III Encontro de Articulação das Redes e

Tema central do evento:
Políticas Publicas para as Pessoas com Deficiência

Objetivos do evento:

Capacitar os gestores, entes privados e os demais profissionais que atuam junto às pessoas com deficiência e mobilizar as pessoas com deficiência do município param se implicarem política e socialmente na mobilização pela efetivação da legislação sobre inclusão e acessibilidade (Lei Brasileira de Inclusão e outras).
Realização de grupos de trabalho para discutir os problemas de São João del-Rei na área de inclusão e Acessibilidade que se encontram no escopo de atuação do município.
Além disso, pretende-se discutir, do ponto de vista prático, as ações de inclução para efetivação do emprego apoiado como estratégia de inclusão no trabalho das pessoas com deficiência.

Duração do evento:

De 26 a 27 de junho de 2019

Realização:

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São João del-Rei (CMPD) em conjunto com o Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários (Sinac) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Secretaria Municipal de Educação;

Associação dos Surdos de São João del-Rei (ASSJ);

Associação das Pessoas com Deficiência Visual de São João del-Rei (Adevi-Rei);

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São João Del Rei (APAE).

6 - Local do evento:

- DIA: 26/06/2019 às 18h - APAE de São João Del-Rei

- DIA 27/06/2019 às 9h - Campus Dom Bosco da UFSJ

- DIA 27/06/2019 13h30 - APAE de São João Del-Rei

Endereço do local do evento:

- CDB: Praça Dom Helvécio, 74 - Dom Bosco, São João Del Rei - MG, 36301-160

- APAE: Av. Leite de Castro, 1380 - Fábricas, São João del-Rei - MG, 36301-180

7 - Estimativa do número de participantes:

- DIA 26 de junho de 18h às 20h: 150 pessoas;

- Dia 27 de junho de 9h às 12h: 90 pessoas

- Dia 27 de junho, de 13h30 às 14h30: 100 pessoas.

Estimativa do perfil dos participantes:

- Dia 26 de junho, de 18h às 20h – Professores apoio da rede municipal (educação inclusiva);

- Dia 27 de junho, de 9h às 12h –gestores de RH de empresas com PCDs contratadas e demais pesquisadores que trabalham com acessibilidade e inclusão no trabalho;

- Dia 27 de junho, de 13h30 às 18h – pessoas com deficiência, familiares, membros de associações, representantes de diversos setores da prefeitura municipal e demais pessoas interessadas (público variado).

Palestrante:

Romeu Kazumi Sassaki

Fez Graduação em Serviço Social (1963) e Se especializou:e em Educação Inclusiva, Reabilitação Profissional, Emprego Apoiado e áreas correlatas. Atuou como Professor em 4 faculdades de Serviço Social de 1965 a 1991 e continua ministrando cursos e consultorias sobre temas relacionados à inclusão de pessoas com deficiência. Atuou também como Consultor de Educação Inclusiva no Estado de Goiás (1999-2002), Minas Gerais (2001-2002) e algumas secretarias municipais de educação. Tendo sido autor e tradutor de obras e textos basilares para a discussão do tema no país. Autor do livro “Inclusão: Construindo uma sociedade para todos” (1997) e de centenas de artigos sobre o tema “Pessoa com Deficiência”. Também, foi Tradutor oficial da “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência” (ONU, 2006); da cartilha “Nós Temos Direitos Humanos” (Universidade de Harvard, 2011); do livro “Ação Sindical sobre o Trabalho Decente das Pessoas com Deficiência: um Panorama Mundial” (OIT, 2017); e do boletim mensal “UN Enable” (Secretariado da ONU para a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, desde 2016).

Título da palestra:

- Dia 26/06/19, de 18h às 20h - Educação Inclusiva:  “As contribuições do professor apoio no ensino regular”

- Dia 27/06/2019, de 9h às 12h - Emprego Apoiado: “Princípios norteadores e formas de operacionalização na prática”;

- Dia 27/06/2019, de 13h30 às 14h:30 - Apresentação das sete dimensões de acessibilidade:  “Contextualização no dia a dia” . Após a palestra serão realizados grupos de trabalho para a formulação de propostas para o desenvolvimento de politicas publica para as pessoas com deficiência.

Última atualização: 08/11/2022