1 - UFSJ saúda o povo brasileiro pelo exercício da democracia

 
A Universidade Federal de São João del-Rei vem agradecer a cada um dos 124 milhões, 252 mil e 796 brasileiras e brasileiros que depositaram nas urnas, neste 30 de outubro, o seu voto e, junto a ele, seus desejos e esperanças. Leia a íntegra.
 

2 - Bioengenharia une UFSJ e universidade argentina

 
Na próxima quinta-feira, 3, a partir das 8h30, no auditório da Biblioteca do Dom Bosco, acontecerá evento acadêmico internacional. Trata-se de Workshop do Programa de Bioengenharia e Ciclo de Palestras da Linha de Pesquisa Bioengenharia de Sistemas Neuronais, que reunirá pesquisadores da UFSJ e da Universidade Nacional de Catamarca, na Argentina. Fique por dentro.
 

3 - Andifes e Fundação Carolina celebram acordo de cooperação educativa

 
A Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Fundação Carolina – instituição para a promoção das relações culturais e a cooperação no âmbito educativo e científico entre a Espanha e o resto do mundo –, celebraram, na semana passada, Convênio Específico de Cooperação Educativa para a concessão de bolsas em programas de doutorado e estágios de curta duração de pesquisa para doutores. Acompanhe.
 

4 - NUCAL: solicitações até 18 de novembro

 
O Núcleo de Criação de Animais de Laboratório da UFSJ (NUCAL) comunica que a reserva de animais para o primeiro semestre de 2023 deverá ser realizada, impreterivelmente, até o dia 18 de novembro, mediante preenchimento e envio do formulário de solicitação de animais. Apenas projetos com aprovação junto à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) poderão ter suas reservas aceitas. Mais informações: bioterio@ufsj.edu.br.
 

5 - Processo Seletivo Unificado REMSA/RESENF

 
A Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU), da UFSJ, torna público o Edital nº 001 para seleção de candidatos aos programas Residência Profissional em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família (RESENF) e Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente (REMSA), com início em março de 2023. 
 
As inscrições vão de 21 a 25 de novembro, exclusivamente pelo e-mail processoseletivo@ufsj.edu.br. Ao todo, são seis vagas para Enfermagem na RESENF e seis para a REMSA, distribuídos nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Psicologia. Confira o edital completo.
 

6 - CAP recebe pesquisadores portugueses

 
Nesta sexta-feira, 4 de novembro, a partir das 15h30, o curso de Engenharia de Telecomunicações da UFSJ, junto com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL), promove duas palestras: Smart Radio Environments for 6G e Modeling Macrocell Radio Coverage at sub-6GHz Frequencies, com os professores Rafael Ferreira da Silva Caldeirinha e Nuno Leonor, do Instituto de Telecomunicações e do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), respectivamente. No Campus Alto Paraopeba (CAP), sala 110 – Bloco 2. Saiba mais.
 

7 - Promel cancela aula magna

 
O Programa de Mestrado em Letras (Promel) da UFSJ informa que, devido à interdição nas estradas de São Paulo, estão adiados o minicurso e a aula do professor Roberto Leiser Baronas (UFSCar), previstos para ocorrer nesta quinta-feira, 3 de novembro, com o tema Da cena englobante aos tecnogêneros discursivos: breve percurso epistemológico. Em breve será informado nova data.
 
Já o minicurso do professor Cleber Cabral, divulgado na edição nº 895 de nosso Boletim, continua confirmado para os dias 3 e 4 de novembro. Veja mais detalhes.
 

8 - Seminário FQMAT

 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT) promove seminário nesta sexta, 4 de novembro, com o professor Halph Gruppi Thomé (CCO-UFSJ), que trabalha o tema Biomarcardores como ferramentas de biomonitoramento ambiental. Será transmitido via YouTube, às 10h. 
 

9 - Agenda de defesas desta sexta-feira

 
Dois programas de pós-graduação da UFSJ convidam para defesas nesta sexta-feira, 4 de novembro:
 
*Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT): tese intitulada Modificação das fibras de bagaço de cana de açúcar para aplicação em compósitos cimentícios e em estudos de adsorção de Fipronil, da doutoranda Ana Cláudia dos Santos. Às 13h, via Google Meet.
Banca: Prof. Túlio Hallak Panzera (Orientador/Presidente)
Profa. Honória de Fátima Gorgulho (Coorientadora)
Prof. Paulo Henrique Ribeiro Borges (CEFET-MG)
Profa. Leandra de Oliveira Cruz da Silva (IF-Sudeste MG)
Profa. Maria Cristina Silva (DCNAT/UFSJ)
Prof. Keyller Bastos Borges (DCNAT/UFSJ)
Profa. Maria Teresa Paulino Aguilar (Suplente-UFMG) 
 
**Programa de Mestrado em Letras (Promel): dissertação Um olhar para os alunos e professores da EJA: um estudo enunciativo, da mestranda Mônica Trindade Dias Magalhães. Às 14h, via Google Meet.
Banca: Profa. Nádia Dolores Biavati (Orientadora)
Profa. Elke Beatriz Felix Pena (IF-Sudeste MG)
Prof. Antônio Luiz Assunção (UFSJ)
Profa. Luciani Dalmaschio (UFSJ)

Última atualização: 01/11/2022