A proposta da Residência Extensionista em direito à cidade vincula-se às atividades do Observatório Urbano de São João del-Rei, núcleo multidisciplinar de ensino, pesquisa e extensão. As ações dos Residentes se desenvolverão em território definido pela equipe do Observatório Urbano, em etapas de 12 meses de atividades de formação, discussão, análise, intervenção e proposição que permitam a elaboração de um projeto urbano para a superação de uma das demandas apresentadas durante o ciclo pela comunidade. Para o lançamento do programa, o bairro escolhido é o Senhor dos Montes, na cidade de São João del-Rei, território piloto definido pela equipe do Observatório a partir de levantamentos e estudos desenvolvidos previamente. 

O conjunto de ações a serem desenvolvidas pode variar a partir da avaliação e da análise dos residentes e da equipe de acompanhamento do Observatório Urbano, mas deverão sempre seguir uma linha de pensamento e atuação crítica, que conjugue os princípios da educação popular, o reconhecimento do protagonismo social dos membros da comunidade na exposição e definição de seus interesses e o desenvolvimento de plataformas de ampliação do direito à cidade pela comunidade. 

Além das interações com a comunidade, o projeto prevê também uma fase de formação técnico profissional na qual os residentes atuarão em órgãos públicos ou entidades privadas que possam auxiliar no processo de elaboração de um plano de atuação e transformação do território. Esta etapa alia-se às demais de formação a fim de assegurar um arcabouço analítico para a compreensão das diferentes dimensões da realidade urbana. 

A Residência Extensionista propõe, assim, o exercício da universidade como articuladora da transformação da sociedade como a pretende para ela própria (LEFEBVRE, 1973) a partir do diálogo e do conhecimento (dialógico), da leitura de mundo que se pretende libertária (FREIRE, 2019), articulando a ciência às necessidades populares. Com isso, objetiva-se promover a formação de profissionais, ligados ao urbano, com maior conhecimento real da cidade, bem como pensar e propor cidades mais democráticas e inclusivas.

Neste sentido, as atividades propostas na Residência Extensionista orientam-se ao reconhecimento da experiência vivida pelos sujeitos externos à universidade, à ampliação das interações com o poder público e entidades que intervêm na dinâmica urbana e na criação de estudos para aprofundamento da compreensão crítica da realidade urbana vivenciada no território de intervenção e atuação. 

O Programa também dialoga de maneira direta com a diretriz institucional de curricularização da extensão, propondo-se a formar quadros profissionais com capacidade de compreensão e colaboração com os diversos agentes da dinâmica urbana, e atendendo aos requisitos previstos para os programas de curricularização da extensão que podem ser aproveitados pelos cursos de graduação da UFSJ.

Em um prazo mais curto, cada etapa de 12 meses do Programa habilitará a comunidade envolvida no projeto a refletir mais detidamente sobre suas necessidades, sobre propostas de intervenção e também para a própria compreensão de seu protagonismo na elaboração de propostas e planejamentos para seus equipamentos e demandas urbanas. De modo concreto, o projeto apresentado pelos residentes em diálogo com a comunidade poderá ser utilizado por esta mesma comunidade para a reivindicação de soluções pelo poder público, para a criação de frentes de atuação comunitária e, em certa medida, para a utilização em editais e parcerias com entidades diversas que financiam projetos e programas de transformação social. 

Em outras palavras, o programa de Residência Extensionista em Direito à Cidade busca fomentar ações de micropolítica sobre o território, fortalecendo a dialogicidade nas comunidades e visando à transformação da realidade urbana.

Programa 2022-2023:

Início das atividades: 02 de maio de 2022

Apresentação à comunidade do projeto final, desenvolvido pela equipe de residentes: fevereiro de 2023

Término do programa e da vigência da bolsa: 31 de março de 2023 (excepcionalmente 11 meses, em decorrência do adiamento do semestre letivo de 2022)

Quantidade de bolsistas selecionados para este ciclo: 3 (três)



PROCESSO SELETIVO EM ANDAMENTO - ATENÇÃO

Fase 1 - Clique aqui para ver a lista de selecionados para a dinâmica presencial

Fase 2 - Clique aqui para ver a lista de selecionados para a entrevista

RESULTADO FINAL - Clique aqui para ver a classificação final do processo seletivo