1 - Edital Pase 2022/2: Assistência Estudantil abre inscrições

 
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) publicou edital para o Processo de Avaliação Socioeconômica (Pase). Os candidatos em situação de vulnerabilidade social têm até o dia 10 de novembro para se inscrever e enviar os documentos necessários pelo SIGAA. As informações podem ser acessadas neste link. Acompanhe os detalhes.
 

2 - Devolução de materiais restantes nos serviços de reprografia

 
A Divisão de Prefeitura de Campus informa que, em virtude da interrupção na prestação de serviços de reprografia, impressão e encadernação nos campi de SJDR, conforme publicado no Boletim nº 882, de 7 de outubro de 2022, o Setor de Apoio Logístico, por meio dos Serviços de Protocolo, está providenciando a devolução das pastas de material às secretarias de cursos, programas e departamentos. Entretanto, em virtude do volume de pastas e de a maioria estar identificada somente pelo nome da disciplina, a atividade demanda tempo para ser realizada. Havendo urgência para reaver o conteúdo, gentileza entrar em contato por e-mail e agendar a retirada.
No CSA: protocolocsa@ufsj.edu.br
No CDB: protocolocdb@ufsj.edu.br
No CTAN: protocoloctan@ufsj.edu.br
 

3 - PROPE publica novo edital de bolsas de Iniciação Científica Júnior

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação comunica a publicação do Edital 014/2022/PROPE - PIBIC-Jr/FAPEMIG para seleção de propostas de estudo a serem contempladas com bolsa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr), financiada pela Fapemig. O novo Edital tem como finalidade complementar a utilização da cota institucional concedida pela Fapemig em setembro. O período de submissões vai de 31 de outubro, próxima segunda-feira, até 21 de novembro de 2022. Doutores, mestres e especialistas podem fazer a submissão de até duas propostas de estudo. 
 

4 - Outubro Rosa: atendimento à população no Pátio Matosinhos

 
A Campanha Outubro Rosa pela Vida realiza, nesta sexta, 28, programação especial no Pátio Matosinhos. O evento encerra as atividades promovidas durante o mês, para conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Oferecida pela Prefeitura de São João del-Rei por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a ação disponibilizará diversos serviços à população, entre 13h e 16h. Fique por dentro.
 

5 - Egresso participa das comemorações dos 50 anos do curso de Psicologia

 
Neste ano, o curso de Psicologia completa 50 anos de implantação. Anterior à UFSJ, que nasceu em 1987, essa graduação formou gerações de profissionais e seu surgimento foi fruto do trabalho missionário dos religiosos salesianos que aqui fundaram o Instituto de Psicologia e Pedagogia em 1952. Uma série de eventos serão realizados pelo Departamento de Psicologia (DPSIC) para celebrar a data. Saiba mais.
 

6 - Startups da UFSJ no topo do Programa Escale-se

 
A NanoPack Technology in Nanofood, startup acadêmica da UFSJ, foi selecionada em primeiro lugar pelo Programa Escale-se. A iniciativa vencedora surgiu de pesquisa do professor do Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos (DQBIO), Igor Boggione Santos, e deu origem ao Grupo de Pesquisa Nanotec, cadastrado no CNPq, e atuante no Campus Alto Paraopeba. Já a startup EcoNux, coordenada pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Produção (DEMEP), Túlio Panzera, alcançou o segundo lugar no mesmo Programa. Veja mais.
 

7 - Promel: agenda de eventos

 
O Programa de Mestrado em Letras (Promel) realiza dois minicursos:
 
*Extensão e pesquisa com a mestranda Elaine Carolina Pinto, orientado pela professora Kátia Lombardi, com a temática Retratos femininos: reflexões sobre a imagem das mulheres. Até 28 de outubro, com emissão de certificado. Inscreva-se.  
 
**Acervo e arquivos literários: teorias e perspectivas, com o professor Cléber Araújo Cabral. De 3 a 4 de novembro, de 14h às 18h, na sala 2.48 (CDB), com carga horária de 10h. Inscrições pelo e-mail: minicursoclebercabral@gmail.com
 

8 - PPGCC convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação (PPGCC) convida a comunidade para banca de defesa do mestrando Pablo Wilson Lage, com a dissertação intitulada Uma análise sobre as estratégias de resiliência na alocação de controladores SDN. No dia 31, às 14h. Os interessados devem solicitar o link pelo e-mail ppgcc@ufsj.edu.br
Banca: Profa. Fernanda Sumika Hojo de Souza (Orientadora)
Prof. Daniel Ludovico Guidoni (interno)
Prof. Felipe Domingos da Cunha (PUC-Minas)
 

9 - Cadastramento escolar para 2023 começa em novembro

 
O Cadastramento Escolar para o ano de 2023, turmas da Educação Infantil da rede municipal de ensino em São João del- Rei, será realizado de 7 a 16 de novembro deste ano. Os pais ou responsáveis legais podem realizar o procedimento pela internet.
 
São necessários os seguintes documentos: algum documento oficial do aluno e o CPF do responsável, mais comprovante de residência. Dúvidas devem ser encaminhadas para a Secretaria de Educação (Av. Oito de Dezembro, nº 322, Centro). Telefones de contato: (32) 3373-3002 e (32) 3373-3025. Para saber mais, acesse o link.

Última atualização: 27/10/2022