O objetivo deste laboratório é garantir a capacidade de “tornar-se referência para estudos de eficiência energética de consumidores industriais”, além de proporcionar aos nossos pesquisadores, alunos e técnicos de indústrias da região, um laboratório capaz de proporcionar, uma experimentação com os equipamentos, instrumentos e tecnologias, que realmente são usadas na indústria.

São quatro bancadas de carga; Bombas hidráulicas, Compressores de ar; Ventilador centrífugo e uma Correia transportadora além de uma bancada com um Dinamômetro para testes de máquinas motrizes.

Como resposta ao desafio colocado, os módulos de carga do Losim são bancadas didáticas, mas construídas com equipamentos, sensores, transdutores e instrumentos usados atualmente na industria, reproduzindo no laboratório um modelo de uma planta industrial. Os módulos de carga são montados com materiais e tecnologias comercialmente disponível, para trabalhar dentro da faixa nominal de operação de cada equipamento; monitorados e controlados por sensores e transdutores com grau de precisão menor ou igual a 0,5%.

Cada carga constitui uma bancada independente com capacidade para comparar o desempenho dos motores de indução trifásicos e a avaliação dos diversos tipos de partida. Todas as bancadas são controladas por um sistema supervisório em rede modbus ethernet; disponibilizando uma planta industrial tecnologicamente atual, indispensável para o estudo de automação, controle, instrumentação e otimização de processos industriais.

O espaço físico do laboratório é dividido em dois ambientes. Sendo que no primeiro (térreo: 6,35 x 8,70m) são montadas as bancadas. O segundo espaço físico, chamado de sala de supervisão e controle (mezanino: 6,35 x 4,50m), abriga os supervisórios e está reservado para os professores e alunos desenvolverem seus trabalhos.

 

layout losim

 

 

Veja: Descritivo Técnico das Bancadas do LOSIM