ORIENTAÇÕES PARA O ANONIMATO DOS TEXTOS  E NORMATIVA PARA AUTORREFERÊNCIA 

No intuito de garantir o anonimato dos autores e auxiliar o processo de avaliação às cegas (duplo-cego), é necessário tomar algumas precauções no arquivo de texto a ser enviado.

Os manuscritos submetidos, em formato de arquivo word, devem ter removidas as propriedades que permitem a identificação do(s) autor(es). Para isso, faça uma cópia do seu documento. Clique com o botão direito sobre o documento > Propriedades > Detalhes > Remover propriedades e informações pessoais > Remover as seguintes propriedades deste arquivo > Selecionar tudo > OK. Essa será a sua versão para submissão.

O(s) autor(es) deve(m) evitar se declarar/denunciar como autores de um ou mais textos que desejem citar no artigo. Para tanto, basta omitir, no corpo do artigo, a informação de que o texto citado é de sua autoria, referindo-se a si próprio(s) na terceira pessoa do singular e mencionando o(s) próprio(s) nome(s)/sobrenome(s) como faria(m) para qualquer outro autor a ser referenciado. Ao inserir a referência bibliográfica completa na nota de fim, fazê-lo normalmente, com todas as informações.

Quando também for do(s) autor(es) do texto o crédito de uma ou mais fotografias que ilustra(m) o artigo, usar, nas legendas das imagens, os termos “fotografia do autor” / “fotografia dos autores”.

 


Última atualização: 16/05/2022