PROGRAMAÇÃO DO VII SINES


Segunda-Feira, 04 de novembro de 2019

 

EXPOSIÇÕES

 

- Exposição de fotos com a temática sobre TDA/H, organizada pelo CEREI – Centro de Referência em Educação Inclusiva de São João del-Rei.

 

- Exposição de peças dos ceramistas Aline Bonifácio e Thalyson Lino, ambos Surdos discentes em fase final do curso de Artes Aplicadas com ênfase em cerâmica da UFSJ. Será apresentado um material que compõe um estudo que mescla cerâmica e sua identidade Surda. As peças confeccionadas em técnicas e abordagens plásticas diversas são o resultado da excelente formação que o curso oferece. 

 

Local: Pátio central do Campus Dom Bosco

 

8h às 11h30 – Oficinas e Minicursos

 

13h30 às 17h – Oficinas e Minicursos

 

18h - Credenciamento

 

18h às 20h - Lançamento do livro "Ensaio sobre a semi-cegueira" 

Autor: Lucas Guimarães Resende. Diagnosticado com glaucoma, e uma perda de visão progressiva aos 15 anos, Lucas Guimarães relata todo o processo de dores, medos, rupturas e aceitação. Um livro sobre o psicológico de alguém com baixa visão adquirida, e como isso muda tudo na cabeça de um, então, adolescente. Hoje, com 20 anos, Lucas cursa o quarto período de jornalismo na UFSJ.

 

19h - Abertura

 

19h30 às 21h - Mesa Redonda

 

Título: Ensino do Português como L2 para alunos surdos: compreensão da leitura e da escrita 

Ementa: Reconhecer a importância da metodologia de ensino do Português como L2 para surdos no processo da compreensão da leitura e da escrita em diversos tipos de materiais didáticos e e livros; as diversas possibilidades de interação dos alunos surdos através da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS; a importância dos professores qualificados para o atendimento educacional com alunos surdos a desenvolver a Língua Portuguesa como L2.

Palestrantes:

Profª. Telma Rosa de Andrade (UFSJ) - moderadora

Profª. Michelle Andrea Murta (UFMG)

Prof. Rodrigo Geraldo Mendes (UFJF)

CLIQUE AQUI para conhecer os palestrantes

 

Local: Teatro do Campus Dom Bosco da UFSJ

 

 

Terça-Feira, 05 de novembro de 2019

 

BALCÃO DE EMPREGO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 

 

O Seminário contará com Balcão de Emprego e a participação de várias empresas da região para realizar o cadastro das pessoas com deficiência.

Para facilitar o processo, a Perfil Empresa Jr. de Psicologia atenderá as pessoas com deficiência para a confecção de seus currículos e criação de cadastro para compartilhamento com empresas da região.

O Balcão de Emprego acontecerá no pátio do Campus Dom Bosco da UFSJ na terça-feira, dia 05 de novembro de 2019, de 09h às 12h e de 14h às 17h.

 

13h às 17h - Comunicações Orais

 

19h às 21h – Palestra de Encerramento

 

Título: Também temos direitos: A inclusão das pessoas com deficiência na família natural e na adotiva 

Ementa: Muito se discute sobre a garantia dos direitos das pessoas com deficiência na sociedade, mas pouco se fala sobre o deficiente na família. Esta palestra terá como foco discutir sobre o direito do deficiente de ser criado no seio familiar, sendo através da família natural ou substituta.

 

Palestrante: Prof. Rafael Silva Guilherme (UFJF)

CLIQUE AQUI para conhecer o palestrante

Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio da UFSJ (embaixo da Biblioteca)

 

21h - Encerramento

 

 

 

                      Imagem acessível em Libras