Quadro de horários da sala 1.18RE

 

Termo de compromisso para empréstimo de equipamentos

 

Autorização para uso de sala

 

Laboratório de Conforto Ambiental

 O Laboratório de Conforto Ambiental visa instrumentar o estudante de arquitetura com os conhecimentos básicos relativos às diversas áreas do conforto no ambiente construído, através de estudos práticos e pesquisas, envolvendo os diversos aspectos do conforto ambiental. Por ser o arquiteto um dos maiores responsáveis pela qualidade ambiental final do espaço arquitetônico, é necessário investir na sua formação e atuação, para que a situação atual das nossas cidades comece a se modificar.

:: Área

• 70 m².

 

:: Capacidade

• 30 alunos

 

:: Equipamentos

Lista de equipamentos disponíveis

 

Laboratório de Materiais e Técnicas de Construção

O laboratório está capacitado a fornecer as condições necessárias para as aulas práticas das disciplinas de Materiais de Construção Civil e Tecnologia do Concreto. No laboratório são realizados ensaios de caracterização de materiais de construção, como cimento, agregados, argamassas, concretos e elementos cerâmicos, além de dosagens de diferentes tipos de concreto. Nas atividades de ensino, sob orientação dos professores, os alunos realizam experimentos, o que contribui para o aprendizado do comportamento dos diversos materiais de construção.

:: Área

• 70 m².

 

:: Capacidade

• 30 alunos

 

:: Equipamentos

Lista de equipamentos disponíveis

 

Laboratório de Maquete

Destina-se a aulas de confecção de maquetes e modelos em escala de projetos e trabalhos acadêmicos, bem como a familiarização com os diversos materiais aplicados à maquetaria.

:: Área

• 70 m².

 

:: Capacidade

• 30 alunos

 

:: Equipamentos

Lista de equipamentos disponíveis

 

Laboratório de Cartografia e Topografia

O domínio dos conteúdos teóricos relacionados Topografia são fundamentais para a formação do Engenheiro Civil e do Arquiteto. Por isso, as experiências feitas no laboratório oferecem aos alunos condições de manusear e dominar equipamentos topográficos, bem como desenvolver a capacidade de avaliar soluções e aprimorar o senso de organização.

 

:: Área

• 70 m².

 

:: Capacidade

• 30 alunos

 

:: Equipamentos

Lista de equipamentos disponíveis

 

Laboratório de Informática

Oferece aos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo infra-estrutura e suporte, através do uso de programas computacionais específicos, à execução das tarefas práticas exigidas pelos professores no contexto das disciplinas oferecidas pelo curso.

:: Área

• 70 m².

 

:: Capacidade

• 30 alunos

 

:: Equipamentos

• 30 Computadores Apple - MAC 21’ LCD 3.06 GHZ, 4GB, HD 500 GB.

• 01 Servidor de rede Xserve Apple MB449BZ/A

 

Oficina Escola de Cerâmica

 


 

Este é o prédio onde são ministradas as aulas práticas do curso de Artes Aplicadas. A Oficina Escola de Cerâmica da UFSJ foi construída em 2008, como parte da proposta do Projeto Pedagógico do novo curso de Artes Aplicadas.
 
 
Acima: Planta da Oficina Escola de Cerâmica da UFSJ
Abaixo: Corte do prédio.

 O prédio da Oficina Escola de Cerâmica abriga as salas de modelagem, processamento de massas, sala de tornos e esmaltação, almoxarifado, laboratório de ensaios e pátio de fornos.

As atividades realizadas na Oficina são: aulas do curso de Artes Aplicadas, cursos e projetos de extensão envolvendo a comunidade, pesquisa em caráter de Iniciação Científica, envolvendo os alunos de graduação e de pós-graduação da UFSJ.

 Sala de Modelagem


Última atualização: 07/08/2019