LABDOC (Laboratório de Conservação e Pesquisa Documental) faz parte do Departamento de Ciências Sociais da UFSJ e atua nas áreas de pesquisa, recuperação e conservação preventiva de acervos.


Projetos:

Vários projetos de tratamento de acervos documentais já foram desenvolvidos no LABDOC. Dentre eles destacam-se os projetos:

Fórum DocumentaRealizou a identificação,conservação e descrição nos bancos de dados dos acervos cartoriais existentes espalhados pelos fóruns de diversas comarcas na região que pertenceu à antiga comarca do Rio das Mortes

Documenta Brasilica:  Elaborou inventários e efetuou a digitalização dos acervos eclesiásticos na Estrada Real.

Koellreutter 100 anos: música, ensino e memória: O projeto “Koellreutter 100 anos: música, ensino e memória” de iniciativa da Fundação Koellreutter em parceria com o LABDOC objetivou a higienização, catalogação e digitalização do Acervo Koellreutter. Foi destinado à reflexão e produção de conhecimento em torno do compositor e educador H. J. Koellreutter. 


Importância do LABDOC:

A relevância do laboratório se encontra na restauração e conservação do patrimônio documental regional possibilitando sua preservação e resguardo. Operando em rede com outras instituições do estado e multiplicando recursos e iniciativas que visem a conservação das fontes documentais da nossa história, o LABDOC representa um importante avanço no desenvolvimento de uma política preservacionista a ser desenvolvida pelas instituições afins. 

                

 


Atividades realizadas no LABDOC:

Os projetos do Laboratório são desenvolvidos seguindo etapas que envolvem o procedimentos de identificação, conservação, restauração, organização, indexação e colocação em banco de dados do conteúdo informacional. Oferecendo assim as condições necessárias para o treinamento e aperfeiçoamento de mão de obra em procedimentos de conservação preventiva e restauração de papéis.

Atuando tmabém na promoção de cursos ministrados por técnicos de instituições reconhecidas nacionalmente e oferecendo as condições de treinamento permanente a jovens alunos, que se tornam aptos para multiplicar as atividades de presevação do patrimônio histórico nacional.

Sendo possível através das atividades de conservação e restauração de acervos, a promoção de pesquisa historiográfica de diversas temáticas, que se utilizam das informações contidas na documentação dos acervos em tratamento, o que o singulariza dentre instituições congêneres.

Por fim a microfilmagem da documentação, bem como sua conversão para mídia digital tem sido uma importante vertente de atuação do laboratório em tempos recentes.

                              

 
 


Espaço Físico do LABDOC:

O LABDOC é dividido em quatro unidades: o setor de recepção, onde os documentos ficam aguardando o tratamento; o laboratório de conservação e restauração, onde é realizado o tratamento técnico propriamente dito, o setor de guarda de documentos tratados, onde ficam os documentos para serem acondicionados, catalogados e indexados, após o quê serão liberados para o local de guarda permanente, e, finalmente, as salas de consulta e pesquisa.                   

                                                         

                               


Última atualização: 30/06/2023