Aos alunos selecionados para estágio no exterior,

A fim de facilitar o processo e de o estágio que você fizer no exterior durante o período de intercâmbio contar como estágio curricular supervisionado na UFSJ, a Assessoria Para Assuntos Internacionais - ASSIN criou um processo para reconhecimento de estágio realizado no exterior.

Se você é aluno da UFSJ e realizará estágio no exterior, veja como proceder para que a atividade seja validada:

1º) O aluno, assim que souber da possibilidade de realizar o estágio no exterior, deve preencher a Ficha de Estágio Internacional (disponível aqui) com dados mais completos possíveis e anexar a ela um PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO EM PORTUGUÊS (o modelo do plano pode ser feito nos moldes do utilizado pelo seu curso).

2º) Após preencher e assinar a ficha no local indicado, o aluno deve encaminhá-la, juntamente com o plano de atividades, para a ASSIN via e-mail (assin.intercambio@ufsj.edu.br). No corpo da mensagem deve-se incluir as informações básicas do aluno, tais como nome completo, curso na UFSJ, NOME DO COORDENADOR DE CURSO e país no qual o aluno realizará seu estágio.

3º) A partir daí, a ASSIN fica responsável por encaminhar a ficha ao Coordenador de Curso do aluno que indicará um professor orientador para supervisionar as atividades de estágio no exterior. Fica a cargo da coordenadoria informar ao aluno quem será o professor designado para acompanha-lo.

4º) O coordenador de curso informa ao aluno o nome do professor responsável pelo acompanhamento do seu estágio. O aluno deve entrar em contato com o professor supervisor e verificar como será feito o acompanhamento do estágio.

5º) O coordenador de curso avisa ao professor que ele ficará responsável pela supervisão do estágio do aluno no exterior, da maneira como ele achar conveniente.

6º) O aluno realizará, então, o estágio sob a supervisão do seu professor na UFSJ e deverá apresentar, ao término do estágio e retorno ao Brasil, um relatório final para solicitar a validação do estágio.

7º) A validação do estágio ocorre da mesma maneira que a equivalência de disciplinas. Para saber mais, clique AQUI.

8º) Só poderão constar em status de "intercâmbio" alunos que conseguirem seus estágios em programas ou processos gerenciados pela ASSIN. Caso o aluno tenha consiguido o estágio por conta própria, o mesmo deverá proceder com o trancamento da matrícula para evitar problemas futuros.

IMPORTANTE:

a documentação encaminhada pelo aluno via e-mail deverá estar legível, bem como sua assinatura. O ideal é que o documento seja digitalizado. Muitos alunos encaminharam a documentação mediante registro fotográfico, o que atrasou o processo, pois a qualidade e enquadramento ficaram péssimos e a documentação retornou dos órgãos que passou para assinatura.

 

 

 

Flag Counter


Última atualização: 14/09/2021