o dia 30 deste mês. No site da Federação pode ser encontrado o regulamento dos Jogos, ao lado de mais informações relevantes.
 

4 - Chamada para monitoria voluntária no 6º BCCM

 
A Assessoria Internacional (Assin) abre a Chamada 02/2022, que vai selecionar monitores voluntários para o 6º Brazilian Conference of Composite Materials (BCCM6). O evento terá a supervisão da Assin e do professor Túlio Panzera (Demec), um dos organizadores do Congresso, que ocorre no período de 14 a 18 de agosto de 2022, no Santíssimo Resort, em Tiradentes. Podem concorrer somente alunos matriculados em cursos dos campi de São João del-Rei (CSA, CDB e CTAN). As inscrições estarão abertas até 27 de junho.
 

5 - Programa de Educação Financeira da UFSJ cria grupo para solucionar dúvidas

 
O Programa de Educação Financeira para Inclusão Socioeconômica Sustentável (Pefiss), do curso Ciências Econômicas da UFSJ, criou um grupo de WhatsApp para solução de dúvidas sobre acesso aos programas sociais do Governo Federal e para serviços de aconselhamento financeiro, jurídico e atendimento psicológico, oferecidos por equipe de especialistas colaboradores. Esse grupo foi a ferramenta de atuação do Pefiss durante toda a pandemia, funcionando das 8h às 18h. Saiba mais sobre o Programa aqui.
 

6 - FQMAT convida para banca

 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT) convida a comunidade acadêmica para a defesa da tese Termodinâmica e campo transverso em materiais isolantes topológicos: uma abordagem do modelo BHZ por meio de uma rede de pseudo-spins tipo ising, do doutorando Jáder José de Carvalho. 
 
Quando: 21 de junho, às 14h, via Google Meet
Banca: Prof. André Luiz Mota (Presidente)
Prof. Jakson Miranda Fonseca (UFV)
Prof. Júlio César Siqueira Rocha (UFOP)
Prof. Jander Pereira dos Santos (DEMAT/UFSJ)
Prof. Juan Carlos Paredes Campoy (DCNAT/UFSJ)
 

7 - Chamadas do Compete Minas já estão disponíveis

 
As chamadas públicas com detalhes sobre o financiamento oferecido pelo Compete Minas estão publicadas neste link. Lançado no dia 31 de maio, a iniciativa da Fapemig visa a estimular a criação de novos produtos e processos inovadores em todas as áreas do conhecimento, além de promover a competitividade das empresas mineiras. Estão previstos R$ 100 milhões em investimentos, a serem distribuídos entre projetos que priorizem empresas, startups e cooperativas; e a “tríplice hélice” do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.
 

8 - Seminário discute oito anos do PNE

 
As comissões de Legislação Participativa e de Educação da Câmara dos Deputados, em conjunto com sete frentes parlamentares, realizam nesta terça-feira, 21, às 14h, o Seminário Nacional: 8 Anos do PNE. A atividade será realizada de forma híbrida (presencial e virtual) com transmissão on-line via Facebook e Youtube.

Última atualização: 20/06/2022