1 - Alerta de tempestades em regiões de Minas

 
A chuva continua em boa parte de Minas Gerais nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) publicou alerta laranja válido a partir de hoje, 9 de novembro, que abrange todas as cidades onde a UFSJ tem campus.
 
O alerta laranja informa a possibilidade de “chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”
 
Em caso de dúvidas ou ocorrências, entrar em contato com a Defesa Civil do seu município.
 

2 - Edital PASE 2022/2: saiba como solicitar auxílio transporte municipal e intermunicipal

 
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae/UFSJ) esclarece que, a partir desse processo de avaliação socioeconômica, o auxílio transporte foi desmembrado em dois: o auxílio transporte municipal e o auxílio transporte intermunicipal. Entenda quando solicitar cada um deles:
 
1. Caso o(a) discente resida na cidade de seu Campus, deverá solicitar o auxílio transporte municipal;
 
2. Caso o(a) discente more em outra cidade do Campus em que estuda, deverá solicitar o auxílio transporte intermunicipal;
 
3. Caso o(a)  discente já tenha feito inscrição em um dos auxílios transporte, mas escolheu uma modalidade que não se enquadra nos critérios acima, solicitamos  que faça inscrição no auxílio correto. Para tanto, é necessário acessar o SIGAA, Portal Discente, e clicar na aba Bolsas> Solicitação de Bolsas> Solicitação de Bolsa Auxílio e escolher o tipo de auxílio transporte correspondente à sua situação.
 
Persistindo dúvidas, entre em contato com a Proae, pelo e-mail pase@ufsj.edu.br ou procure o Serviço Social de seu Campus.
 
A inscrição para o Pase 2022/2 termina nesta quinta-feira, 10 de novembro.
 

3 - CPPD: informe à comunidade

 
A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), conforme deliberado em reunião ordinária realizada em 26 de outubro, vem se manifestar diante da Reitoria, dos Departamentos e Centro da UFSJ, considerando os termos abaixo descritos:
– que a Comissão não se encontra na sua integralidade de membros, tendo em vista que as vagas não foram preenchidas nos editais 11/2022 e 13/2022;
– os recém-empossados ainda não possuem experiência para analisar muitos processos simultaneamente;
– o grande volume de processos encaminhados para análise.
 
A CPPD informa à comunidade acadêmica que as avaliações dos processos deverão se atrasar.
 

4 - VIII Seminário de Inclusão no Ensino Superior

 
A oitava edição do Seminário Inclusão no Ensino Superior (Sines), que aborda a temática inclusão de pessoas com diversidade funcional nos diversos espaços sociais, acontece no dia 23 de novembro, no Campus Santo Antônio. 
 
As inscrições estão abertas até 20 de novembro. A programação completa está disponível neste link
 

5 - Semana de Filosofia debate lutas sociais e políticas

 
De 21 a 25 de novembro, acontece a vigésima primeira edição da Semana Acadêmica de Filosofia, com a proposta de promover discussões filosoficamente referenciadas sobre os problemas sociais, políticos e econômicos observados na atual conjuntura, agravados pela pandemia. Nomes renomados como Ana Maria Said e Silvio Gallo estão confirmados no evento.
 
As inscrições para submissão de resumos estão abertas até esta quinta-feira, 10 de novembro, via e-mail xxi.semana.filosofia@ufsj.edu.br. Haverá emissão de certificado. Fique por dentro da programação e confira o edital completo.  
 

6 - Projeto Vuei abre processo seletivo

 
O projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei), junto à Liga de Empreendedorismo StartupCAP (Campus Alto Paraopeba), divulgam processo de seleção de bolsistas e voluntários, com inscrições até dia 13 de novembro. São bolsas de R$ 600 para alunos desenvolverem ações de empreendedorismo e inovação. 
 
A proposta do Vuei é despertar o protagonismo, autonomia e a proatividade de alunos e professores, estimular a criação de projetos e negócios inovadores que envolvam ciência e tecnologia no ecossistema do Alto Paraopeba. Para isso, serão selecionados seis alunos bolsistas, além de voluntários para ajudarem na execução do projeto. Para mais informações sobre o processo seletivo acesse o link e consulte o edital.
 

7 - Live discute políticas públicas para inclusão

 
Adaptações pedagógicas: políticas públicas para inclusão é o título da live que o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Incluir), da UFRGS, realiza nesta sexta-feira, 11 de novembro. A capacitação será ministrada pelo doutor em Políticas Públicas pela UFRGS, Jorge Amaro de Souza Borges, e ocorrerá das 14h às 16h, pelo perfil do Incluir no Facebook.
 
A atividade permite emissão de certificado via Extensão UFRGS, sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações pelo e-mail incluir@prae.ufrgs.br.

Última atualização: 09/11/2022