1 - Vice-reitoria pede apoio da EBESERH para ampliar campo de prática na área da saúde

 
A vice-reitora da UFSJ, Rosy Ribeiro, participou na última semana, em Brasília, da primeira reunião presencial da Comissão de Hospitais Universitários, quando foi apresentada oficialmente ao Conselho Pleno da Andifes, a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Rosy é vice-presidente da Comissão e representa as universidades que não possuem hospital próprio. Acompanhe.
 

2 - Atualização da Instrução Normativa SGD/ME

 
Entra em vigor, nesta sexta-feira, 1º de julho, a IN SGD/ME nº 47, de 2022, que atualiza a IN SGD/ME nº 1, de 2019, no que tange à definição do conceito de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Entre os motivos dessa mudança estão a necessidade de estabelecer critérios objetivos para definição de solução de tecnologia da informação para fins de aplicação da norma de contratações de TIC. A instrução normativa visa ainda desonerar as áreas de tecnologia da informação dos órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP) de atividades que não são essenciais à garantia da disponibilidade, segurança e qualidade da infraestrutura de Tecnologia da Informação.
 
Dentre as principais alterações na norma de contratações de TIC, é a definição por categoria dos tipos de bens e serviços que devem ser considerados como recursos de TIC para fins de aplicação da norma de contratação de TIC e aqueles que não devem ser tratado no processo de contratação de solução de TIC, mas sim no processo de contratação de bens e serviços em geral. Mais informações aqui. Para dúvidas do processo de Aquisições e Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação, o e-mail de contato é contratacaodetic@ufsj.edu.br.  
 

3 - PPGCC: qualificação agendada

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação convida para banca de qualificação de trabalho intitulado Suporte a administração de insumos em uma indústria de abate de frangos na era da indústria 4.0, da discente Aline Silva Chaves de Almeida. 
 
Quando: 4 de julho, às 10h. Os interessados devem solicitar o link pelo e-mail: ppgcc@ufsj.edu.br
Banca: Prof. Dárlinton Barbosa Feres Carvalho (Presidente)
Profa. Sofia Larissa da Costa Paiva (Coorientadora)
Prof. Leonardo Chaves Dutra da Rocha (UFSJ)
Prof. Diego Roberto Colombo Dias (UFSJ)
Prof. Fábio Corrêa (FUMEC)
 

4 - PPGEQ convida para qualificação 

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) convida para exame de qualificação da mestranda Bruna Paloma Ribeiro, que apresenta a dissertação Imobilização de microrganismos em esferas de carragena.
 
Quando: 4 de julho, às 16h, via Google Meet
Banca: Prof. Demian Patrick Fabiano (UFSJ)
Prof. Edson Romano Nucci (UFSJ)
Profa. Alessandra Costa Vilaça (UFSJ)
Prof. Brener Magnabosco Marra (UFSJ)
Prof. Eduardo Prado Baston (UFSJ-Suplente)
 

5 - “Surto de hepatite é por causa da vacina!”

 
Chegamos ao Julho Amarelo: mês da luta contra as hepatites virais!
 
Mês de combater as hepatites e também as fake news relacionadas a elas, pois, em maio de 2022, boatos nas redes sociais afirmaram que a vacina da covid-19 estaria causando a doença.
 
Os rumores começaram por conta do verdadeiro alerta da Organização Mundial da Saúde  sobre um surto de hepatite aguda infantil,  em abril de 2022. Porém, a própria assessoria da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) afirmou que a maioria das crianças infectadas não estava na idade de se vacinarem contra a Covid-19: portanto, essa forma de transmissão estaria descartada.
 
Com base no artigo de Lewandoviski, Manual da Desmistificação (2020), podemos descrever os  fenômenos que caracterizam o caso: primeiramente, houve “milinformation”, o ato de propositalmente modificar uma informação verdadeira com fins de prejudicar algo ou alguém  (no caso, associar um surto verdadeiro à imunização), acrescida de “disinformation”, definida como o ato de inventar uma informação sem completa base na realidade, também com o intuito de prejudicar algo ou alguém (a própria vacinação), e ainda a “misinformation”, que é o ato inocente de compartilhar notícias falsas por não ter conhecimentos suficientes.
 
Hepatite é uma infecção no fígado causada por três diferentes vírus, por isso é categorizada em tipo A, B e C. A transmissão varia para cada tipo: alimentos contaminados para a A, relações sexuais desprotegidas para a B e contato com o sangue de pessoa infectada para a C.
 
Nós temos a função de manter todos corretamente informados; na próxima pauta, vamos reforçar isso. Assim, além de descartarmos a falsa relação de causa e suas estratégias, informamos que existe vacina para as hepatites A e B, e cura para os tipos A e C. Hepatite B tem apenas tratamento e a hepatite C ainda não tem imunizante. 
 
Até a próxima fake!!
 
Se você souber/ler alguma fake news, manda pra gente: sextafake@ufsj.edu.br.
 
Referências bibliográficas
Lewandowsky, S., Cook, J., Ecker, U. K. H., Albarracín, D., Amazeen, M. A., Kendeou, P., Lombardi, D., Newman, E. J., Pennycook, G., Porter, E. Rand, D. G., Rapp, D. N., Reifler, J., Roozenbeek, J., Schmid, P., Seifert, C. M., Sinatra, G. M., Swire-Thompson, B., van der Linden, S., Vraga, E. K., Wood, T. J., Zaragoza, M. S. (2020). O Manual da Desmistificação 2020.
EDUCAÇÃO, Ministério da. Julho Amarelo acende alerta para o combate às hepatites virais. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-ufmg/comunicacao/noticias/julho-amarelo-acende-alerta-para-o-combate-as-hepatites-virais. Acesso em: 29 jun. 2022.
DOMINGOS, Roney. É #FAKE que vacina contra Covid cause hepatite grave em crianças. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/fato-ou-fake/coronavirus/noticia/2022/05/09/e-fake-que-vacina-contra-covid-cause-hepatite-grave-em-criancas.ghtml. Acesso em: 29 jun. 2022.
 

6 - [Colaboração em pesquisa] Intenção Empreendedora de alunos da UFSJ

 
Aluna de graduação em Administração, Maria Lyria Mundim Fuzatto, solicita colaboração na pesquisa Intenção Empreendedora de alunos da UFSJ, para seu Trabalho de Conclusão de Curso. Os respondentes da pesquisa deverão ser os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Ciência da Computação. O questionário da pesquisa pode ser acessado via link

Última atualização: 01/07/2022