Relatórios


Relatórios dos projetos de iniciação científica:

ATENÇÃO, PROFESSORES! É obrigatório o envio para pibic@ufsj.edu.br de atestado de frequência do aluno no momento da entrega do relatório final ou na substituição de orientando, se houver. Não é permitida a assinatura digital. 

Alunos titulados, afastados por qualquer tipo de mobilidade acadêmica (inclusive intercâmbio) ou com matrícula trancada não podem ser orientandos.

Ao final da execução do projeto de iniciação científica é necessário o envio do relatório final (formulário preenchido e assinado pelo professor e pelo aluno mais o relatório de pesquisa) para pibic@ufsj.edu.br, onde constem as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos. É possível relatar todas as alterações realizadas no plano de trabalho e as dificuldades encontradas e ainda a avaliação da experiência pelo aluno e pelo professor. Deve ser enviado também um atestado de frequência do aluno durante toda a vigência do projeto.

ATENÇÃO: O não cumprimento do prazo estabelecido pela PROPE poderá implicar na inadimplência do aluno e do orientador.

  • Relatório Final dos projetos com vigência de agosto de 2017 a julho de 2018 (PIBIC/CNPq, PIBIC/UFSJ, PIBIC-Af/CNPq, PIBITI/CNPq, PIDAC-Af/UFSJ, PIDATI-Af/UFSJ, PIDAC-Artes-Af/UFSJ e PIIC):

O prazo para o envio do formulário do Relatório Final de Iniciação Científica, acompanhado do relatório de pesquisa do projeto, em arquivo único, em pdf, referente ao período de agosto de 2017 a julho de 2018 (Editais 003/2017/PROPE, 004/2017/PROPE/PROAE, 005/2017/PROPE/PROAE e 006/2017/PROPE/PROAE), para o endereço pibic@ufsj.edu.br é até o dia 31 de agosto de 2018, impreterivelmente, conforme explicitado abaixo:

a) Formulário, que deverá ser assinado pelo aluno e pelo orientador, digitalizado e enviado ao endereço pibic@ufsj.edu.br junto ao relatório de pesquisa e ao atestado de frequência para todo o período em que o aluno foi orientando.
Para baixar o NOVO formulário do relatório final, clique aqui    

b) Relatório de pesquisa do projeto, em conformidade com o item 15 do formulário (a ser redigido pelo aluno, sob orientação do orientador) com no mínimo 5 (cinco) e no máximo 20 (vinte) páginas (fonte Arial ou Times New Roman 12, espaçamento 1,5 e margens 2 cm), escrito em redação científica, contendo obrigatoriamente: Título (em letras maiúsculas, em negrito e centralizado na página); autoria (aluno de IC e orientador, com citação ao curso/unidade administrativa de vinculação de ambos, alinhados à direita); Resumo; Introdução (descrição do assunto estudado, fundamentado em revisão bibliográfica); outras seções (distribuídas de acordo com a natureza e as especificidades da área, contendo a descrição dos métodos utilizados no desenvolvimento do trabalho, apresentação e discussão dos resultados obtidos); Conclusão, Agradecimentos e Referências Bibliográficas. Os títulos das seções também deverão estar em maiúsculas, negrito e alinhados à esquerda.
ATENÇÃO: É importante a inclusão de agradecimento à agência de fomento.

c) Atestado de frequência para todo o período em que o aluno foi orientando do projeto.
Para baixar um modelo de atestado de frequência dos Editais 003/2017/PROPE, 004/2017/PROPE/PROAE, 005/2017/PROPE/PROAE e 006/2017/PROPE/PROAE, clique aqui.

  • Relatório Final dos projetos com vigência de março de 2018 a fevereiro de 2019 (PIBIC/FAPEMIG e PIIC, PPC/FAPEMIG/UFSJ, PIBIC-Jr/FAPEMIG, PIBIC-Jr IFs/FAPEMIG, PIDATI-Af/UFSJ, PIDAC-Af/UFSJ, PIDAC-Artes-Af/UFSJ, PIBIC-EAD/CAPES):

O prazo para o envio do formulário do Relatório Final de Iniciação Científica, acompanhado do relatório de pesquisa do projeto, em arquivo único, em pdf, referente ao período de março de 2018 a fevereiro de 2019 (Editais 009/2017, 010/2017, 011/2017, 012/2017, 013/2017, 014/2017, 015/2017 e 016/2017), para o endereço pibic@ufsj.edu.br é até o dia 31 de março de 2019, impreterivelmente, conforme explicitado abaixo:

a) Formulário que deverá ser assinado pelo aluno e pelo orientador, digitalizado e enviado ao endereço pibic@ufsj.edu.br.

Para baixar o formulário do relatório final (qualquer edital), clique aqui.

b) Relatório de pesquisa do projeto, em conformidade com o item 15 do formulário (a ser redigido pelo aluno, sob orientação do orientador) com no mínimo 5 (cinco) e no máximo 20 (vinte) páginas (fonte Arial ou Times New Roman 12, espaçamento 1,5 e margens 2 cm), escrito em redação científica, contendo obrigatoriamente: Título (em letras maiúsculas, em negrito e centralizado na página); autoria (aluno de IC e orientador, com citação ao curso/unidade administrativa de vinculação de ambos, alinhados à direita); Resumo; Introdução (descrição do assunto estudado, fundamentado em revisão bibliográfica); outras seções (distribuídas de acordo com a natureza e as especificidades da área, contendo a descrição dos métodos utilizados no desenvolvimento do trabalho, apresentação e discussão dos resultados obtidos); Conclusão, Agradecimentos e Referências Bibliográficas. Os títulos das seções também deverão estar em maiúsculas, negrito e alinhados à esquerda.
ATENÇÃO: É importante a inclusão de agradecimento à agência de fomento.

c) Atestado de frequência para todo o período em que o aluno foi orientando do projeto.

Para baixar um modelo de atestado de frequência dos Editais 009, 010, 011, 012, 013, 014, 015 e 016/2017, clique aqui.

Caso haja colação de grau antes do final da vigência, é necessária solicitação de encerramento precoce do projeto. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Pesquisa (pibic@ufsj.edu.br ou 32 3379-5131).

Caso haja substituição de orientando, deve-se enviar relatório parcial, onde constem as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos até então. O formulário deverá ser preenchido, assinado pelo aluno e pelo orientador, digitalizado e enviado para pibic@ufsj.edu.br, junto ao atestado de frequência do aluno substituído. Não é necessário envio do relatório de pesquisa.

O prazo para entrega do relatório parcial e do atestado de frequência é até o último dia do mês de substituição do orientando.

Para baixar o formulário do relatório parcial de qualquer edital, clique aqui.
Para baixar um modelo de atestado de frequência do aluno substituído, clique aqui.