Peripathos: Jogo Filosófico tem por objetivo a criação de material didático para o ensino de Filosofia no Ensino Médio
 

Descrição da atividade: O projeto de Extensão intitulado Peripathos: Jogo Filosófico tem por objetivo a criação de material didático para o ensino de Filosofia no Ensino Médio. Busca-se, através da utilização da metodologia empregada na criação dos jogos de tabuleiro, adaptar textos clássicos de Filosofia à criação de jogos. O que se visa em última instância, é desenvolver determinadas habilidades e capacidades indispensáveis a todo aquele que se dispõe ao estudo da Filosofia, e que estão previstas no Conteúdo Básico Comum (CBC) emitido pelo MEC, tais como: análise de conceitos, problematização, reflexão e argumentação. Estas habilidades e capacidades serão desenvolvidas através da promoção de estratégias dentro do jogo – no qual será trabalhado, através da descrição das situações nas quais os jogadores/personagens estiverem envolvidos, o repertório básico de questões desenvolvidas ao longo da História da Filosofia no Ocidente.

 
CENTRO DE REFERÊNCIA DE CULTURA POPULAR "MAX JUSTO GUEDES"
 
 
 
O Fortim dos Emboabas, construção colonial de 1907, foi adquirida pelo Almirante Max Justo Guedes, que faleceu em 2011. Alto escalão da Marinha do Brasil, possuía uma grande bagagem intelectual; era especialista em História Naval Brasileira e História da Cartografia. A casa e todo o seu acervo em peças artísticas, como o acervo de cerâmica de várias regiões do Brasil, foram doados ainda em vida para a Universidade Federal de São João Del Rei, com o objetivo de transformar o antigo casarão num espaço cultural para a comunidade do Alto das Mercês e toda a São João Del Rei.  
O grupo PET, através de atividades de extensão tais como: oficinas de reciclagem, capoeira, dentre outras, visa estimular a consciência cultural e propiciar diversão, entretenimento e participação da comunidade. O projeto atende desde as crianças até os demais habitantes da região. 
 
 
ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DO EVENTO “ME ENCONTRE NO INTERVALO ANO IX – A PRATA DA CASA E SEUS CONVIDADOS”.

Descrição da atividade: Trata-se de um evento promovido em parceria com a Pró-reitoria de Extensão visando, sobretudo, promover e divulgar as atividades artístico-culturais dos docentes e discentes (de diferentes curso de nossa I.E.S), bem como dos nossos técnicos-administrativos e da comunidade que gravita em torno de nossa Instituição. Esse ano tal atividade foi desenvolvida dentro da programação da Semana PET-Filosofia.

 
ELABORAÇÃO E LANÇAMENTO DO TERCEIRO NÚMERO DO BOLETIM FILOSOFIA EM FOCO
.
Descrição da atividade: Trata-se da elaboração de um boletim informativo sobre as atividades de pesquisa, ensino e extensão, bem como as atividades administrativas desenvolvidas pelos professores do curso de Filosofia. Busca-se evidenciar as atividades desenvolvidas pelo profissional da área de Filosofia, que se dedica ao magistério superior . Também, estará em foco, nesse boletim as atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelos nossos discentes de graduação (suas participações nos Seminários de Iniciação Científica, de Extensão, etc.); informações relativas ao ENADE (o ônus que se paga ao boicotá-lo, qual a função desse tipo de avaliação e a importância dela para garantir a transparência daquilo que é realizado em nossas instituições de Ensino Superior); informações sobre os diferentes programas de mestrado em Filosofia do país; informações sobre o acervo de Filosofia de nossa biblioteca, etc. Essa atividade será desenvolvida pelos petianos, sob a orientação e supervisão da tutora, em parceria com a coordenadoria do curso de graduação em Filosofia.

Objetivo: Veicular de maneira divertida informações de interesse dos docentes e discentes do curso.