Cerimônia do Jaleco
 
A Cerimônia do Jaleco é uma tradição que acontece em várias universidades pelo Brasil e em outros países . Ela representa o compromisso com a formação profissional ética e responsável, estabelecido no ingresso à instituição de ensino superior e finalizado com o título de bacharel.
 
O jaleco, símbolo da atuação na área de saúde, sintetiza todos os ideais da Enfermagem como a pureza dos atos, a organização, a eficiência e a transparência no atendimento ao outro.
 
Busca-se com esta cerimônia explicitar à comunidade este compromisso do aluno com a sua formação e com o seu sonho, conquistado no seio da UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei e realizado em conjunto com o Centro Acadêmico de Enfermagem, Coordenação de Curso e Professores.
 
Todos os semestres, após a comemoração por ter sido aprovado no vestibular, os novos acadêmicos passam por uma espécie de ritual na UFSJ: A Cerimônia do Jaleco. Os calouros de enfermagem recebem de seus pais os jalecos, que os acompanhará durante a graduação.

 

Neste semestre, o evento foi realizado no dia 19 de setembro, no Auditório do Campus Centro Oeste Dona Lindu em Divinópolis. Segundo a coordenação do curso de Enfermagem, a Cerimônia aconteceu pela 2ª vez. Contou com a organização da Turma XII na realização da cerimônia para a Turma XIII do curso de graduação em Enfermagem.

A cerimônia contou com a presença do diretor do Campus, Prof. Dr. Eduardo Sérgio Silva, professores do curso, discentes do 2º e 3º períodos e funcionários da Instituição.

 


Última atualização: 19/02/2021