1 - Bolsistas do PIBIC/FAPEMIG devem atualizar dados bancários até amanhã, dia 23

 
Os estudantes que integram projetos de iniciação científica, contemplados com bolsa PIBIC/FAPEMIG, nos Editais 001, 003 e 005/2022/PROPE, têm até amanhã, 23 de setembro, para atualização de seus dados bancários. Para fazer a alteração, os alunos precisam acessar o cadastro do sistema Everest, onde serão preenchidas todas as informações necessárias. A atualização com os dados corretos é fundamental para que o estudante não tenha problemas ou atraso no recebimento da bolsa. 
 
A Fapemig informou, que passará a realizar o pagamento das bolsas diretamente na conta corrente informada pelo aluno no cadastro do Everest. Ou seja, não haverá mais pagamento de bolsa pelo cartão BB Pesquisa. No site da Fundação, o aluno pode encontrar instruções para atualização dos dados bancários e também conferir algumas especificidades das contas correntes de alguns bancos para realizar a atualização do cadastro. Para acessar este conteúdo, clique aqui
 
Em caso de dúvidas, os estudantes podem entrar em contato no Setor de Pesquisa da UFSJ, pelo e-mail sepes@ufsj.edu.br ou pelo telefone (32) 3379-5131. Informações também podem ser obtidas por meio do Fale Conosco da Fapemig.
 

2 - Prope anuncia implantação do SIGAA-Pesquisa

 
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) informa que foi implementado o sistema "SIGAA-Módulo Pesquisa”. Esta ação é mais um passo importante para o planejamento de novas políticas de apoio à pesquisa da UFSJ, bem como, torna possível a elaboração de relatórios com a finalidade de se obter mais recursos internos. Fique por dentro.
 

3 - Programa de monitoramento das eleições da UFSJ é destaque no MG2

 
O Panorama Virtual das Eleições (Pave), desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Ciências da Computação da UFSJ (DCOMP), voltou a protagonizar o telejornal MG2, da TV Integração (Rede Globo). No dia 15 de setembro, a edição do jornal apresentou o resultado do monitoramento de posts no Twitter que citaram os dois candidatos melhor colocados nas pesquisas para o governo de Minas Gerais. Acompanhe
 

4 - Coordenadores de Pós-graduação se reúnem para discutir a avaliação quadrienal da Capes

 
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFSJ (Prope) promoveu, nos dias 20 e 21 de setembro, reunião com todos os coordenadores dos programas da Universidade, para debater sobre o resultado da avaliação quadrienal divulgado pela Capes no início do mês. No encontro, a Prope apresentou a análise e a síntese elaborada sobre o desempenho alcançado pelos Programas com intuito de discutir as fragilidades, potencialidades e ações necessárias para o avanço da Pós-graduação institucional. Saiba mais.
 

5 - Curso Introdução à Redação de Patentes, inscreve até amanhã

 
Encerram-se amanhã, 23 de setembro, as inscrições para o curso Introdução à Redação de Patentes, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP), já divulgado na edição nº 864 deste Boletim. Saiba como fazer sua inscrição aqui
 

6 - Capacitação da PROPE amanhã: inscreva-se!

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPE) oferece capacitação para pesquisadores, graduandos e pós-graduandos sobre a plataforma Embase, uma base de dados de pesquisa e de literatura biomédica internacional. Ainda dá tempo de se inscrever!
 

7 - Processo seletivo ITCP-UFSJ

 
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UFSJ), situada no CTAN, abre edital, com inscrições até 26 de setembro, para estudantes que queiram atuar em projetos que visam o fortalecendo o cooperativismo, autogestão, o desenvolvimento socioeconômico, dentre outros. Confira o edital
 

8 - PPGCA: seminário na próxima segunda

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) promove seminário com o professor Alexon Fernandes Campos (DCIAG),  sobre o tema Seleção de genótipos de Sorgo Granífero resistentes à infestação de pulgão amarelo - Melanaphis sacchari/sorgi. Será dia 26 de setembro, segunda-feira, às 10h, na sala 2.16 (Pavilhão de aulas - CSL).
 

9 - PPGBIOTEC: agenda de qualificações

 
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (CCO) convida a comunidade acadêmica para as bancas de qualificação de doutorado abaixo:
 
*Composição química, avaliação das atividades alelopática e larvicida e dos efeitos citotóxico, genotóxico e antigenotóxico de Tecoma stans (BIGNONIACEAE), da doutoranda Thaís Paula Rodrigues Gonçalves. 27 de setembro, às 8h, via Google Meet.
Banca: Profa. Luciana Alves Rodrigues dos Santos Lima (Orientadora)
Profa. Simony Carvalho Mendonça (UFRJ)
Prof. Adriano Guimarães Parreira (UEMG)
Prof. Mairon César Coimbra (UFSJ)
Dra. Paula Avelar Amado (FARMAX)
Dra. Nathália Lucca Silva (UNA)
 
**Estudo fitoquímico e avaliação de atividades biológicas dos caules de Smilax brasiliensis Sprengel (Smilacaceae), da doutoranda Izabela Caputo Assis Silva. 27 de setembro, às 13h30, via Google Meet.
Banca:  Profa. Luciana Alves Rodrigues dos Santos Lima (Orientadora)
Profa. Ana Hortência Fonseca Castro (UFSJ)
Dra. Paula Avelar Amado (FARMAX)
Dra. Nathália Lucca Silva (UNA)
Prof. Mairon César Coimbra (UFSJ)
Prof. Adriano Guimarães Parreira (UEMG)
 

10 - DMUSI convida para evento, hoje, dia 22

 
O Departamento de Música da UFSJ convida a comunidade para o evento As Nossas Canções: trilhas sonoras de vida e cantorias na cidade, projeto de extensão que propõe a prática coletiva do canto em espaços públicos de São João del-Rei. Ocorre hoje, quinta-feira, às 19h, na Capela Nossa Senhora do Rosário (Bairro São Dimas). O público participante será convidado a cantar e compartilhar as memórias evocadas pelas canções, sempre acompanhado por professores e alunos dos Departamentos de Música e de Artes da Cena da UFSJ.

Última atualização: 22/09/2022