1 - Estudante, você finalizou projeto de Iniciação Científica na UFSJ em 2020 ou 2021?

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) solicita aos alunos que finalizaram projetos de Iniciação Científica entre 2020 e 2021 que respondam ao questionário on-line, até 1º de julho. O objetivo é aprimorar o programa de IC, subsidiar a busca por mais bolsas para os futuros estudantes e prestar contas para as agências de fomento. Não deixe de participar!
 

2 - Processos eleitorais na UFSJ: novos editais

 
A Comissão Eleitoral da UFSJ divulga cinco novos editais destinados a docentes e técnicos administrativos para participação em diferentes instâncias da Universidade. Confira
 

3 - Nota da Andifes sobre o remanejamento orçamentário de verbas das universidades federais

 
Na última sexta-feira, 24 de junho, foram editadas portarias do Ministério da Economia que remanejaram recursos que estavam bloqueados/contingenciados em vários ministérios. A Portaria 5.649/2022 se ocupou de remanejar recursos de vários ministérios mas, sobretudo, do Ministério da Educação: com isso, os valores das universidades que estavam remanescentes no MEC, embora contingenciados, tiveram outra destinação. Fique por dentro.
 

4 - Livro aborda práticas e saberes da divulgação científica

 
Conexões de conhecimento por meio de plataformas digitais, inclusão social por meio de programas de popularização da Ciência, aproximação de pesquisadores e estudantes e análise de discurso de iniciativas digitais de divulgação científica. Esses são alguns dos temas pesquisados para a escrita dos nove artigos que compõem o e-book Divulgação científica: boas práticas. Iniciativas, experiências e reflexões no contexto da Rede Mineira de Comunicação Científica, lançado na última terça, 21. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) é uma das entidades fundadoras da Rede. Veja a íntegra.
 

5 - Enantiômeros da oxibutinina e o tratamento de doenças urinárias

 
O artigo científico Separação enantiosseletiva da oxibutinina: uma investigação teórica e experimental é resultado da pesquisa de mestrado de Lilian Zin, com orientação do professor Clebio Soares e da professora Luciana Guimarães, ambos do Departamento de Ciências Naturais da UFSJ (Dcnat). O foco do trabalho foi tentar entender, por meio de estudo teórico e experimentos, como a oxibutinina, fármaco utilizado no tratamento de doenças urinárias, interage com outra molécula, simulando o que acontece no corpo humano quando ingerida. Saiba mais
 

6 - PGE convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PGE) convida a comunidade acadêmica para defesa de dissertação, intitulada Comunidade de ectoparasitos em Canis lupus familiaris L., 1758 em ambiente rural e urbano, da mestranda Paula Mariane Teixeira Lima.
 
Quando: 28 de junho, às 20h, via Google Meet
Banca: Profa. Iara Freitas Lopes (UFSJ)
Prof.  Ralph Maturano Pinheiro (UFJF)
Profa. Letícia Maria Vieira (UFLA)
Prof. Rafael Felix Magalhães (UFSJ-Suplente)
 

7 - PMBqBM: qualificação agendada

 
O Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) convida a comunidade acadêmica para o exame de qualificação do doutorando Eduardo José Azevedo Corrêa, com escreve a tese Estudos experimentais e computacionais da ação inseticida de óleos essenciais em Moscas Calliphoridae e identificação de seus possíveis alvos moleculares, marcada para o dia 30 de junho, às 9h, via Google Meet
 
Banca: Prof. Leonardo Henrique Franca de Lima  (Presidente)
Prof. Luiz Gustavo de Lima Guimarães (UFSJ)
Profa. Rafaela Salgado Ferreira (UFMG)
Prof. Ricardo Nascimento Araújo (Suplente – UFMG)
Profa. Luciana Estefani Drumond de Carvalho (Suplente – UFSJ)
Profa. Karina dos Santos Machado (Suplente – FURG)
 

8 - Festival de Maio: não perca! 

 
Nesta terça, 28 de junho, a partir das 19h, acontece no Centro Cultural da UFSJ o Festival de Maio, com performances de Iura de Rezende, clarineta; Elenis Guimarães, canto; e Elisa Galeano, ao piano. Entrada franca. 
 

9 - Último seminário do Projeto para um Brasil Novo debate a questão indígena

 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta terça, 28 de junho, às 16h, o último seminário da série Projeto para um Brasil Novo. O tema do debate on-line é Questão indígena, e será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube.

Última atualização: 27/06/2022