O que é a Engenharia de Alimentos?

A Engenharia de Alimentos é uma área que envolve a aplicação de conhecimentos científicos, técnicos, econômicos e matemáticos para solucionar desafios relacionados à produção de alimentos, especialmente em grandes escalas industriais.

O que o (a) Engenheiro (a) de Alimentos estuda?

A formação em Engenharia de Alimentos dura cinco anos e se divide em três ciclos. O primeiro inclui disciplinas básicas, o segundo abrange equipamentos industriais, química avançada e gestão e o terceiro concentra-se no controle e processamento de alimentos, abordando microbiologia, química e bioquímica dos alimentos, produção segura de alimentos e tecnologia de produtos alimentícios, preparando o engenheiro para a indústria alimentícia.

Onde o engenheiro de alimentos atua?

O engenheiro de alimentos atua em áreas complexas, gerenciando processos abrangentes e garantindo a segurança dos alimentos em toda a cadeia de produção. Isso envolve prevenir perdas de qualidade e produtividade, assegurando a qualidade e segurança dos produtos finais na indústria alimentícia. É um papel fundamental para garantir alimentos seguros e de alta qualidade para os consumidores.

Como é o mercado e o perfil para o (a) Engenheiro (a) de Alimentos?

O mercado para Engenheiros de Alimentos é amplo, incluindo indústria, controle de qualidade, pesquisa, consultoria, governo, educação e empreendedorismo. A constante demanda por qualidade de alimentos impulsiona oportunidades, que variam por localização e especialização, destacando a necessidade de atualização contínua. O Engenheiro de Alimentos tem conhecimento em ciências naturais e engenharia, habilidades em ciência de alimentos, gestão e qualidade, é comunicativo, comprometido com segurança alimentar e flexível para se adaptar a mudanças na indústria.

A UFSJ e a Engenharia de Alimentos

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) é uma instituição de ensino superior localizada em Minas Gerais, Brasil. A Engenharia de Alimentos na UFSJ combina a ciência e tecnologia de alimentos com a engenharia, preparando os estudantes para atuarem na produção de alimentos com qualidade, segurança e eficiência. Os alunos desse curso podem esperar receber uma formação sólida em áreas como microbiologia, química de alimentos, processamento de alimentos, controle de qualidade e gestão de processos na indústria de alimentos A UFSJ, como uma universidade federal, oferece recursos, infraestrutura de pesquisa parcerias de estágios em empresas alimentícias, além projetos de pesquisa e extensão que permitam aos alunos aplicar seus conhecimentos na prática.

Última atualização: 22/09/2023