1 - Assin abre chamada para competição internacional em Bioeconomia

 
A Assessoria para Assuntos Internacionais divulga a Chamada Interna 03/2022 – ASSIN, seleção de estudantes interessados em participar da Competição Internacional Living Lab Biobased Battle, sob a supervisão do professor Boutros Sarrouh (DQBIO), em parceria com a Assessoria Internacional. Serão oferecidas 10 vagas para os candidatos aprovados no processo seletivo. 
 
O Living Lab Biobased Brazil é uma competição internacional de bioeconomia, por meio da qual estudantes de instituições brasileiras e holandesas trabalham em conjunto na busca de soluções para problemas reais de um determinado segmento da área. Neste ano, o tema é Resíduos de café. É possível fazer a inscrição até 10 de outubro. Confira a Chamada completa aqui.
 

2 - Indetec convida para evento

 
A Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (Indetec) convida a comunidade para a palestra Marco Legal das Startups, ministrada pelo advogado e mestrando do PROFNIT-UFSJ, Rodrigo Picon. Ocorre na próxima terça-feira, 11 de outubro, às 19h, de forma remota. Inscreva-se.
 

3 - Professor do curso de Psicologia recebe homenagem na Assembleia Legislativa de Minas

 
Em comemoração aos 60 anos da regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) prestou homenagem aos profissionais do Estado. O evento condecorou 17 profissionais de diversas frentes de atuação da Psicologia, pelos serviços prestados à sociedade. O professor do Departamento de Psicologia da UFSJ (DPSIC), Celso Francisco Tondin, foi um dos homenageados. Leia a íntegra.
 

4 - e-CAP com inscrições abertas

 
A equipe de competição em Eficiência Energética do Campus Alto Paraopeba (e-CAP/UFSJ) está com inscrições abertas até 16 de outubro. O projeto foca no desenvolvimento de protótipos veiculares de alta eficiência energética, buscando maior sustentabilidade em todos os processos. 
 
A e-CAP participa anualmente da maior competição de eficiência energética do mundo: a Shell Eco-Marathon. É composta por cinco alunos, orientados pelo professor Tarsis Prado Barbosa, que se dividem em setores, de acordo com suas áreas de conhecimento. Leia o edital completo e participe!
 

5 - VII Mostra Vestígios

 
A sétima edição da Mostra Vestígios, organizada pela turma de Design do Futuro, do Programa Interdepartamental em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (Pipaus), está com inscrições abertas até 17 de outubro. São esperados projetos que utilizam a arte como elemento de transformação social. Acompanhe o edital e se inscreva.
 

6 - Capes abre mestrado para professores de História

 
O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) está com edital aberto para a seleção 2023, até esta quinta, 6 de outubro. São 640 vagas para a formação continuada de professores da Educação Básica que ensinam História. As oportunidades atendem a todas as regiões do País.
 
O curso presencial possui três linhas de pesquisa: Saberes históricos no espaço escolar; Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão; e Saberes históricos em diferentes espaços de memória. O Edital do ProfHistória é um dos 12 autorizados para a Chamada 2022/2023 do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB) da Capes.

Última atualização: 04/10/2022