1 - Pesquisa comemora aumento de bolsas de iniciação científica e pós-doc

 
Dos quatro projetos escritos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) e submetidos ao CNPq neste ano, a UFSJ foi contemplada em todos eles e, em três destes, a instituição conseguiu aumentar a quantidade de bolsas. Ao todo, foram conquistadas 160 bolsas. Em outra frente, a UFSJ conseguiu 10 das 20 bolsas de pós-doutorado pleiteadas junto à Capes. As informações são do pró-reitor de Pesquisa, professor André Baldoni.
 
Segundo ele, apesar das limitações orçamentárias do CNPq e da complexidade na escrita desses projetos, conseguiu-se um aumento no número de cotas. “Essa é uma conquista de toda a comunidade acadêmica, pois os parâmetros avaliados consideram informações de toda a instituição”, avalia o pró-reitor. Saiba mais!
 
 

2 - Bolsistas da Fapemig devem conferir pagamento simbólico para confirmação de dados bancários

 
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) programou para esta quinta-feira, 13 de outubro, um pagamento simbólico para validação dos dados bancários de seus bolsistas. Os estudantes que recebem bolsas da Fapemig devem verificar o crédito no valor de R$0,01 (um centavo) na conta corrente informada no Sistema Everest.
 
Aqueles que não receberem o pagamento de R$ 0,01 devem conferir os dados bancários até sexta-feira, 14 de outubro, sob pena de não recebimento das próximas bolsas.
 
Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Fapemig por meio do whatsapp (31) 3280-2158 (informar o nome, o CPF e as dúvidas). Outras informações podem ser solicitadas via Fale Conosco da Fundação.
 
Informações completas podem ser obtidas aqui.
 
 

3 - Inscrições para Edital de Apoio à Criação e Circulação Artística encerra nesta semana

 
As inscrições para o Edital 008/UFSJ/PROEX de Apoio à Criação e Circulação Artística terminam nesta sexta-feira, 14 de outubro. A iniciativa estabelece mecanismos de estímulo e financiamento, assim como concessão de bolsas institucionais de Artes para estudantes de graduação e pós-graduação da UFSJ. Podem concorrer projetos institucionais no campo artístico, vinculados à indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
Todas as informações estão disponíveis no edital. Os modelos dos documentos necessários podem ser acessados neste link.
 
 

4 - PPLAN divulga datas para execução das despesas do exercício de 2022

 
A Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento divulgou as datas para o encerramento da execução das despesas do exercício de 2022 da UFSJ. Os prazos foram estabelecidos pela Portaria nº 043, de 27/09/2022. Confira as datas definidas pelo documento:
 
Entre 4 e  7 de outubro: prazo para solicitação de remanejamento entre os elementos de despesas dentro do custeio (Passagens, material de consumo, transporte e diárias);
Até dia 14 de outubro: requisições de diárias e passagens aéreas no SCDP, requisições de ressarcimento de passagens terrestres com bilhetes já emitidos, requisições de suprimento de fundos.
Até dia 21 de outubro: requisições de materiais no almoxarifado, atas de registros de preços e requisições de transportes.
 
 

5 - PROGP orienta sobre registro do ponto na tarde de 7 de outubro

 
A PROGP informa que os servidores deverão cadastrar a ocorrência “FREQUÊNCIA INTEGRAL” para que seja efetuado o abono de horas referentes ao expediente do dia 7 de outubro. Nesta data, após a publicação do Boletim nº 882, servidores técnicos, professores e terceirizados foram liberados, a partir das 15h, devido ao alerta de tempestade severa com granizo, vendaval e chuva forte.
 
Os servidores que permaneceram no trabalho após o horário da liberação não farão jus ao crédito de horas.
 
 

6 -  Congresso Internacional Movimento Docentes começa nesta sexta

 
O Congresso Internacional Movimento Docentes será realizado nos dias 14  e 15 de outubro de forma online pelo Youtube. Participam deste evento docentes e estudantes de todos os estados brasileiros e de outros 29 países. O congresso tem como público-alvo professores, pesquisadores e alunos de todas as áreas do conhecimento. A programação gratuita será composta por palestras, minicursos, mesas virtuais e pocket shows. Para se inscrever, basta preencher o formulário. Mais informações estão disponíveis neste link.
 
O evento é oferecido pelo grupo Movimentos Docentes e Observatório de Educação e Sustentabilidade, ambos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
 
 

7 - Centro Cultural recebe três exposições que refletem temáticas da atualidade

 
O Centro Cultural UFSJ recebe três novas exposições: Labirinto: Narrativas Antrópicas, da professora Luciana Beatriz Chagas (Artes Aplicadas); Aqua, do professor André Flávio Rodrigues (Ciências Biológicas), e Paisagens do Ferro, com obras do professor Bruno Amarante (Artes Aplicadas). As mostras estão disponíveis ao público até 15 de novembro.
 
Para mais informações sobre os trabalhos, clique aqui.

Última atualização: 13/10/2022