1 - Último dia para entrega do relatório final de Iniciação Científica

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação alerta aos pesquisadores que o prazo para a entrega do relatório final dos editais 004/2021/PROPE, 005/2021/PROPE, 007/2021/PROPE e 009/2021/PROPE (vigência de setembro de 2021 a agosto de 2022) termina hoje, 30 de setembro. O prazo para entrega do relatório final dos editais 006/2021/PROPE e 008/2021 (vigência de outubro de 2021 a setembro de 2022) é até dia 31 de outubro de 2022.
 
Ao final da execução do projeto de Iniciação Científica, é necessário o envio do relatório (formulário preenchido e assinado pelo professor e pelo aluno, mais o relatório de pesquisa) para pibic@ufsj.edu.br, no qual constem as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos. Deve ser enviado também atestado de frequência do aluno, que cubra toda a vigência do projeto.
 
ATENÇÃO! O não cumprimento desses prazos previamente estabelecidos pela Prope poderá implicar na inadimplência do aluno e do orientador. Todas as instruções estão disponíveis em https://ufsj.edu.br/pic/relatorios.php.
 

2 - Uso de máscaras na UFSJ passa a ser facultativo

 
O presidente do Conselho Universitário da UFSJ (Consu), professor Marcelo Andrade, publicou, na tarde desta quinta, 29, ad referendum que trata da liberação do uso de máscaras nas dependências da UFSJ, que passa a ser facultativo, desde que o cenário epidemiológico continue controlado. Veja mais.
 

3 - Fapemig: inscrições para pós-doutorandos termina em 17/10

 
Termina no dia 17 de outubro o prazo para envio de propostas à Chamada 017/2022 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que disponibilizará bolsas para pós-doutorandos. O edital completo, com todas as informações, inclusive prazos e documentação, pode ser acessado neste link. Leia a íntegra.
 

4 - Congresso de Produção Científica da UFSJ debate o "resistir" da Ciência

 
Tendo como tema central A resiliência da Ciência, as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) e de Extensão (Proex) realizam, de segunda a sexta-feira, 3 a 7 de outubro, o XIX Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ (XIX CPC). Evento totalmente on-line, o CPC é o momento em que a Universidade mostra e discute o que produz em termos de pesquisa, extensão e ensino. Acompanhe.
 

5 -  PPGBIOTEC: agenda de qualificações

 
*Remoção de corantes utilizados em indústria têxtil por adsorção utilizando biomassa seca de Eichhornia crassipes e Pistia stratiotes, do mestrando Jonas Alexsander Dias Ferreira. Em 3 de outubro, às 9h, via Google Meet
Banca: Prof. Rafael César Russo Chagas (Presidente)
Prof. Luis Fernando Soares (UFSJ)
Profa. Ludmila Silva Brighenti (UEMG)
Prof. Joaquim Maurício Duarte Almeida (UFSJ)]
 
**Avaliação in vitro do potencial genotóxico e do efeito no perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos da microbiota intestinal de peixes causados por mistura de metais pesados associados às atividades mineradoras, da mestranda Lara Luiza Freitas de Oliveira. Em 3 de outubro, às 13h30, via Google Meet
Banca: Prof. Ralph Gruppi Thomé (Presidente)
Profa. Farah Maria Drumond Chequer Baldoni (Coorientadora)
Prof. Fábio Vieira dos Santos (UFSJ)
Prof. Hélio Batista dos Santos (UFSJ)
Prof. Magna Cristina de Paiva (UFSJ)
 

6 - Profnit convida para defesa

 
O Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) convida para defesa da dissertação Avaliação de desempenho individual e de serviços com ênfase no excellence gap dentro de organizações weberianas, da mestranda Daniele Guimarães Diniz.
Em 3 de outubro, às 13h30. Link deve ser solicitado pelo e-mail profnit@ufsj.edu.br
Banca: Prof. Anderson Oliveira Latini (Orientador)
Prof. Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto (UFAL)
Prof. André Cardoso Moura (EPCAR)
Prof. Marcelo Miranda Coelho (EPCAR)

Última atualização: 30/09/2022