Narrativas do Tempo do Cativeiro: Memória oral e escravidão no Sul de Minas.

O projeto coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Ferreira de Andrade visa recuperar parte da memória coletiva acerca dos significados da experiência da escravidão a partir da realização de entrevistas com alguns moradores das cidades de Carrancas, Cruzília, São Tomé das Letras e regiões proximas, para além de relacionar essas narrativas orais com os estudos sobre a história da escravidão brasileira e analisar essa memória do cativeiro, que alternam entre a ênfase na violência ou no paternalismo que permeavam as relações escravistas, com os estudos historiográficos acerca do tema. 

Dessa forma, aplica-se o diálogo entre o saber universitário e o da comunidade local - base da produção historiografica partindo da oralidade. Essa interação sempre foi ponto de partida para o andamento da pesquisa, com atividades junto à instituições locais, pesquisadores sempre estiveram inseridos em atividades de escolas, museus, prefeituras etc. Abaixo encontramos registros de atividades como estas, onde com palestras e discussões acerca do tema, o Prof. Marcos F. de Andrade contou com um extenso público dentre eles professores da rede estadual, municipal e da rede privada, bem como alunos do ensino basico e de graduações, e moradores em geral. 

   

À esquerda: Palestra conferida pelo Prof. Dr. Marcos Ferreira de Andrade, na Escola Estadual Sara Kubitschek em Carrancas, MG. Presença de alunos dos ensinos fundamental e médio da escola, professores e funcionários, membros do legislativo da cidade, bem como a população em geral. Foto: Henrique Wellerson Rodrigues, nov. 2019.

À direita:  Palestra conferida pelo Prof. Dr. Marcos Ferreira de Andrade, no Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, em Cruzília, MG. Presença da população do municipio e cidades vizinhas, contando com alunos e professores de escolas da região, bem como líderes de movimentos sindicais e sociais, graduandos e pesquisadores em geral. Foto: Henrique Wellerson Rodrigues, nov. 2019.

Quer acompanhar mais registros das atividades dessa atividade de pesquisa? Clique aqui.



Última atualização: 13/07/2021