1 - Nota de apoio à ministra Cármen Lúcia e à deputada federal Marina Silva

 
O Conselho Universitário da UFSJ aprovou, por unanimidade, na tarde desta segunda, 24, nota de repúdio à agressão sofrida pelas duas autoridades no final de semana. Leia o integral teor.
 

2 - Prorrogação de prazo para o Recadastramento do Auxílio Saúde

 
O prazo para que os servidores que recebem o Auxílio Saúde (ressarcimento do plano de saúde) façam o recadastramento no SouGov.br foi prorrogado para 31 de outubro. Para processá-lo, os servidores, aposentados e pensionistas deverão acessar o serviço de Saúde Suplementar no aplicativo, escolher a função “Alterar/Recadastrar” e preencher as informações solicitadas.
 
Reforçamos a necessidade de que todos os servidores confiram se o seu recadastramento foi realizado. Para tal, basta acessar o SouGov.br, clicar em “Solicitações” e verificar se consta a situação da análise como “Finalizado” e o estado como “Deferido”. Em caso de dúvidas, entre em contato por e-mail: seaps@ufsj.edu.br
 
Para acessar o passo a passo e as orientações detalhadas para o recadastramento, acesse este link.
 

3 - Câncer de mama: o efeito da pandemia e o diagnóstico precoce

 
O cenário da pandemia da covid-19 afetou, de forma relevante, a realização de mamografias nos anos 2020 e 2021. Por receio de contrair o novo coronavírus, muitas mulheres deixaram de realizar o exame, que é uma das principais formas de prevenção do câncer de mama. Luciana Lara dos Santos, médica e professora do curso de Medicina do Campus Centro-Oeste Dona-Lindu (CCO), em Divinópolis (MG), explica que o câncer de mama se tornou, em 2021, o mais incidente em mulheres no mundo – fique por dentro.
 

4 - Promel: agenda de qualificações

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) convida a comunidade para as seguintes qualificações:
 
*O que dizer, se não gritar? Uma análise discursiva dos gritos feministas na América Latina (2015-2020), mestranda Amanda Reis de Castro.
Em 27 de outubro, às 9h30, via Google Meet
Banca: Profa. Nádia Dolores Fernandes Biavati (Orientadora)
Prof. Rogério Luid Modesto dos Santos (UESC)
 
**Análise do Livro Didático de Língua Espanhola “Sentidos en Lengua Española 3” a partir do conceito de Discurso Pedagógico, da mestranda Mariana Christina de Morais Santos. Em 27 de outubro, às 14h, via Google Meet
Banca: Prof. Edmundo Narracci Gasparini (Orientador)
Prof. Alex Mourão Terzi (IF-Sudeste MG)
 

5 - Profiap: defesas marcadas

 
O Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) convida a comunidade para as defesas desta última semana de outubro. Todas ocorrem em formato on-line e os interessados em acompanhar devem solicitar link pelo e-mail profiap@ufsj.edu.br.
 
*A gestão orçamentária municipal no enfrentamento à covid: análise da situação econômico-financeira de um município mineiro de pequeno porte, da mestranda Thaiza Mercedes Silva e Sousa. Em 25 de outubro, às 9h30.
Banca: Prof. André Luiz Bertassi (Orientador) 
Prof. Leandro Rivelli Teixeira Nogueira (UFV)
Prof. Luiz Gustavo Camarano Nazareth (UFSJ)
Prof. Paulo Henrique de Lima Siqueira (UFSJ)
 
**Maturidade em gerenciamento de projetos: estudo em uma instituição de ensino superior de Minas Gerais, da mestranda Angélica Letícia Freitas Souza. Em 25 de outubro, às 15h. 
Banca: Prof. Paulo Henrique de Lima Siqueira (Presidente)
Prof. Fabrício Molica de Mendonça (UFSJ)
Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza (Unifal)
 
***Participação e legitimação de espaços institucionais: um estudo a partir da percepção do corpo legislativo de Vilhena – RO, do mestrando Fernando Penafiel. Em 31 de outubro, às 14h. 
Banca: Profa. Vânia Aparecida Resende (Presidente)
Profa. Caroline Miriã Fontes Martins (UFSJ)
Profa. Renata Pedretti Morais Furtado (UFLA)
Prof. Virgílio Cezar da Silva e Oliveira (UFJF) 
 

6 - PPGCF convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) convida para banca de defesa da mestranda Paula Resende Daher Chaves, com dissertação intitulada Cuidado farmacêutico no manejo de azia e dispepsia em uma farmácia comunitária do interior de Minas Gerais. Nesta terça-feira, 25 de outubro, às 13h30, via Google Meet. O link será publicado na página do PPGCF
Banca: Profa. Mariana Linhares Pereira (Presidente)
Profa. Thays Santos Mendonça (Semusa)
Profa. Adriana Cristina Soares de Souza (UFSJ)
Prof.  André de Oliveira Baldoni (UFSJ)
Prof. Tiago Marques dos Reis (UNIFAL)
 

7 - Recadastramento de conta corrente na Fapemig

 
A Fapemig informa que o pagamento simbólico da folha teste foi efetuado para os bolsistas que já estavam implementados em setembro. Os bolsistas implementados em outubro terão o pagamento da bolsa efetivado até o 5º dia útil de novembro. Já os bolsistas que ainda não cadastraram os dados bancários no Sistema Everest, deverão fazê-lo o mais breve possível – veja aqui o passo a passo completo.

Última atualização: 24/10/2022