INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS
GERÊNCIA EXECUTIVA EM MINAS GERAIS
FLORESTA NACIONAL DE RITÁPOLIS

O que é uma FLONA
As Florestas Nacionais – FLONAS, de acordo com a legislação que regulamenta as unidades de conservação brasileiras, são “áreas com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas, tendo como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas “(Lei 9985/2000). O IBAMA, órgão integrante do Ministério do Meio Ambiente, é responsável pela sua administração.

Patrimônio Histórico e Ambiental
A Floresta Nacional de Ritápolis foi criada em 1999, em área integrante da histórica Fazenda do Pombal, onde, em 1746, nasceu Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. As ruínas remanescentes da Fazenda foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em 1937, e são objeto de visitação por parte de turistas e estudiosos.

Ruinas
Ruinas - Engenho

Gestão Participativa
A atuação da FLONA de Ritápolis se estende ao seu entorno e a toda a região dos Campos das Vertentes. Como determina a legislação, a população participa da administração da Unidade através do Conselho Consultivo, onde estão representadas instituições públicas e privadas ligadas ao meio ambiente, à preservação, à educação e ao desenvolvimento regional.

Atualmente Integram o Conselho (com um mandato de dois anos), além do IBAMA, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a 34ª Superintendência Regional de Ensino, a prefeitura de Ritápolis e ainda as seguintes organizações sediadas em São João del-Rei: Prefeitura Municipal, Universidade Federal (UFSJ), Associação Comercial e Industrial (ACI del-Rei), Instituto Histórico e Geográfico (IHG), Conselho Municipal de Conservação, Desenvolvimento e Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (IPTAN), Associação Sanjoanense de Pesca Amadora (ASPA) e Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (CMPPC).

Educação Ambiental
A educação ambiental é trabalhada continuamente na Unidade. Escolas da região enviam alunos para participar de caminhadas ecológicas, palestras, grupos de discussão e visitas às áreas históricas e ao viveiro florestal. A produção de mudas e a apicultura são outras atividades desenvolvidas na FLONA, que mantém ainda canteiros de plantas medicinais, uma carpoteca e uma coleção de excicatas.

Educação Ambiental
Mudas - Viveiro Florestal

Apoio à Pesquisa
A FLONA de Ritápolis situa-se numa área de transição entre as regiões mineiras da Zona da Mata, Sul de Minas e Centro-Oeste, e sua composição vegetal inclui amostras da mata atlântica e do cerrado, além de campos limpos, matas ciliares e campos rupestres - o que oferece farto material a estudiosos da flora e da fauna. As pesquisas ocorrem através de acordos de cooperação técnica firmados com universidades e outras instituições.

Visão Geral
Casa do Pesquisadorl

Produção de Mudas
O viveiro florestal tem um estoque de cerca de 70 mil mudas, de quase 400 diferentes espécies - em sua maioria nativas da região. As mudas são vendidas a preços acessíveis, visando essencialmente a recuperação de áreas degradadas e evidenciando a exploração de produtos não-madeireiros como uma atividade sustentável que pode ser mantida em determinadas Unidades de Conservação. Plantas ornamentais também são produzidas, para arborização urbana em cidades que mantêm com a FLONA acordos de cooperação mútua.

Preservação da Natureza
Com a maior parte de sua área coberta por vegetação natural, a FLONA de Ritápolis tem na proteção da flora, da fauna e dos mananciais hídricos um de seus principais objetivos. Diversas espécies de mamíferos (algumas ameaçadas de extinção) vivem na mata, nativa, tais como tatus, raposas, tamanduás capivaras, lontras e lobos-guarás. Maritacas, jacus e tucanos, entre outras aves, são vistos com freqüência.

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7:00 h às 11:00 h e das 12:00h às 16:00h

Acesso
Entrada

Endereço: Fazenda do Pombal - BR 294, km 4 - Ritápolis, MG – Tel. (32) 3356-1264
Para correspondência: Caixa Postal 77 – São João del-Rei, MG - CEP 36.307-348