1 - Iniciação Científica: divulgado resultado dos editais

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) divulgou os resultados dos editais de Iniciação Científica na UFSJ. Ao todo, foram 652 projetos submetidos e, desses, 566 contemplados com bolsa. Confira:
 
#Edital Nº 002/2022, na modalidade PIBIC/CNPq/UFSJ e PIIC – resultado aqui.
 
#Edital Nº 003/2022, na modalidade PIBIC/Fapemig/UFSJ, PIDAC-Af, PIDAC-Artes-Af/UFSJ e PIIC – resultado aqui.
 
#Edital Nº 004/2022: Seleção de orientadores e projetos de iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/UFSJ – resultado aqui.
 
#Edital Nº 005/2022: Seleção de orientadores e projetos de iniciação do Programa Primeiros Passos na Ciência PPC/Fapemig/UFSJ – resultado aqui.
 
#Edital Nº 006/2022, na modalidade PIDAC-Af, PIDAC-Artes-Af/ PIBIC-Af/CNPq/UFSJ – resultado aqui.
 

2 - Trabalhos do Laboratório de Recursos Genéticos da UFSJ são destaque em evento da UFMG

 
O trabalho elaborado pela graduanda em Zootecnia da UFSJ, Mônica Soares da Silva, será destaque na GeneTime Conference 2022, conferência da Pós-Graduação em Genética da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promovida entre 24 e 26 de agosto. A estudante foi selecionada para realizar a apresentação oral do estudo Estimativa do número de migrantes entre populações de peixes migratórios separados por barragens hidrelétricas, próximo a SJDR na bacia do alto Rio Grande, MG.  A participação será nesta sexta-feira, 26, às 17h30. Além de Mônica, assinam o trabalho Leiliane Campos de Carvalho e Raíssa Dias Graciano. Veja a íntegra.
 

3 - PPGBIOTEC com vagas abertas

 
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC) abre edital para seleção de novos alunos, com 12 vagas para mestrado e nove para doutorado. As inscrições vão até 19 de setembro – confira.
 

4 - Edital Vuei prorroga inscrições

 
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) fez alterações no edital Seleção Pública de Projetos no âmbito do VUEI, o Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação. Entre as alterações, o prazo de submissão foi prorrogado para as 17h do dia 5 de setembro de 2022. As alterações e o edital consolidado estão disponíveis no site da Sede.
 

5 - Espaços em Debates 2

 
O grupo de pesquisa Pedagogias do Espaço, coordenado pelos professores Rafael Brandão e Flávia Nacif (Dauap), realiza o evento Espaço em debate 2 – Incursões transversais: do movimento LGBTQIA+ à ideia de cidade inclusiva, com palestra do professor Renan Quinalha. Atualmente coordenador do curso de Direito da Unifesp, trata-se de um pesquisador importante em torno das temáticas de direitos LGBTQIA+, e que lança seu segundo livro, Movimento LGBTQI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias
 
O evento inclui debate em mesa-redonda composta pelos coordenadores do grupo, pelo egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Rubens, fundador da plataforma Arquitetura de Preto, e pelo professor Renan, além de encontro com o autor e venda de seu livro, seguida de sessão de autógrafos. 
 
A comunidade acadêmica está convidada a participar desse debate, no dia 29 de agosto, próxima segunda-feira, no auditório do CSA, a partir das 18h. As inscrições são gratuitas.
 

6 - Lançamento do e-book do NASCER

 
O e-book Os desafios da mulher múltipla é uma iniciativa do Núcleo de Atenção à Saúde da Coletividade como Estratégia de Rede (NASCER) e do Programa de Residência em Atenção Básica/ Saúde da Família (RESENF), do CCO/UFSJ. O material foi elaborado pela professora Luciana Netto e pela enfermeira Isabela Flávia dos Santos.
 
O lançamento será dia 3 de setembro, às 8h, com a conferência on-line de Isabela dos Santos. Após o evento, o e-book estará disponível para download gratuito nas redes sociais do NASCER. O link de transmissão será enviado aos inscritos.
 

7 - Mercado de trabalho em São João del-Rei

 
O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (Nepe), vinculado ao Departamento de Ciências Econômicas da UFSJ, acaba de divulgar o Boletim do Mercado de Trabalho de São João del-Rei, referente ao 2º trimestre de 2022. Neste período, foram criadas 429 novas vagas de empregos formais no município. Desse total, 183 vagas foram destinadas a jovens com idade entre 18 e 24 anos. A cidade finalizou o segundo trimestre com 18.921 empregos formais, sendo o setor de serviços o que registra o maior número de trabalhadores formais (8.176).

Última atualização: 26/08/2022