1 - Comissão Eleitoral abre edital para compor a Estatuinte

 
Está aberto o Edital Nº 05/2022, para composição do Comitê de Assessoramento Estatuinte (CAE), divulgado pela Comissão Eleitoral da UFSJ. As inscrições se encerram às 23h59 do dia 30 de junho e devem ser realizadas neste link. Para se inscrever, é preciso ser docente ou técnico-administrativo do quadro efetivo da UFSJ e não estar afastado por motivos que impeçam a realização do mandato. Veja todos os detalhes aqui.  
 

2 - Quer ser voluntário no 33º Inverno Cultural?

 
Está aberta, até 30 de junho, próxima quinta-feira, a Chamada Interna de Seleção de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação da UFSJ para atuação voluntária no 33º Inverno Cultural. Serão até 40 selecionados, em cinco áreas temáticas (Arte-educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música), e nas equipes de Coordenação Geral, Assessoria de Comunicação e Produção do festival.
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados e frequentes de qualquer período dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação da UFSJ. Leia mais.
 

3 - PPGEQ convida para qualificação 

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) convida para banca de qualificação do discente Keivy Evilázio Gomes, que apresenta o trabalho Desenvolvimento de um sistema para apoio de decisão na avaliação da qualidade e classificação de diferentes tipos de cerveja usando lógica Fuzzy.
 
Quando: Hoje, 24 de junho, às 19h, via Google Meet
Banca: Prof. Edson Romano Nucci (UFSJ)
Prof. Juan Canellas Bosch Neto (UFSJ)
Profa. Ana Paula Fonseca Maia de Urzedo (UFSJ)
Profa. Karina Arruda Almeida (UNIFEI)
Prof. Demian Patrick Fabiano (UFSJ)
 

4 - Inscrições abertas para o Concurso Global de Ideias Transformadoras

 
Candidatas e candidatos de todas as áreas do conhecimento que tenham uma ideia, uma pesquisa, uma proposta de inovação ou um projeto de empreendedorismo, com potencial de relevante transformação, podem se inscrever, até 25 de julho, no Falling Walls Lab Brazil, etapa brasileira do concurso global Falling Walls Lab. O autor da melhor proposta poderá participar da final mundial em Berlim, com viagem e acomodações pagas, e terá a chance de apresentar, em inglês, seu projeto ou ideia para lideranças globais e cientistas de todo o mundo das áreas de ciência, negócios, política, arte e sociedade.
 
O concurso tem como idealizador e realizador a Falling Walls Foundation, apoiada pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), pela Fundação Robert Bosch, pela Associação Helmholtz, pelo Senado de Berlim e por várias instituições acadêmicas, fundações, empresas, organizações não-governamentais e personalidades proeminentes. Para saber mais, acesse o site do Centro Alemão de Ciência e Inovação, organizador da competição no Brasil.
 

5 - SBPC lança podcast

 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulga o lançamento de O Som da Ciência, seu primeiro podcast, que é parte da estratégia de divulgação científica da entidade, e que inclui o Jornal da Ciência Online, o boletim diário JC Notícias, o JC Especial (em pdf) e a Revista Ciência & Cultura. O podcast é semanal, com temáticas como  Ciência, Tecnologia, Inovação e assuntos relacionados. Ouça aqui
 

6 - "Compre  enxaguante bucal e trate gripe, covid e bafo!!"

 
O artigo Misinformation and its correction: continued influence and successful debiasing (2012), de Stephan Lewandowsky, traz uma passagem sobre a real propaganda nos Estados Unidos dos anos 80, que anunciava o efeito de famoso enxaguante bucal: eficaz contra os problemas gripais além dos dentários.
 
Em 2020, esse produto também foi cogitado para o enfrentamento dos sintomas da covid-19, mas como ele apenas reduz a carga viral e não cura propriamente, essa afirmação também foi refutada, assim como aconteceu na propaganda dos anos 80, pois a empresa  responsável foi obrigada a se retratar na Justiça durante 16 meses, assumindo a inverdade. Nesse caso, porém, apesar da significativa redução de consumidores após a correção, registrou-se que 42% dos usuários continuaram a acreditar que o enxaguante bucal era um remédio para resfriados.
 
No mesmo artigo, Lewandowsky vai situar esse fenômeno: o chamado “efeito backfire”, termo criado por Brendan Nyhan em 2010, apresentado no artigo Political Behavior. Esse fenômeno seria um “tiro pela culatra”, porque a tentativa de correção de uma fake news acaba por reforçá-la, ao invés de refutá-la, devido à discordância com aquela ideologia retratada na notícia falsa – note que houve apego às propriedades curativas da marca de enxaguante bucal.
 
No entanto, em artigo mais recente – Manual da Desmistificação (2020) – o próprio Lewandowsky afirma qu,e segundo pesquisas, o “efeito backfire” não é, atualmente, fator tão agravante para se cair em fake news, mesmo face às variantes da questão da familiaridade, visão de mundo e repetição;  eles são mais raros.
 
Afinal: a  semelhança que dois textos opostos trazem são formas de se efetivamente corrigir as fake news, aproveitando a pouca influência do tiro pela culatra? No próximo boletim vamos explorar mais os fatores presentes  no Manual, de Lewandowsky,
       
Até a próxima fake!!
 
Se você souber/ler alguma fake news, manda pra gente: sextafake@ufsj.edu.br
 
Referências bibliográficas
 
Rolê Científico. O que é efeito backfire? 2021. Facebook.
Brendan Nyhan; Jason Reifler. When Corrections Fail: The Persistence of Political Misperceptions. 2010. Political Behavior (32).
Lewandowsky, S., Cook, J., Ecker, U. K. H., Albarracín, D., Amazeen, M. A., Kendeou, P., Lombardi, D., Newman, E. J., Pennycook, G., Porter, E. Rand, D. G., Rapp, D. N., Reifler, J., Roozenbeek, J., Schmid, P., Seifert, C. M., Sinatra, G. M., Swire-Thompson, B., van der Linden, S., Vraga, E. K., Wood, T. J., Zaragoza, M. S. (2020). O Manual da Desmistificação 2020.
LEWANDOWSKY, S, et al.  . Psychol. Sci. Public Interest, v. 13, n.3, p.106–131, 2012. 
Armstrong, GM, Gural, MN, Russ, FA ( 1983 ). Uma avaliação longitudinal da campanha publicitária corretiva Listerine . Journal of Public Policy & Marketing, 2, 16 – 28.
 

7 - [Oportunidade] I Seminários Interdisciplinares: Biotecnologia e Saúde

 
O curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), convida a comunidade para o I Seminários Interdisciplinares: Biotecnologia e Saúde, de 27 a 30 de junho, a partir das 19h. As inscrições podem ser feitas até 26 deste mês pelo link. Veja a programação aqui.
 

8 - [Oportunidade] Tenaris Global Trainee Program

 
A Tenaris Brasil divulga processo seletivo para o Global Trainee Program, na área de Comercial Front End OCTG. O programa é voltado para alunos de Engenharia com formação prevista a partir de dezembro de 2022 ou que estejam formados há até quatro anos. Confira.

Última atualização: 24/06/2022